- "Fossora" tem uma faixa dinâmica muito ampla, quer a gente ouça como um todo ou em uma única música. Os arranjos são diversos, então acho que a masterização foi difícil.
Desta vez, eu fui uma mixer e uma engenheiro de masterização, mas com base em minhas discussões com Björk sobre a mixagem e o trabalho que estava fazendo, tive uma ideia clara de que tipo de som queria criar na masterização final. Em outras palavras, eu estava mixando com a sensação de uma engenheira de masterização.
- Em que tipo de ambiente você mixou?
Nos estágios iniciais da mixagem na Islândia no ano passado, usei os alto-falantes amplificados Kii Three da KII AUDIO. Estávamos trabalhando fora do estúdio, priorizando Björk [em suas caminhadas], então precisávamos de uma maneira de melhorar o campo sonoro. Foi aí que o design DSP do Kii Three entrou em ação. Quase elimina os problemas de acústica, preservando o padrão das saídas de som. E ainda assim mantendo um orçamento baixo. É uma tecnologia muito sofisticada e acho que é o futuro do design de alto-falantes. Depois disso, finalmente terminei no meu estúdio no Brooklyn. Os alto-falantes do monitor são ATC SCM150A Pro e os fones de ouvido são HEDDPhone e SONY MDR-7520.
- Nos conte sobre seu sistema de masterização.
Eu uso o Sequoia 15 da MAGIX. Ao usá-lo para reprodução e pré-ajuste dos masters, ele também serve como um gravador para passar pelo processamento de hardware. Eu uso plugins no Sequoia para consertar e resolver problemas, e gosto especialmente do EQUIlibrium da DMG AUDIO. A resposta do analisador de frequência é a mais rápida que já usei. Também adoro Limitless, um limitador do mesmo fabricante. O número de parâmetros é grande e a versatilidade do controle de liberação é especialmente útil. Com um álbum como o "Fossora", que tem arranjos densos e muita velocidade, você precisa de uma ferramenta como o Limitless, que pode lidar com uma variedade de situações. Eu também gosto do comp TOKYO DAWN LABS, TDR Kotelnikov GE. Possui um controle de fator de crista para RMS, reminiscente do GML 2030. Em uma música chamada "Freefall" com uma ampla faixa dinâmica, isso foi muito útil. Também gosto de usar plug-ins como o PLUGIN ALLIANCE Black Box Analog Design HG-2MS e o PULSAR MODULAR P42 Clima, porque quando dois mundos se fundem, algo mágico acontece.
- Você passou a criar sons externos depois de processá-los com plug-ins?
Sim. D/A'ed em um LYNX STUDIO TECHNOLOGY Aurora(n) em uma mesa personalizada da NORTHWARD ACOUSTICS. DANGEROUS MUSIC Master (unidade de E/S) e Liaison (patch bay), SONTEC MES-432C/6 (EQ), DANGEROUS MUSIC Dangerous Compressor, PRISM SOUND Maselec MLA-2 (Comp), RUPERT NEVE DESIGNS Portico II... Eu tive um Master Processador Buss (compressor/gerador de imagem estéreo), um OE Duo (EQ) para a mesa de masterização... NEUMANN modificado pela SQUAREWAVE INDUSTRIES, um EQ Massive Passive Stereo Tube EQ MANLEY e um monte de GYRAF AUDIO. Eu tenho Gyratec 23-S (EQ), G14-S (EQ), G24 (Comp), Gyratec XXI (Clipper) e sou uma grande fã.
Neste momento, me sinto atraída por equipamentos únicos como o Gyratec XXI. Produz uma saturação maravilhosamente selvagem. Isso me faz repensar a maneira como fazemos engenharia de som. Também confio no HG-2 da BLACK BOX ANALOG DESIGN, no HS-66 da TRIAD e no 111C da WESTERN ELECTRIC. Na última década, os gostos das pessoas em masterização mudaram. No passado, eu usava equipamentos que fossem fiéis ao som original e tivessem uma qualidade de som transparente, mas nos últimos anos, talvez devido à evolução dos sistemas DAW, há uma demanda por uma masterização mais colorida e criativa. Para "Fossora", os momentos épicos de gabber em erupção vulcânica em canções como "Atopos", "Trölla-Gabba" e "Fossora" precisavam ser enérgicos e loucos em todos os lugares certos. É por isso que não hesitei em aplicar saturação e empurrar a corrente.
- Por outro lado, há canções com uma imagem sonora cinematográfica profunda, como "Victimhood".
Demos vida a essa música executando um processamento harmônico tanto no plug-ins da masterização e mixagem quanto no ambiente externo. Músicas como "Sorrowful Soil", "Ancestress" e "Freefall" precisavam de um som mais limpo e leve. O coro de "Sorrowful Soil" foi gravado em Háteigskirkja, e as cordas de "Freefall" em Víðistaðakirkja, que são igrejas islandesas. Era importante para mim manter o som limpo, transparente e fiel.
- Em que tipo de conversor de som o sinal processado externamente entrou no Sequoia?
No Lavry Engineering AD122-96 MKIII, que foi usado para A/D. Falando no Sequoia, meu recurso favorito é o editor de objetos. Os plug-ins podem ser inseridos nos chamados eventos de áudio, e algum tipo de edição pode ser aplicada, de modo que o grau de liberdade é muito maior do que o do processamento faixa a faixa. Com isso, você pode usar muitos efeitos e salvar muitos arquivos de forma instantânea. Você pode facilmente "empurrar e puxar efeitos" contra a master. Por exemplo, uma grande quantidade de saturação em um momento grande e explosivo. A correção pontual também é possível e o processamento, como a aplicação de um de-esser com configurações diferentes para cada sibilância, é concluído rapidamente. É um software capaz de responder com precisão a qualquer problema.
- Você fez masters separadas para "Fossora" em CD e streaming?
Não, não há diferença entre os dois. "Fossora" também está disponível em vinil, masterizado e editado pelo engenheiro do Brooklyn, Josh Bonati. Eu amo sua abordagem criativa ao "cortar" as faixas em vinil. Não tenha medo de experimentar coisas diferentes e obter resultados que superem suas expectativas. Aprendi muito trabalhando com ele!
- Você costuma trabalhar na masterização e edição de discos analógicos, certo?
Sim. A masterização para analógico é muito diferente da masterização para CD ou streaming. Não comprime muito, reduz os agudos e oferece mais controle sobre os graves. Um master excessivamente limitado soará bastante monótono no analógico, portanto, manter os picos abertos permitirá uma música mais ampla de ajuste na máquina de corte em vinil e uma forma melhor.
- O que foi definido como premissa de áudio para o master de "Fossora"?
Dependendo da música, ficava entre -8 e -4dB. Não forcei muito a compressão total durante a mixagem. Às vezes, sinto necessidade de aprofundar ou distorcer a compressão, mas é caso a caso.
Tudo depende do arranjo e da mixagem. Eu tive pré-masters para um projeto diferente do de Björk que eram tão limitados que quase não havia espaço livre, mas o som era muito bom. Isso porque o arranjo era sólido e a mixagem bem equilibrada. Por outro lado, pré-masters ruins costumam aparecer; portanto, se a mixagem estiver pronta para isso, então podemos conversar. Pessoalmente, prefiro o pré-master porque tem uma faixa dinâmica mais ampla, mas às vezes o equilíbrio entra em colapso no momento em que o mixer remove a compressão total, então nesses casos eu reconstruo tudo na masterização.
Mas também acho que se as pessoas ao meu redor já estão felizes com o resultado da mixagem, não preciso retrabalhá-la na masterização. Por fim, a coisa mais importante entre o mixer e o engenheiro de masterização é a "discussão". É por isso que é desejável construir um relacionamento de longo prazo entre os dois. Como engenheira de masterização, a gente sabe exatamente que material estamos recebendo e sabemos o que os mixers e artistas desejam. Esse é o melhor projeto. O engenheiro de masterização se sente parte da equipe, não apenas uma pessoa sem nome que apenas torna o material mais alto.
- Concordo com essa ideia. Mixers e artistas ficariam mais felizes se a mixagem acabasse sendo melhor do que pretendiam na masterização.
Minha abordagem é sempre respeitar a visão do artista e não atrapalhar. Björk é ao mesmo tempo artista e produtora, e sua visão é nítida, mas ela deixa espaço para criatividade e colaboração. É inacreditável, considerando o quão grande ela é como artista. Björk está sempre presente. Ela nos dá todo o significado por trás das letras e arranjos, o significado por trás da escolha de palavras e sons, que tipo de tom e sentimento estamos procurando, e assim por diante. Ela me fornece muitas informações excelentes para que eu possa encontrar as ferramentas para criar uma paisagem sonora rica e vívida que seja o "nome de Björk". É como decidir quais pincéis usar ou quais tintas combinar.
- O estilo da Björk é tratar os engenheiros com sinceridade e entusiasmo.
Acho que Björk é a primeira artista que tem um vocabulário tão bom para a construção do som. Isso me inspira imensamente e me permite fazer meu trabalho mais criativo. Se a minha criação de som é um reflexo direto do que os artistas e mixers procuram, quero que exceda as suas expectativas. Quando isso acontece, a gente semte que concluiu o trabalho do dia. Essa é a minha masterização!
___ Entrevista ao Sound & Recording, novembro de 2022.
Fotos: Divulgação/Reprodução/Heba.