Pular para o conteúdo principal

O dia em que Björk fez parte do Pierrot Lunaire

Foto: François Gailland (1996)

Em 04 agosto de 1996, Björk se apresentou no Verbier Festival, série de concertos de canções clássicas na Suíça. Na ocasião, a artista participou de uma representação única do Pierrot Lunaire, obra marcante e de destaque na história da música. A composição é de 1912, e foi feita por Arnold Schönberg baseada no ciclo de poemas homônimo escrito por Albert Giraud. Trata-se de um espetáculo com poemas interpretados a partir de técnicas vocais únicas, em uma espécie de idioma específico na ópera, o Sprechgesang. Termo alemão, cuja a tradução literal é a mistura de canto e fala, durante uma declamação. 

Em 21 textos, o trabalho é dividido em três partes. Na primeira, Pierrot, "intoxicado" pela lua, fantasia sobre amor, sexo e religião. Na segunda, o personagem encontra tudo isso em um mundo cheio de pesadelos e blasfêmia. Já na terceira, é assombrado por pensamentos nostálgicos de seu passado. Os instrumentos são organizados de maneira diferente em cada número, e trazem uma grande variedade de sons. 

O maestro Kent Nagano regeu a orquestra, e foi o responsável por convencer a islandesa a participar do evento. Björk se considera parte da cena pop, e sempre demonstrou desinteresse em ver seu trabalho classificado como música clássica. Segundo ela, é um ambiente muitas vezes esnobe e elitista. Em fevereiro de 2016, Nagano disse ao The Guardian: "Foi uma das melhores experiências da minha vida". Segundo ele, é uma obra de extrema dificuldade de se executar, e a artista conseguiu transmitir a emoção necessária de forma extraordinária. 

Em artigo de 2003 no Montreal Mirror, Nagano contou que Björk aceitou o convite após muita insistência dele. Para que conseguisse, teve que lhe explicar que, na verdade, Schoenberg criou "Pierrot Lunaire" como protesto contra a arrogância na cultura alemã. Kent o descreveu como uma pessoa comum, fator que acredita que fez com que Björk se identificasse e quisesse experimentar o projeto. O compositor já era um dos favoritos dela durante o tempo em que esteve na escola de música, na Islândia: "Ela ficou muito à vontade estudando o material. Suas habilidades criativas cheias de intensidade e imaginação, contribuíram para que o ambiente de trabalho fosse profundamente inspirador. Todo mundo que assiste a um show, percebe algo que ainda não sabia. Esse senso de descoberta, é o que torna a música ao vivo tão extraordinária. Se a gente encara tudo com a mente aberta, a oportunidade de se ter uma tremenda reação emocional pode ser ainda mais revigorante do que poderíamos imaginar". 

Em entrevista ao Gramophone, em 2002, a islandesa disse: "Eu não tinha nenhuma intenção de ir por esse caminho. Kent Nagano me disse que Schoenberg  criou essa obra, pois queria que fosse interpretada por alguém comum que não estudasse a técnica do canto. Para mim, isso parece fazer sentido! Daí pensei: "Ok, posso colocar meu coração e ser sincera. Não seria como se eu estivesse fingindo algo que não sou. Costumo cantar apenas o que componho, então foi bom experimentar letras de outra pessoa, sem mencionar o desafio da peça, claro! Minha consciência não ficaria limpa a menos que eu aprendesse exatamente da forma como Schoenberg concebeu. Tenho muito respeito por ele, não queria decepcioná-lo. Acredito na anarquia e tal, mas não tem sentido seguir com essa ideia, a menos que primeiro a gente conheça as regras. Realmente acredito que esse compositor foi um dos gênios deste século, e a maneira como ele fez mostra que queria que o intérprete trouxesse seu próprio caráter e individualidade para a apresentação. A natureza como força maior que a disciplina. Com esse projeto, fui até lugares que ainda não tinha ido com a minha voz. O que vejo como disciplina é o fato de poder escrever e organizar músicas. Na minha concepção, cantar é apenas puro instinto, algo que segue seu próprio caminho. Normalmente, deixo tudo seguir naturalmente, e o resultado desse canto me faz rir e também me assusta. A minha voz é estranha tanto para mim, quanto para você. E ter que quase "amarrá-la", como se estivesse a obrigando a usar roupas e se comportar com boas maneiras, foi meio interessante. Acabei percebendo que, embora muitas pessoas façam isso, esse não é o meu lado mais forte. Acho que causaria mais danos do que benefícios à minha voz. Os poemas em Pierrot Lunaire são tão importantes e escandalosamente bonitos, de um jeito muito feroz". 

Foto: Divulgação

Foram necessários três meses de ensaios ao lado da Lyon National Opera. Björk precisou arrumar tempo em sua agenda, foi uma época na qual ela esteve muito ocupada. No ano anterior, a artista havia dado início a uma turnê de 105 shows, que terminou em fevereiro de 1997. Para este festival, ela também contou com as orientações de Murray Hipkin, diretor musical envolvido com teatro e ópera. Durante o set, ele, inclusive, tocou piano. Mais tarde, Hipkin foi treinador vocal de Björk em Prayer Of The Heart, colaboração dela com o músico John Tavener, lançada em 2004, que tem duração de 15 minutos. No Verbier Festival, a islandesa por duas vezes cantou peças com duração de até 20 minutos. Segundo relatos da época, não foi anunciada antes de subir no palco, o que a fez ser muito aplaudida pelo público quando reconhecida, bem como no final do ato ao ser ovacionada de pé. Era época das filmagens do vídeo de I Miss You, e seus lindos cabelos estavam de outra cor. Björk usou um vestido rosa, do modelo já tradicional das apresentações da era Post

Em 2004, a islandesa disse em entrevista ao The New Yorker: "Para mim, foi uma experiência incrível. Essas músicas dão muito espaço para a imaginação de um intérprete, sabe. Originalmente, foram escritas para uma cantora de cabaré e não para alguém destreinada como eu. O Kent Nagano até queria gravá-las comigo, mas realmente senti que se fosse assim, eu estaria invadindo o território das pessoas que cantam isso durante toda uma vida". 

Para a rádio BBC, complementou: "Provavelmente, jamais teria pensado em fazer parte disso. Ele entrou em contato comigo e sugeriu. A princípio, pensei que estivesse maluco, mas quando decidi tentar percebi que ele estava certo. Deve ser uma das mais lindas poesias escritas. Não foi gravado (em estúdio), pois continuo ficando sem tempo, e achando que a minha prioridade sempre foi e sempre será minha própria música. Preciso escrever canções melhores". 

Setlist: 
1. Mondestrunken
2. Columbine
3. Der Dandy
4. Eine blasse Wäscherin
5. Valse de Chopin
6. Madonna
7. Der kranke Mond (Part II)
8. Galgenlied

- Apenas dois trechos muito curtos do áudio de uma gravação amadora da performance estão disponíveis, Mondestrunken Galgenlied, mas quase não dá para entender direito. A fonte veio de um bootleg, que até hoje não foi compartilhado integralmente. Acredita-se que ainda esteja em posse de alguns fãs colecionadores de raridades ao redor do mundo. Confira clicando AQUI (via blog gudmundsdottirbjork). 

- De acordo com artigo do site Gramophone, existe uma filmagem amadora do show, que foi realizada por um membro da equipe de Björk. Segundo a produção do festival, o evento foi registrado com equipamento profissional. No entanto, até hoje não foi publicado, e eles não tem permissão para isso. 

- Ficou curioso sobre o conteúdo original? Confira o espetáculo completo apresentado por outros músicos clicando AQUI

Siga o Björk BR no Twitter e Instagram@sitebjorkbrasil.
Assista aos episódios legendados da Websérie Björk clicando AQUI.


Postagens mais visitadas deste blog

Debut, o primeiro álbum da carreira solo de Björk, completa 30 anos

Há 30 anos , era lançado "Debut", o primeiro álbum da carreira solo de Björk : "Esse disco tem memórias e melodias da minha infância e adolescência. No minuto em que decidi seguir sozinha, tive problemas com a autoindulgência disso. Era a história da garota que deixou a Islândia, que queria lançar sua própria música para o resto do mundo. Comecei a escrever como uma estrutura livre na natureza, por conta própria, na introversão". Foi assim que a islandesa refletiu sobre "Debut" em 2022, durante entrevista ao podcast Sonic Symbolism: "Eu só poderia fazer isso com algum tipo de senso de humor, transformando-o em algo como uma história de mitologia. O álbum tem melodias e coisas que eu escrevi durante anos, então trouxe muitas memórias desse período. Eu funcionava muito pelo impulso e instinto". Foto: Jean-Baptiste Mondino. Para Björk, as palavras que descrevem "Debut" são: Tímido, iniciante, o mensageiro, humildade, prata, mohair (ou ango

Saiba tudo sobre as visitas de Björk ao Brasil

Relembre todas as passagens de Björk por terras brasileiras! Preparamos uma matéria detalhada e cheia de curiosidades: Foto: Reprodução (1987) Antes de vir nos visitar em turnê, a cantora foi capa de algumas revistas brasileiras sobre música, incluindo a extinta  Bizz,  edição de Dezembro de 1989 . A divulgação do trabalho dela por aqui, começou antes mesmo do grande sucesso e reconhecimento em carreira solo, ainda com o  Sugarcubes . 1996 - Post Tour: Arquivo: João Paulo Corrêa SETLIST:  Army of Me One Day The Modern Things Venus as a Boy You've Been Flirting Again Isobel Possibly Maybe I Go Humble Big Time Sensuality Hyperballad Human Behaviour The Anchor Song I Miss You Crying Violently Happy It's Oh So Quiet.  Em outubro de 1996, Björk finalmente desembarcou no Brasil , com shows marcados em São Paulo (12/10/96) e no Rio de Janeiro (13/10/96) , como parte do Free Jazz Festival . Fotos:  André Gardenberg, Folhapres

A história do vestido de cisne da Björk

20 anos! Em 25 de março de 2001 , Björk esteve no Shrine Auditorium , em Los Angeles, para a 73º edição do Oscar . Na ocasião, ela concorria ao prêmio de "Melhor Canção Original" por I've Seen It All , do filme Dancer in the Dark , lançado no ano anterior.  No tapete vermelho e durante a performance incrível da faixa, a islandesa apareceu com seu famoso "vestido de cisne". Questionada sobre o autor da peça, uma criação do  fashion   designer macedônio  Marjan Pejoski , disse: "Meu amigo fez para mim".    Mais tarde, ela repetiu o look na capa de Vespertine . Variações também foram usadas muitas vezes na turnê do disco, bem como em uma apresentação no Top of the Pops .  "Estou acostumada a ser mal interpretada. Não é importante para mim ser entendida. Acho que é bastante arrogante esperar que as pessoas nos compreendam. Talvez, tenha um lado meu que meus amigos saibam que outros desconhecidos não veem, na verdade sou uma pessoa bastante sensata. 

Björk responde pergunta enviada por Mitski

Em 2017, Björk respondeu perguntas de alguns artistas para DAZED , incluindo uma enviada por Mitski : M: Quanta confiança você deposita no seu público e o quanto eles importam para você quando está se apresentando ao vivo? Às vezes, quando performo e é óbvio que a plateia está lá apenas para festejar, sinto que existe um muro entre mim e eles, e acabo tendo crises existenciais sobre isso. Eu sei que muito disso tem a ver com o ego, mas quando você pegou um avião para ir até lá e não tem dormido bem há dias, e então faz um show onde nada parece se conectar, é fácil imaginar o que e para quem exatamente você está se apresentando. B: Hmm... Eu acho que é por isso que sempre pedi para tocar cedo! Muitas das minhas músicas são lentas, então mesmo quando estou sendo a headliner de um festival, pergunto se posso me apresentar ao anoitecer. Eu verifico com antecedência a que horas o sol vai se pôr e tento começar meu set ao anoitecer, daí começa a ficar escuro no meio do caminho, então peg

Björk nega história envolvendo o músico argentino Charly Garcia: "Não sei quem é"

O livro "100 veces Charly" compila histórias que ocorreram na vida de Charly Garcia . Um desses relatos foi muito comentado ao longo dos anos. Após uma apresentação da "Volta Tour" na Argentina, o cantor e compositor teria tentado chamar a atenção de Björk em um jantar. Foi relatado que o músico era um grande fã e queria algum tipo de colaboração musical. Estava animado em conhecê-la, e junto de sua equipe descobriu o lugar que ela estaria e foi até lá para tentar tocar com ela e outros músicos argentinos. Pedro Aznar, Gaby Álvarez, Gustavo Cerati e Alan Faena. No entanto, Björk não apareceu de imediato e ficou em seu camarim no Teatro Gran Rex. Algumas horas depois, ela quis sair para comer. Assim, uma longa mesa foi montada para ela, sua equipe e banda. E então os músicos argentinos se juntaram a eles. Apesar das tentativas de Charly de iniciar uma conversa, Björk o teria ignorado completamente, conversando apenas com a amiga islandesa ao lado dela. A história fo