Pular para o conteúdo principal

O constante período criativo de Björk

A proposta de entrevista de Björk para o El Mundo veio com duas condições: tinha que ser por e-mail e as respostas precisavam ser reproduzidas na íntegra. Em troca, a equipe do jornal espanhol sugeriu que o bate-papo fosse iniciado com três perguntas parecidas com as que o jornalista Paulo Gil fez a ela em 2001, para o livro "El pop después del fin del pop" da revista Rockdelux. A ideia é comparar os depoimentos e ver o quanto a artista mudou desde então.

- Por que você dá tanta importância à coragem ao criar ou tocar música?

Hmm... Acho que este pode ser um daqueles momentos em que meu humor não traduz bem isso, mas obviamente existem diferentes tipos de bravura. Coragem para não se conformar, coragem para ter disciplina para praticar com seu instrumento muitas horas por dia, coragem para não depender do conforto do lar ou da família quando os projetos são realizados, e pelo contrário: coragem para se apoiar na família e amigos quando os projetos são realizados... O que estou tentando dizer é que é bastante abstrato. Mas é algo que sinto quando ouço um músico que estagna, ou se apoia em gêneros, ou workaholics, ou outras muletas. O que tento, como forma de agradecer aos músicos que não caíram nessas armadilhas, é ficar longe deles também para alimentar alguém por sua vez.

[Ela disse em 2001: "Levei uma vida muito feliz na Islândia, tudo foi maravilhoso. E nessa vida havia coisas que me alimentavam, que me faziam sentir viva: alguns livros, filmes e música. Eram obras criadas por pessoas que sacrificaram muitas coisas para poder dar isso aos outros. Senti que estaria enganando as pessoas se passasse o resto da minha vida quieta ali, sem correr riscos e me contentando em aproveitar os riscos que outros correram. Quando deixei a Islândia aos 27 anos com meu filho, foi um grande sacrifício. Preciso de um pouco de coragem para isso, sério"].

Para o Expresso, também em junho de 2023, Björk declarou: "Se fizesse o que a Islândia queria de mim, teria passado os anos 80 vendendo peixe".

- Você se considera uma artista de vanguarda?

É uma palavra complicada, acho que ninguém coloca esse rótulo de bom grado... Acho que significa algo como "perto de" ou "à frente de", ou algum tipo de proximidade de um centro, mas o centro de quê? Acho que todos os músicos gostariam de pensar que o seu trabalho é o centro e não o que está "perto" ou nos arredores de qualquer coisa. Nos poucos momentos em que sentimos que fizemos boa música, nos sentimos em casa.

[2001: "Não me vejo como uma artista de vanguarda. É um pouco estranho isso de vanguardista... Acho que em geral as pessoas têm gostos mais excêntricos do que admitem. Na minha opinião todo mundo é excêntrico. Gosto mais da individualidade do que da vanguarda. Avant-garde soa muito programado para mim, e eu nunca tentei ser esquisita. Todos nós temos pequenas peculiaridades e alguns de nós lidamos com elas muito bem e somos abertos a isso. Bom, acho que sou mais aberta do que a média sobre essas peculiaridades"].

- Seus discos podem ser interpretados em certa medida como diários, nos quais você destila muitos pensamentos e experiências pessoais. É necessário colocar o coração nas músicas?

Não acho necessário... Acho que toda música tem o direito de existir, com ou sem coração.

[2001: "Há vários lugares onde não consigo documentar como me sinto; eles são confusos, e eu gosto disso. É algo que não consigo controlar. Às vezes, se algo incrível acontece comigo, preciso contar a um amigo sobre isso. Outras vezes, porém, preciso escrever uma música. Nesses casos, não conto a mais ninguém. Mas eu sempre coloco meu coração nas músicas, é claro"].

- Um dos adjetivos recorrentes que lhe descrevem como artista é a palavra "única", no sentido de incomparável. É uma qualidade deliberada. É importante para você?

Não somos todos únicos? Acho que é um ponto cego, algo em mim que não consigo enxergar de fora...

- Você cuida de cada detalhe de seus shows para que eles se tornem uma ação artística total, algo que eu acho que é melhor exemplificado na turnê "Cornucopia", um show que funciona como uma obra de arte efêmera que dura apenas uma hora e meia e depois desaparece.

Obrigada! É um grande elogio. Eu aprecio isso. Obviamente, vou a shows desde criança e adoro a interação do som com o ouvinte e o que isso faz com os ouvidos, coração e alma combinados naquele momento. Pode ser algo mágico e transformador. Obviamente, todos os músicos aspiram a isso: às vezes a gente consegue, e muitas vezes não... Mas eu adoro o formato de concerto, é uma das minhas coisas favoritas.

- "Cornucopia" é seu espetáculo mais teatral. Lembrando seu trabalho intermitente como atriz, que retomou recentemente em "The Northman", tem sido uma frustração para você não desenvolver mais o seu trabalho como atriz?

Nas poucas vezes que tentei atuar, achei muito chato e não tão envolvente e satisfatório quanto estar no meio de uma música. Sempre me senti um pouco como um peixe fora d'água. Falando em expressão em "Cornucopia", o melhor de um show é que podemos justapor músicas emocionalmente estruturadas em uma ordem, e isso traz à tona a intérprete em mim. É uma parte da musicalidade que tanto os violinistas quanto os pianistas têm, o aspecto performativo, mas é sem linguagem e em muitos aspectos é uma celebração por finalmente estar livre de palavras em um mundo sonoro.

- A tecnologia sempre pareceu te atrair. Você acha que a Inteligência Artificial é uma nova ferramenta para músicos ou uma ameaça? Você já tentou trabalhar com isso?

Acho que, como a maioria das ferramentas, não é a ferramenta em si que é ruim, mas o que você faz com ela. Toda vez que os humanos inventam algo novo, surge a questão moral de como isso pode ser usado para o bem ou para o mal, e não há uma resposta em preto e branco. Não importa se é sobre fogo, telefone, internet ou inteligência artificial. Sempre surge o mesmo enigma: não é a ferramenta, mas o que se faz com ela.

- Você considera seus álbuns independentes uns dos outros ou eles formam um trabalho contínuo que mantém relações e conexões?

Hmm... Ambos... Há uma ordem cronológica e algumas pequenas histórias que se repetem ao longo dos álbuns entre as músicas, como "Pagan Poetry" e "Losss", "Arisen My Senses" e "Ovule", "Isobel" e "Bachelorette".

- Você está trabalhando em novas músicas?

Estou sempre trabalhando em algo, mas devagar e com segurança. Agora é muito cedo para descrevê-lo.

- A natureza é um dos grandes temas da sua música e uma das suas grandes preocupações. Que mensagem você acha importante transmitir hoje sobre as mudanças climáticas?

Que não seja tarde demais. Tome uma atitude agora. Passe mais tempo ao ar livre!

- Depois de 40 anos escrevendo canções e fazendo música, quais você acha que são seus maiores pontos fortes e fracos como criadora?

Meu entusiasmo.

- Você usa suas letras para explorar seus sentimentos e sua identidade. Como você trabalha nelas?

Minhas letras passam por vários níveis de exposição, embora provavelmente não pareça porque são bastante diretas. Dedico muito tempo a elas e procuro encontrar o momento em que brilham, entre o véu e a exposição, numa expressão que espero seja universal.

Foto: Santiago Felipe.

Postagens mais visitadas deste blog

A história do vestido de cisne da Björk

20 anos! Em 25 de março de 2001 , Björk esteve no Shrine Auditorium , em Los Angeles, para a 73º edição do Oscar . Na ocasião, ela concorria ao prêmio de "Melhor Canção Original" por I've Seen It All , do filme Dancer in the Dark , lançado no ano anterior.  No tapete vermelho e durante a performance incrível da faixa, a islandesa apareceu com seu famoso "vestido de cisne". Questionada sobre o autor da peça, uma criação do  fashion   designer macedônio  Marjan Pejoski , disse: "Meu amigo fez para mim".    Mais tarde, ela repetiu o look na capa de Vespertine . Variações também foram usadas muitas vezes na turnê do disco, bem como em uma apresentação no Top of the Pops .  "Estou acostumada a ser mal interpretada. Não é importante para mim ser entendida. Acho que é bastante arrogante esperar que as pessoas nos compreendam. Talvez, tenha um lado meu que meus amigos saibam que outros desconhecidos não veem, na verdade sou uma pessoa bastante sensata.  ...

25 anos de Post - Conheça curiosidades sobre o álbum icônico de Björk

13 de junho de 1995: Há exatos 25 anos , era lançado Post , um dos trabalhos mais marcantes da carreira de Björk. Em comemoração a essa data especial, preparamos uma super matéria honrando a importância desse disco repleto de clássicos.  Para começar, conheça a história do álbum no documentário  dividido em dois episódios  na Websérie Björk . Os vídeos incluem imagens de bastidores, shows e diversas entrevistas detalhando a produção de Post e os acontecimentos daquela era. Tudo legendado em português !     Além disso, separamos vários depoimentos sobre as inspirações por trás das canções e videoclipes do álbum:  1. Army of Me: "Algumas das minhas melodias são muito difíceis para que outras pessoas possam cantar, mesmo que não envolvam técnicas específicas. Essa talvez é a única das minhas músicas que escapa desse 'padrão'. Me lembro de que, quando a escrevi, tentei ter um certo distanciamento. Me...

Saiba tudo sobre as visitas de Björk ao Brasil

Relembre todas as passagens de Björk por terras brasileiras! Preparamos uma matéria detalhada e cheia de curiosidades: Foto: Reprodução (1987) Antes de vir nos visitar em turnê, a cantora foi capa de algumas revistas brasileiras sobre música, incluindo a extinta  Bizz,  edição de Dezembro de 1989 . A divulgação do trabalho dela por aqui, começou antes mesmo do grande sucesso e reconhecimento em carreira solo, ainda com o  Sugarcubes . 1996 - Post Tour: Arquivo: João Paulo Corrêa SETLIST:  Army of Me One Day The Modern Things Venus as a Boy You've Been Flirting Again Isobel Possibly Maybe I Go Humble Big Time Sensuality Hyperballad Human Behaviour The Anchor Song I Miss You Crying Violently Happy It's Oh So Quiet.  Em outubro de 1996, Björk finalmente desembarcou no Brasil , com shows marcados em São Paulo (12/10/96) e no Rio de Janeiro (13/10/96) , como parte do Free Jazz Festival . Fotos: ...

Björk e a paixão pelo canto de Elis Regina: "Ela cobre todo um espectro de emoções"

"É difícil explicar. Existem várias outras cantoras, como Ella Fitzgerald , Billie Holiday , Edith Piaf , mas há alguma coisa em Elis Regina com a qual eu me identifico. Então escrevi uma canção, Isobel , sobre ela. Na verdade, é mais uma fantasia, porque sei pouco a respeito dela".  Quando perguntada se já viu algum vídeo com imagens de Elis, Björk respondeu:  "Somente um. É um concerto gravado no Brasil, em um circo, com uma grande orquestra. Apesar de não conhecê-la, trabalhei com ( Eumir ) Deodato e ele me contou várias histórias sobre ela. Acho que tem algo a ver com a energia com a qual ela canta. Ela também tem uma claridade no tom da voz, que é cheia de espírito.  O que eu gosto em Elis é que ela cobre todo um espectro de emoções. Em um momento, ela está muito feliz, parece estar no céu. Em outro, pode estar muito triste e se transforma em uma suicida".  A entrevista foi publicada na Folha de São Paulo , em setembro de 1996. Na ocasião, Björk divulgava o ...

O otimismo de Björk para o futuro

Imaginativa e experimental, teatral e lúdica. Por trinta anos, a música de Björk criou novos mundos, envolvendo sua voz poderosa e inovadora. Promovendo "Fossora" e o show "Cornucopia", ela concedeu uma nova entrevista ao Corriere Della Sera. Confira a tradução completa: - Qual era a sua ideia quando você criou este show? Fiz a turnê "Biophilia" com o palco no centro da arena, destronando os músicos. Depois fiz "Vulnicura" com uma versão em realidade virtual, como um trabalho solitário sobre uma desilusão amorosa. E de certa forma "Cornucópia" é uma continuação de tudo isso. Trabalhei muito com som surround, trazendo para o palco e tornando "teatral". Resumindo, "Cornucopia" é o teatro digital para o século XXI. - Pode haver emoção no digital? Quando se trata do que vem do coração, não há diferença entre digital ou analógico. Se um músico colocou sentimentos em seu trabalho, então há emoções. - Qual a importância do...