Pular para o conteúdo principal

A parceria de Björk e a Orquestra Pasdeloup nos shows em Paris

- Devido às duas apresentações acústicas de Björk no La Seine Musicale, gostaríamos de saber mais sobre a Pasdeloup. Como foi composta para essa versão do show "Orkestral"?

Marianne Rivière: São mais de 30 instrumentos de cordas, exclusivamente violinos, violas, violoncelos e baixos. É toda a originalidade de Björk junto a grande tradição da obra "Divertimento" de Bartok, peças de Britten e Tchaikovsky.

- A Orquestra Pasdeloup está acostumada a tocar grandes repertórios clássicos, acompanhamentos de solistas líricos ou variados, peças para balé, musicais e em muitos outros números. Como foi a relação com o maestro Bjarni Frímann Bjarnason? Para você, foi um desafio em particular, ter que se adaptar tão rapidamente?

Arnaud Nuvolone: ​​Nosso trabalho com Bjarni Frímann Bjarnason ocorreu em um clima de confiança mútua e trocas artísticas. Trabalho facilitado pela qualidade das partituras e composições, e pela flexibilidade musical da Orquestra Pasdeloup.

Benoît Marin: O sucesso do projeto está em grande parte no profissionalismo do maestro que sabe transmitir suas instruções de forma eficaz. A partitura, composta com inegável maestria, é escrita exclusivamente para um grande conjunto de cordas, o que só pode nos deliciar!

Marianne Rivière: Com as nossas madeiras, metais e percussão, estávamos preparados para este desafio, o resultado é magnífico. Nossos solistas e o maestro Bjarni Frímann Bjarnason trabalharam maravilhosamente bem com essa composição original de Björk. Entre a doçura encantadora aos sons mais intensos, fomos todos imediatamente arrebatados por essa atmosfera única.

- Como foi a colaboração com Björk? É a primeira vez que você colabora com uma artista que está no cruzamento entre o pop e a música clássica?

Marianne Rivière: A colaboração foi bastante natural, a orquestra sempre esteve na encruzilhada da excelência e da novidade, de "Carmen" com Bizet em 1875 a Björk e Barry White.

Benoît Marin: Faz parte da nossa missão atender solicitações de todos os repertórios, com eventos de estilos semelhantes no passado.

- Com quais outros artistas você já colaborou?

Arnaud Nuvolone: ​​​​Na minha vida de músico, tive a chance de trabalhar no estúdio e/ou no palco com grandes artistas como Joni Mitchell, Eurythmics, Sammy Davis Jr, Lisa Ekdahl e no mundo do jazz: Jacques Loussier. Participei de muitas sessões de gravação para grandes artistas franceses (pop e de vários estilos), e música para trilhas de cinema com Michel Legrand, Georges Delerue, Alexandre Desplats e Gabriel Yared.

Marianne Rivière: A Orquestra Pasdeloup compartilha o palco ao vivo de onde quer que venha o convite, seja qual for, desde que sua profundidade musical nos emocione e, portanto, atraia o público conosco.

- No ano passado, a Pasdeloup celebrou seu 160º aniversário e tocou com muita frequência na Philharmonie de Paris e no La Seine Musicale. O programa de 2022-2023 é rico e muito variado. Entre outras coisas, inclui muitos musicais e trilhas sonoras de filmes.

Marianne Rivière: Paralelamente à música contemporânea e às obras-primas da herança clássica, muitas vezes apresentamos comédias musicais e música de filmes. Isso vai tanto de "L'homme du Large" (redescoberto pela Pasdeloup) quanto a "The Sound of Music", "My fair Lady" ou até mesmo "The Umbrellas of Cherbourg" de Michel Legrand com Nathalie Dessay.

- Em 1996, Björk cantou "It's Oh So Quiet" no programa de TV Taratata com a grande orquestra de Michel Legrand. Foi uma ocasião que nos marcou. Na sua opinião, é possível fazer conexões entre o repertório de Björk e a composição da música cinematográfica?

Benoît Marin: Claro que encontramos todos os ingredientes que os compositores de cinema gostam de usar: ritmo, repetição de fórmulas, camadas sonoras, mas nas canções dela com grande originalidade no uso do "Portamento" e um tipo de ritmo muito inventivo. As composições dela trazem uma personalidade única.

Arnaud Nuvolone: ​​​​Os arranjos de Björk não fazem concessões que facilitam. Da minha parte, encontrei certas analogias na proposta musical com títulos do álbum "Travelogue" de Joni Mitchell.

- Vocês podem nos contar mais sobre como foi interpretar o repertório de Björk? Vocês tem um ou mais títulos que gostam de tocar?

Arnaud Nuvolone: ​​O repertório de Björk é inusitado e nos leva por caminhos raramente percorridos, entre sonhos, fantasmagorias, lendas nórdicas, pop exigente. Mas a produção e interpretação não oferecem surpresas para músicos clássicos de mente aberta. Sempre me divirto muito interpretando "Bachelorette", uma faixa que já ouvi dezenas de vezes!

Benoît Marin: As músicas de Björk foram uma descoberta para mim.

Marianne Rivière: Como sempre, com uma profunda compreensão da intenção e sensibilidade da autora, compositora e intérprete. Cada faixa tem sua personalidade, sua história, suas emoções compartilhadas nas quais mergulhamos. É isso que cria o poder musical que Björk incorpora.

- A Orquestra Pasdeloup parece ter muito em seu coração o propósito de dar visibilidade para as artistas mulheres. Seja através da escolha de obras de compositoras ou da igualdade na presença delas no palco como musicistas e maestrinas. Vocês acham que isso pode ter motivado na escolha de Björk e sua equipe? Este é um tema que foi discutido?

Benoît Marin: Esse projeto está perfeitamente alinhado com a linha de programação da orquestra, e podemos supor que a escolha de Björk partiu, sobretudo, na competência de uma orquestra parisiense que mostrou saber abordar todos os repertórios e se adaptar a todas as situações.

Marianne Rivière: Sou presidente da Orquestra Pasdeloup há mais de 20 anos e, entre as mulheres muitas vezes negligenciadas pela crítica musical estreita, sabemos e experimentamos que o sublime não tem gênero. Nosso encontro com Björk imediatamente instalou a realização artística muito além de qualquer outra consideração. Quando a arte conta por si só, naturalmente as artistas mulheres se encontram lá.

- Obrigado por todas as suas respostas ricas e detalhadas. Desejamos a vocês um maravilhoso segundo concerto com Björk e Bjarni Frímann Bjarnason na sexta-feira à noite, e estamos ansiosos para conferir sua interpretação!

- Arnaud Nuvolone (violino solo), Benoît Marin (violista solista) e Marianne Rivière (violinista e presidente da Orquestra Pasdeloup) em entrevista ao site bjork.fr, junho de 2022.

Fotos: Santiago Felipe.



Postagens mais visitadas deste blog

Ísadora Bjarkardóttir Barney fala sobre sua carreira como artista e o apoio da mãe Björk

Doa , também conhecida como d0lgur , é uma estudante, funcionária de uma loja de discos ( Smekkleysa ), cineasta, cantora e agora atriz. Em abril, estreia nas telonas no novo filme de Robert Eggers , The Northman . Ela interpreta Melkorka , uma garota irlandesa mantida em cativeiro em uma fazenda islandesa, que também gosta de cantar.  O nome de batismo da jovem de 19 anos, é Ísadora Bjarkardóttir Barney .  "Bjarkardóttir" reflete a tradição islandesa de usar nomes patronímicos ou matronímicos . Ou seja, o segundo nome de uma criança é baseado no primeiro nome de sua mãe ou pai. Assim, "Bjarkardóttir" significa o "dóttir" – filha – de "Bjarkar". Isto é, de Björk . E Barney vem do pai Matthew Barney, que nasceu nos Estados Unidos.  Na nova edição da revista THE FACE , a artista falou sobre sua carreira. Ela vive entre Reykjavík e Nova York , onde nasceu em outubro de 2002. Confira os trechos em que citou a mãe, a nossa Björk.  " Sjón e min

Björk nega história envolvendo o músico argentino Charly Garcia: "Não sei quem é"

O livro "100 veces Charly" compila histórias que ocorreram na vida de Charly Garcia . Um desses relatos foi muito comentado ao longo dos anos. Após uma apresentação da "Volta Tour" na Argentina, o cantor e compositor teria tentado chamar a atenção de Björk em um jantar. Foi relatado que o músico era um grande fã e queria algum tipo de colaboração musical. Estava animado em conhecê-la, e junto de sua equipe descobriu o lugar que ela estaria e foi até lá para tentar tocar com ela e outros músicos argentinos. Pedro Aznar, Gaby Álvarez, Gustavo Cerati e Alan Faena. No entanto, Björk não apareceu de imediato e ficou em seu camarim no Teatro Gran Rex. Algumas horas depois, ela quis sair para comer. Assim, uma longa mesa foi montada para ela, sua equipe e banda. E então os músicos argentinos se juntaram a eles. Apesar das tentativas de Charly de iniciar uma conversa, Björk o teria ignorado completamente, conversando apenas com a amiga islandesa ao lado dela. A história fo

A cabana de Björk na Islândia

"O Land Rover de Björk desce a estrada em uma encosta rochosa até chegarmos ao que ela chama de sua "cabana", que na verdade é uma vasta pousada de 2 andares onde ela passa férias, caminha, escreve álbuns, ensaia sextetos de clarinete e recebe festas de casamento. Depois de estacionar, ela caminha por um lado do jardim que é cheio de plantas herbáceas perenes e bétulas. Ela então me apresenta a um trecho particular de uma praia em tom cinza. A tal cabana tem vista para um imenso lago, que surgiu há 9.000 anos na brecha entre as placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia. Björk lidera o caminho que leva ate uma câmara octangular coberta por camadas de telhas de madeira distribuídas de forma não regular. Esta cabana isolada, bem em frente a uma plantação de batatas, é feita sob medida para produzir sons com uma reverberação sobrenaturalmente doce. Do lado de fora, parece uma capela particular para a divindade de sua voz. Entre no lugar e os limites daquelas parede

Saiba tudo sobre as visitas de Björk ao Brasil

Relembre todas as passagens de Björk por terras brasileiras! Preparamos uma matéria detalhada e cheia de curiosidades: Foto: Reprodução (1987) Antes de vir nos visitar em turnê, a cantora foi capa de algumas revistas brasileiras sobre música, incluindo a extinta  Bizz,  edição de Dezembro de 1989 . A divulgação do trabalho dela por aqui, começou antes mesmo do grande sucesso e reconhecimento em carreira solo, ainda com o  Sugarcubes . 1996 - Post Tour: Arquivo: João Paulo Corrêa SETLIST:  Army of Me One Day The Modern Things Venus as a Boy You've Been Flirting Again Isobel Possibly Maybe I Go Humble Big Time Sensuality Hyperballad Human Behaviour The Anchor Song I Miss You Crying Violently Happy It's Oh So Quiet.  Em outubro de 1996, Björk finalmente desembarcou no Brasil , com shows marcados em São Paulo (12/10/96) e no Rio de Janeiro (13/10/96) , como parte do Free Jazz Festival . Fotos:  André Gardenberg, Folhapres

Sonso, Lars von Trier diz ter abraçado Björk e não a assediado sexualmente

Em outubro de 2017, através de posts no Facebook, Björk acusou Lars von Trier de assédio sexual . A cantora explicou que tudo aconteceu durante as filmagens de "Dançando no Escuro". O fundador da gravadora da islandesa confirmou a história após o próprio diretor negar em depoimento à imprensa. Mas agora, em entrevista ao " AlloCiné " durante o Festival de Cannes, ele se defendeu mais uma vez. Respire fundo e confira : "Você sabe, 90% dos jornalistas com quem falo acreditam que eu assediei Björk, mas isso é ridículo porque eu já neguei antes, mas ninguém escreve sobre isso porque uma boa história é escrever que assediei ela. E este não é o caso. Eu toquei nela, é verdade. Eu fiz isso com todas as minhas atrizes. Porque ela estava fazendo um trabalho muito intenso: gritando, ficando doente... (por causa das gravações), então obviamente eu a abracei. Mas se ela acha que um abraço é assédio, então acho que não vou conseguir ter sucesso sem tocar em meus at