Pular para o conteúdo principal

Björk como inspiração feminista e a mídia carregada de estereótipos nas análises de Vulnicura


Depois de compartilhar uma prévia de um novo vídeo para Notget, Björk continuou a divulgação de sua exposição, que essa semana chegou a Los Angeles, e comentou sobre o feminismo envolvendo o seu nome em entrevista ao NOISEY!


Na coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira, nossa islandesa, que participou representada por um avatar, declarou: "De todas as coisas que já fiz, a exposição digital foi a mais espontânea. A questão das limitações é a parte que me deixa mais animada. Tudo ainda está em construção, é possível improvisar, é como o futuro, você não sabe o que vai acontecer, é como cavar um buraco com uma colher de chá".  

Ela comentou que seu próximo show (30/05) contará "apenas" com ela e uma orquestra de 32 músicos, sem elementos eletrônicos e visuais, e ela retornará em julho para o FYF Festival com Arca e uma orquestra de 15 músicos. Segundo Björk, essa outra ocasião será uma celebração ao ar livre, recheada de efeitos especiais e algumas outras surpresas. A Björk Digital pode ser considerada uma experiência destinada a forjar uma conexão íntima com os fãs da cantora, o que ela diz ter encontrado em seus últimos DJ-sets: "Eu realmente fui capaz de conhecer mais pessoas que ouvem a minha música".
 

Sobre seu próximo projeto, um novo álbum, a artista garante que "provavelmente ele não acontece parcialmente na terra". Enquanto isso, diz estar ouvindo bastante Kelela e o compositor Jürg Frey, e ocupada com as gravações, seus shows acústicos e os mais "festivos", além dos DJ-sets, tentando "manter o medo, ficar vulnerável, mas também animada".



Em recente entrevista ao NOISEY, Björk não poupou detalhes sobre suas preferências musicais na construção de seus discos: "Eu não sou a maior fã do piano. Acabo tendo instrumentos como órgão, celestes ou cravos em meus álbuns. Algo com maior mistério. Gosto de coisas ornamentadas, adoro bordados, sou apenas uma menina. Meus arranjos são bastante femininos.

Definitivamente, a melhor sensação é quando você escreveu uma canção que você acha que é boa. [Nós, músicos] somos juízes bem duros, escrevemos um monte de músicas que achamos que estão OK, mas quando compomos uma realmente boa é um sentimento especial. É como magia. É uma declaração filosófica e proativa: você não gosta da atual situação do mundo? Então que tal isso? Você vem com uma opção positiva ao invés de outra onde tudo vai pelo ralo.

Eu  amo ficar perdida na preparação de novos aplicativos, ou sentada com um monte de nerds bebendo café. Trabalho principalmente na minha casa na Islândia. Tenho um pequeno estúdio aqui em Nova York. Você não precisa de muito espaço para fazer música. Ocasionalmente quando se está gravando cordas, é necessário um estúdio extravagante, e eu não gosto de compor neles porque naquela hora você não fez nada e custou um bilhão de dólares. Também gosto de ter velas agradáveis ​​e minhas pequenas coisas por lá, fazer uma xícara de chá, contar piadas, cozinhar e comprar algumas bebidas. Definitivamente, a minha coisa menos favorita é o lado do dinheiro. Sou muito abençoada porque tenho alguém com quem trabalho desde os 16 anos. Às vezes ele é meu empresário, meu amigo e às vezes ele é a minha gravadora. Isso é muito especial".


Lidando com as músicas do "Vulnicura" mais de dois anos após seu lançamento e o foco da mídia com o tema do disco: "Estou muito feliz por ter feito isso de abril a julho de 2015, e depois ter começado a trabalhar em meu novo álbum. De certa forma, lançar o livro de partituras e fazer meus shows acústicos, sou eu ouvindo todas as novas feministas me pedindo para fazer todo tipo de material a favor do movimento, e eu pensei que, a melhor coisa seria dizer ao mundo que, eu realmente faço os meus próprios arranjos. Alguns dos meus parentes pensam que isso vem da magia, do céu ou algo assim. Eu me sentia bem (...), mas quando me apresentei no Royal Albert Hall, eu estava esperando que todos escrevessem sobre os meus arranjos e... não aconteceu nada. Obviamente, não estou tentando controlar ninguém, mas não houve menção a isso.


Os homens podem fazer um filme de ficção científica ou um álbum sobre a galáxia, e ninguém fica, "Por que você não está falando sobre sua namorada?". Foi uma escolha minha ser previsível no "Vulnicura": uma mulher sofrendo pelo o ex-namorado. Eu sabia que levaria algum tempo para falar sobre isso, e vai levar muito mais para sair desse assunto também. Uma vez que você joga esse jogo, só te querem nesse papel. Levei dois anos para escrevê-lo, então fiquei: "OK vamos lá. Vai demorar um pouco para desfazer tudo, mas vou mesmo assim".

Estou muito lisonjeada em ser citada em matérias de revistas e convidada para fazer parte de eventos [feministas], mas não quero passar disso e não acho que seja bom, porque às vezes é melhor fazer algo que vem do seu coração e isso vai mudar mais coisas. Nessa entrevista, todo mundo estava me dizendo que eu tive uma grande influência sobre as meninas mundo afora. Eu não tinha ideia disso, mas aí vi que todos esses sites começaram a comentar depois que eu falei: "Bom, talvez também tenhamos que nos culpar, talvez as pessoas não estão nos creditando como engenheiras e/ou produtoras porque elas nunca nos viram assim, só como um belo vestido". Você nunca vê Missy Elliott ao lado de uma mesa de mixagem, embora saibamos que ela é uma produtora. Eu não quero culpá-la por um segundo aqui, eu tenho culpa também... todas nós.
 

(...) Acho que a maior ajuda que posso oferecer é fazer as coisas. Quando as meninas me perguntam: "Você programou suas batidas?" E eu: "Sim, boa parte delas. Escrevi a linha do baixo em "Venus As A Boy". Então me respondem: "Realmente, foi muito importante para mim saber disso". Eu nunca pensei em mim como uma inspiração feminista, e nos últimos anos ousei fazer isso. Quando olho para trás quando e lembro quando eu tinha a idade delas, só o fato de que Kate Bush produziu seus álbuns me deu esperança. Não era que eu quisesse copiar sua música ou a de Joni Mitchell, era o fato de que elas realmente faziam, e que era possível. 

"Por isso fiz o livro e a turnê acústica, para que as pessoas apreciem o meu ofício. Seria ótimo se, da mesma forma que dissessem que alguém do Radiohead, ou que produz arranjos, escrevessem sobre o seu trabalho, e não sua vida amorosa".

Mas teria a islandesa se apaixonado de novo? Aos risos ela respondeu: "Sim, com certeza, mas talvez seja algo muito frágil para se falar".


"Quando eu canto agora é realmente mais como uma intérprete, e menos sobre a minha vida. Essas músicas [do Vulnicura] tem pelo menos 5 anos, é muito tempo! É diferente apresentá-las agora. Ainda é doloroso porque algumas não são nem sobre mim, nem sobre minha experiência pessoal, mas sobre como o amor é difícil às vezes, para todos. Qualquer amor, não apenas esse amor entre um casal. Você nunca sabe qual será o seu humor quando for acordar pela manhã para fazer um show. Às vezes, essa música vai te foder e outro dia é só uma música, aí está a diversão". 

Postagens mais visitadas deste blog

Debut, o primeiro álbum da carreira solo de Björk, completa 30 anos

Há 30 anos , era lançado "Debut", o primeiro álbum da carreira solo de Björk : "Esse disco tem memórias e melodias da minha infância e adolescência. No minuto em que decidi seguir sozinha, tive problemas com a autoindulgência disso. Era a história da garota que deixou a Islândia, que queria lançar sua própria música para o resto do mundo. Comecei a escrever como uma estrutura livre na natureza, por conta própria, na introversão". Foi assim que a islandesa refletiu sobre "Debut" em 2022, durante entrevista ao podcast Sonic Symbolism: "Eu só poderia fazer isso com algum tipo de senso de humor, transformando-o em algo como uma história de mitologia. O álbum tem melodias e coisas que eu escrevi durante anos, então trouxe muitas memórias desse período. Eu funcionava muito pelo impulso e instinto". Foto: Jean-Baptiste Mondino. Para Björk, as palavras que descrevem "Debut" são: Tímido, iniciante, o mensageiro, humildade, prata, mohair (ou ango

Saiba tudo sobre as visitas de Björk ao Brasil

Relembre todas as passagens de Björk por terras brasileiras! Preparamos uma matéria detalhada e cheia de curiosidades: Foto: Reprodução (1987) Antes de vir nos visitar em turnê, a cantora foi capa de algumas revistas brasileiras sobre música, incluindo a extinta  Bizz,  edição de Dezembro de 1989 . A divulgação do trabalho dela por aqui, começou antes mesmo do grande sucesso e reconhecimento em carreira solo, ainda com o  Sugarcubes . 1996 - Post Tour: Arquivo: João Paulo Corrêa SETLIST:  Army of Me One Day The Modern Things Venus as a Boy You've Been Flirting Again Isobel Possibly Maybe I Go Humble Big Time Sensuality Hyperballad Human Behaviour The Anchor Song I Miss You Crying Violently Happy It's Oh So Quiet.  Em outubro de 1996, Björk finalmente desembarcou no Brasil , com shows marcados em São Paulo (12/10/96) e no Rio de Janeiro (13/10/96) , como parte do Free Jazz Festival . Fotos:  André Gardenberg, Folhapres

A história do vestido de cisne da Björk

20 anos! Em 25 de março de 2001 , Björk esteve no Shrine Auditorium , em Los Angeles, para a 73º edição do Oscar . Na ocasião, ela concorria ao prêmio de "Melhor Canção Original" por I've Seen It All , do filme Dancer in the Dark , lançado no ano anterior.  No tapete vermelho e durante a performance incrível da faixa, a islandesa apareceu com seu famoso "vestido de cisne". Questionada sobre o autor da peça, uma criação do  fashion   designer macedônio  Marjan Pejoski , disse: "Meu amigo fez para mim".    Mais tarde, ela repetiu o look na capa de Vespertine . Variações também foram usadas muitas vezes na turnê do disco, bem como em uma apresentação no Top of the Pops .  "Estou acostumada a ser mal interpretada. Não é importante para mim ser entendida. Acho que é bastante arrogante esperar que as pessoas nos compreendam. Talvez, tenha um lado meu que meus amigos saibam que outros desconhecidos não veem, na verdade sou uma pessoa bastante sensata. 

Björk nega história envolvendo o músico argentino Charly Garcia: "Não sei quem é"

O livro "100 veces Charly" compila histórias que ocorreram na vida de Charly Garcia . Um desses relatos foi muito comentado ao longo dos anos. Após uma apresentação da "Volta Tour" na Argentina, o cantor e compositor teria tentado chamar a atenção de Björk em um jantar. Foi relatado que o músico era um grande fã e queria algum tipo de colaboração musical. Estava animado em conhecê-la, e junto de sua equipe descobriu o lugar que ela estaria e foi até lá para tentar tocar com ela e outros músicos argentinos. Pedro Aznar, Gaby Álvarez, Gustavo Cerati e Alan Faena. No entanto, Björk não apareceu de imediato e ficou em seu camarim no Teatro Gran Rex. Algumas horas depois, ela quis sair para comer. Assim, uma longa mesa foi montada para ela, sua equipe e banda. E então os músicos argentinos se juntaram a eles. Apesar das tentativas de Charly de iniciar uma conversa, Björk o teria ignorado completamente, conversando apenas com a amiga islandesa ao lado dela. A história fo

Björk responde pergunta enviada por Mitski

Em 2017, Björk respondeu perguntas de alguns artistas para DAZED , incluindo uma enviada por Mitski : M: Quanta confiança você deposita no seu público e o quanto eles importam para você quando está se apresentando ao vivo? Às vezes, quando performo e é óbvio que a plateia está lá apenas para festejar, sinto que existe um muro entre mim e eles, e acabo tendo crises existenciais sobre isso. Eu sei que muito disso tem a ver com o ego, mas quando você pegou um avião para ir até lá e não tem dormido bem há dias, e então faz um show onde nada parece se conectar, é fácil imaginar o que e para quem exatamente você está se apresentando. B: Hmm... Eu acho que é por isso que sempre pedi para tocar cedo! Muitas das minhas músicas são lentas, então mesmo quando estou sendo a headliner de um festival, pergunto se posso me apresentar ao anoitecer. Eu verifico com antecedência a que horas o sol vai se pôr e tento começar meu set ao anoitecer, daí começa a ficar escuro no meio do caminho, então peg