""Homogenic", "Vespertine", "Medúlla", "Volta", "Biophilia", "Vulnicura" e "Fossora" foram feitos do jeito q faço a primeira leva de beats e sem marcadores. Em seguida, substituo o "design" do som. Sinto q cada álbum tem um BPM (batidas por minuto) diferente. Isso se tornou mt evidente dps de escrever a maior parte de "Fossora", q foi inspirado pela pandemia no sentido de que estávamos todos presos em casa.
Eu estava ouvindo Kappa (gênero tradicional africano), principalmente da África Oriental, particularmente de Uganda. Nas raves caseiras, dançávamos como loucos por 1hr, e dps nos sentávamos e tomávamos outra bebida.
A forma como isso se manifestou no álbum, é que as músicas começam bem quietas e baixas nos primeiros 4 minutos, e então, de repente, no último minuto, a batida dobra e tudo explode! Ou vão de 90 BPM para 180, q é basicamente o BPM da Kappa.
Existem várias pessoas q fazem esse tipo de trabalho como Jaylin, em Chicago e, obviamente, Bamba Pana de Uganda; mas tbm Gabber Modus Operandi, a quem convidei.
Kasimyn faz os beats da dupla. Eu ouvia tds esses tipos de músicas muito calmas, e aí havia um momento em q elas iam em velocidade dupla. Isso é bem diferente de quando se tem um beat do House, q vai p/120 BPM o tempo todo, por exemplo. E p/produção, eu queria q fosse algo mais ligado a terra.
Como não pude me juntar a ele pessoalmente na Indonésia por causa do COVID, optamos por ele me enviar alguns beats e fui eu q os adicionei. Ele me deu muitos beats na verdade, e eu estava apenas fazendo a curadoria: "Oh, o beat 7 eu vou colocar na música 8 e o beat 9 eu vou colocar na música 2".
Começava com meu beat inspirado na percussão afro-latina e dps adicionava um bumbo nele, pq queria algo desse tipo de "momento Kappa". Acho q p/mim, o Kappa é emocional, catártico.
Acho q todos sentimos isso na pandemia de ficar quietos em nossas casas e dps ter uma tarde em q bebemos até enlouquecer. Precisávamos de qualquer tipo de liberação [daquela situação], e é por isso que vai tão rápido por tão pouco tempo [nas músicas]. É apenas em 1 minuto, e então tudo volta p/o baixo e começa a próxima canção".
- Entrevista na WARP Magazine, 2022.