Pular para o conteúdo principal

Hildur Rúna Hauksdóttir, a mãe de Björk


"Como eu estava sempre atrasada para a escola, comecei a enganar a minha família. Minha mãe e meu padrasto tinham o cabelo comprido e eles eram um pouco hippies. Aos dez anos de idade, eu acordava primeiro do que eles, antes do despertador tocar. Eu gostava de ir na cozinha e colocar o relógio 15 minutos mais cedo, e então eu iria acordá-los... E depois acordá-los novamente cinco minutos depois... E de novo. Demorava, algo como, quatro “rodadas”. E então eu acordava meu irmãozinho, todo mundo ia escovar os dentes, e eu gostava de ter certeza de que eu era a última a sair e, em seguida, corrigir o relógio. Fiz isso durante anos.

Por muito tempo, eu era a única criança da minha casa, e havia mais sete pessoas vivendo comigo lá. Todos tinham cabelos longos e ouviam constantemente Jimi Hendrix. O ambiente era pintado de roxo com desenhos de borboletas nas paredes, então eu tenho uma certa alergia a essa cor agora (risos). Vivíamos sonhando, e todos aqueles 'conceitos', sabe: "vamos viver em um avião", o que parece brilhante para uma garotinha. Imagina ser criada por adultos em que tudo o que querem fazer é brincar contigo o dia todo, contar histórias de quatro horas de duração, e fazer pipas... Mas quando eu tinha cerca de 7 anos, disse: "Ok. Já é o suficiente. E quanto a todos esses sonhos? Vamos realizá-los". Então me tornei o oposto daquilo e bastante autossuficiente. Saí de casa aos 14, consegui um apartamento, e entrei em bandas. É uma coisa comum na Islândia. Você começa em um emprego de verão e aprende cedo sobre trabalho e sobrevivência.

Eu sou o resultado da união de dois hippies que não tinham nenhuma disciplina. Naturalmente, eu queria ser o oposto. Quando criança, eu já amava organização. Tive a oportunidade de estar cercada por pessoas que ouviram a minha opinião. Meus pais eram muito ocupados. Assim, com menos de 5 anos de idade, aprendi a calçar meias e a me alimentar sozinha para ir à escola. Também me inscrevia em aulas de música, etc. Eu era a minha própria mãe cuidando da minha outra metade criança. E funcionou muito bem, era um relacionamento saudável. É natural para mim fazer as coisas da minha maneira. Talvez por essa razão, a maioria das pessoas pensem que eu sou ingênua. Poucos veem em mim o lado racional, o bom senso altamente desenvolvido.

Entre os hippies, reinava um forte sentimento de culpa. Independentemente do que a gente fizesse, iria dar errado, não deveríamos usar carros. Para mim, o negócio é dizer: temos que viver o presente. Somos pagãos, não tem a ver com voltar atrás, mas sim com admitir as coisas.

Mas me considero muito sortuda! Tive uma infância muito feliz. Ter sido criada por uma mãe hippie foi algo muito especial. Acredito que a mídia, que por alguma razão me acha alguém muito peculiar, olha para mim e pensa: "Mas por qual motivo a Björk é assim? O que há de errado?" E aí descobrem sobre a minha família e ficam: "Ahhh, então é isso! A mãe dela era uma hippie e não deu limites quando ela era uma criança!". O que não é totalmente o caso. Eu tive uma mãe maravilhosa! E o melhor de tudo sobre ela é que me deixava fazer o que eu queria. Ela confiou em mim, pois sabia que o que eu fazia era para o meu bem. Mas é claro que, fui como todos os filhos que quando crescem, querem ser o oposto daquilo que foram seus pais. E ainda bem que podemos fazer isso! 

Fui criada por uma mãe que acreditava fielmente na natureza e que queria que eu ficasse descalça 24hrs por dia, então cresci com um grande complexo de culpa em relação aos carros e arranha-céus. Fui ensinada a odiá-los, e, por isso, acho que estou mais ou menos no meio termo, por assim dizer. Vejo a geração mais jovem do que eu fazendo música e tentando se manter humana, conservando sua característica orgânica e imperfeita.

A minha mãe me mandou para a escola de música aos cinco anos de idade.

Quando criança, eu queria aprender a tocar um instrumento musical chamado "Oboé", mas ela não podia pagar por ele, então eu aprendi a tocar flauta e fiquei com esse sentimento meio imaturo de que era minha segunda opção durante os 6 ou 8 anos de prática.

Mas devo muito a esse instrumento. Porque todos aqueles anos de luta para aprender a tocá-la me ensinaram a respirar melhor, a trabalhar meus pulmões".

Lembram da capa do 1º disco da Björk, de 1977, quando ela tinha apenas 12 anos? A mãe dela foi a responsável pela ideia da foto icônica registrada em um estúdio local de Reykjavík. Segundo ela, a islandesa começou a cantar melodias muito cedo por volta dos sete meses de idade (!). 


"Quicksand é uma música sobre a minha mãe que teve um ataque cardíaco e ficou em coma por seis dias. Essa foi uma das primeiras canções de Vulnicura, composta 4 anos antes do lançamento. Trata do meu relacionamento com ela e o relacionamento dela com a mãe dela, que foi bem complicado, e ainda sou eu pensando nas coisas que tenho que resolver para aliviar a 'bagagem' que a minha filha receberá. É como uma corrente, de mãe para mãe. Preciso enfrentar a negatividade e as questões familiares não resolvidas. É tão fácil para as gerações mais jovens apontar e julgar, pois isso é algo humano e talvez seja até um truque engraçado da natureza. Estamos sempre vendo nossas vidas repetidas vezes, de novas perspectivas. 


Acredito na humanidade, canto para ela. Tenho a impressão de estar continuando o que meu pai, um sindicalista ativo durante quarenta anos, ou o que minha minha mãe, uma mulher notável do povo, fizeram no passado.

Minha mãe era muito ativa nos anos 60 e 70 como ativista, e eu não poderia ter feito nada do que fiz se não fosse pelas mulheres de sua geração. 


Eu a vi junto de outras mulheres brigarem muito por seus direitos em muitas lutas, ganhando e perdendo muitas delas. Foi meu papel ser essa pessoa livre, eu estava habilitada. Mesmo sendo mulher, fiz todas as coisas que os garotos faziam. Foi assim por 30 anos, e isso é realmente importante. Nós vamos ter que fazer isso por outra geração, aproveitar todas as ocasiões para falar sobre isso e sempre usar nosso julgamento. Eu tenho que me lembrar que não estou fazendo isso por mim. Eu estou fazendo isso por todas as mulheres!

Minha mãe era uma feminista muito presente, e sempre levantou a questão de que era a hora de deixar de nos queixarmos o suficiente, para começar a fazer as coisas. Então, eu passei a sempre me certificar de que eu não estava só reclamando. Percebo que as gerações mais jovens talvez não tenham a mesma experiência que a minha, então senti que tenho que mostrar que não estão sozinhas e apoiá-las. Vejo que com o passar dos anos, ganhamos espaço para o feminismo, mas isso muda ao longo do tempo, e já que o temos é importante que exponhamos os problemas para resolvê-los". 


1975 marcou um episódio importante na história da Islândia, quando 90% das mulheres do país entraram em greve em uma luta por direitos iguais: "Sim, eu estava lá com a minha mãe. Eu tinha dez anos. Nós acabamos de ter outros protestos, pois (...) ainda existe um problema com a questão do salário. Mesmo que essa lacuna seja a menor no mundo, ainda estamos tentando nos livrar disso. Então em 2016, as mulheres deixaram seus empregos às 14hrs38min, que é a porcentagem da diferença, e foram ao centro da cidade protestar. Há imagens realmente bonitas delas no YouTube agora, todas cantando. Eu fiquei muito orgulhosa!".

Dentre os feitos notáveis da mãe de Björk na Islândia, uma situação ganhou fama mundial em 2002, quando ela entrou em greve de fome por quase quatro semanas em protesto contra a construção de uma usina de alumínio da companhia norte-americana Alcoa em uma reserva ecológica no país e em Vatnajokull (um dos locais da gravação do videoclipe de Jóga), a maior geleira da Europa. Ela conseguiu mobilizar a opinião pública contra o projeto, mas não impediu que a implantação seguisse em frente. Sua saúde era, inclusive, considerada frágil. Ela então agradeceu pelo apoio de todos ao encerrar o protesto e disse que, era preciso fazer mais do que isso para evitar os danos. Ambientalistas temiam pelos danos a serem causados pela construção.

"Minha mãe costumava dizer a mim e meus irmãos: “Eu não fiz as coisas que eu queria, porque eu tinha vocês”.

Eu estou destinada a fazer o que eu quero e ainda assim ter filhos. Eu costumava responder: "Eu gostaria que você tivesse nos levado para a Itália ou África ou onde quer que você quisesse ter ido”. Eu teria ficado bem com isso, de modo que foi o que eu meio que decidi fazer. Mas então, você começa a ouvir que é muito autoindulgente. Acho que eu já consigo equilibrar tudo isso de alguma forma. Mas há outras coisas que não fazem sentido. Como, se o seu parceiro é muito ocupado, é muito natural para uma mulher dizer: "Oh, ele estará muito ocupado no próximo verão, eu não vou trabalhar até lá”. Você não tem nem mesmo que discutir isso. Se certificar de que está optando em ser capaz de ficar em casa. Mas um cara não faria isso. Pequenas coisas que ... ainda temos algum trabalho a fazer. Eu tenho que agradecer a minha mãe ... Eu só sei valorizá-la agora, especialmente depois que me mudei para Nova York. Ela nos levou para uma pequena casa na periferia da Islândia, em Reykjavík. Lá vazava quando chovia, então tínhamos que acordar no meio da noite e procurar por baldes vazios. Mas o que ela fez foi nos levar para longe do patriarcado. Estávamos neste mundo onde as mulheres comandavam!".

Hildur Rúna Hauksdóttir faleceu no último dia 25 de outubro de 2018 aos 72 anos de idade. Ela lutou incansavelmente pela natureza intocada da Islândia. Em uma entrevista concedida em 1998 a um jornal local, o avô de Björk disse que a mãe da cantora sempre foi rebelde e uma líder, inclusive lutando para que mulheres também pudessem aprender sobre construção civil em uma universidade no país. Hildur foi uma grande entusiasta da medicina natural, trabalhou em diversos remédios não tradicionais. Ela também estudou cirurgia pediátrica em Londres. 

Fontes: NME; Arena; Planet Rock; Dazed & Confused; Record Collector; Rolling Stone Brasil; INTER/VIEW Magazine; W Magazine; Iceland Magazine; Irish Times; New York Times; Télérama; Time Out London; Corriere della Sera; Red Bull Music Academy; AnOther Magazine; BBC; dv.is; Fréttablaðið; 

Fotos: Divulgação.

Postagens mais visitadas deste blog

Debut, o primeiro álbum da carreira solo de Björk, completa 30 anos

Há 30 anos , era lançado "Debut", o primeiro álbum da carreira solo de Björk : "Esse disco tem memórias e melodias da minha infância e adolescência. No minuto em que decidi seguir sozinha, tive problemas com a autoindulgência disso. Era a história da garota que deixou a Islândia, que queria lançar sua própria música para o resto do mundo. Comecei a escrever como uma estrutura livre na natureza, por conta própria, na introversão". Foi assim que a islandesa refletiu sobre "Debut" em 2022, durante entrevista ao podcast Sonic Symbolism: "Eu só poderia fazer isso com algum tipo de senso de humor, transformando-o em algo como uma história de mitologia. O álbum tem melodias e coisas que eu escrevi durante anos, então trouxe muitas memórias desse período. Eu funcionava muito pelo impulso e instinto". Foto: Jean-Baptiste Mondino. Para Björk, as palavras que descrevem "Debut" são: Tímido, iniciante, o mensageiro, humildade, prata, mohair (ou ango

Nos 20 anos de Vespertine, conheça as histórias de todas as canções do álbum lendário de Björk

Vespertine está completando 20 anos ! Para celebrar essa ocasião tão especial, preparamos uma super matéria . Confira detalhes de todas as canções e vídeos de um dos álbuns mais impressionantes da carreira de Björk ! Coloque o disco para tocar em sua plataforma digital favorita, e embarque conosco nessa viagem.  Foto: Inez & Vinoodh.  Premissa:  "Muitas pessoas têm medo de serem abandonadas, têm medo da solidão, entram em depressão, parecem se sentir fortes apenas quando estão inseridas em grupos, mas comigo não funciona assim. A felicidade pode estar em todas as situações, a solidão pode me fazer feliz. Esse álbum é uma maneira de mostrar isso. "Hibernação" foi uma palavra que me ajudou muito durante a criação. Relacionei isso com aquela sensação de algo interno e o som dos cristais no inverno. Eu queria que o álbum soasse dessa maneira. Depois de ficar obcecada com a realidade e a escuridão da vida, de repente parei para pensar que inventar uma espécie de paraí

Saiba tudo sobre as visitas de Björk ao Brasil

Relembre todas as passagens de Björk por terras brasileiras! Preparamos uma matéria detalhada e cheia de curiosidades: Foto: Reprodução (1987) Antes de vir nos visitar em turnê, a cantora foi capa de algumas revistas brasileiras sobre música, incluindo a extinta  Bizz,  edição de Dezembro de 1989 . A divulgação do trabalho dela por aqui, começou antes mesmo do grande sucesso e reconhecimento em carreira solo, ainda com o  Sugarcubes . 1996 - Post Tour: Arquivo: João Paulo Corrêa SETLIST:  Army of Me One Day The Modern Things Venus as a Boy You've Been Flirting Again Isobel Possibly Maybe I Go Humble Big Time Sensuality Hyperballad Human Behaviour The Anchor Song I Miss You Crying Violently Happy It's Oh So Quiet.  Em outubro de 1996, Björk finalmente desembarcou no Brasil , com shows marcados em São Paulo (12/10/96) e no Rio de Janeiro (13/10/96) , como parte do Free Jazz Festival . Fotos:  André Gardenberg, Folhapres

Björk e a paixão pelo canto de Elis Regina: "Ela cobre todo um espectro de emoções"

"É difícil explicar. Existem várias outras cantoras, como Ella Fitzgerald , Billie Holiday , Edith Piaf , mas há alguma coisa em Elis Regina com a qual eu me identifico. Então escrevi uma canção, Isobel , sobre ela. Na verdade, é mais uma fantasia, porque sei pouco a respeito dela".  Quando perguntada se já viu algum vídeo com imagens de Elis, Björk respondeu:  "Somente um. É um concerto gravado no Brasil, em um circo, com uma grande orquestra. Apesar de não conhecê-la, trabalhei com ( Eumir ) Deodato e ele me contou várias histórias sobre ela. Acho que tem algo a ver com a energia com a qual ela canta. Ela também tem uma claridade no tom da voz, que é cheia de espírito.  O que eu gosto em Elis é que ela cobre todo um espectro de emoções. Em um momento, ela está muito feliz, parece estar no céu. Em outro, pode estar muito triste e se transforma em uma suicida".  A entrevista foi publicada na Folha de São Paulo , em setembro de 1996. Na ocasião, Björk divulgava o

A história do vestido de cisne da Björk

20 anos! Em 25 de março de 2001 , Björk esteve no Shrine Auditorium , em Los Angeles, para a 73º edição do Oscar . Na ocasião, ela concorria ao prêmio de "Melhor Canção Original" por I've Seen It All , do filme Dancer in the Dark , lançado no ano anterior.  No tapete vermelho e durante a performance incrível da faixa, a islandesa apareceu com seu famoso "vestido de cisne". Questionada sobre o autor da peça, uma criação do  fashion   designer macedônio  Marjan Pejoski , disse: "Meu amigo fez para mim".    Mais tarde, ela repetiu o look na capa de Vespertine . Variações também foram usadas muitas vezes na turnê do disco, bem como em uma apresentação no Top of the Pops .  "Estou acostumada a ser mal interpretada. Não é importante para mim ser entendida. Acho que é bastante arrogante esperar que as pessoas nos compreendam. Talvez, tenha um lado meu que meus amigos saibam que outros desconhecidos não veem, na verdade sou uma pessoa bastante sensata.