Pular para o conteúdo principal

10 curiosidades sobre Björk


Dez coisas que aprendemos sobre Björk em sua entrevista para Lauren Laverne na Rádio BBC.

1 - Ela já pensou em ser uma apresentadora de um programa de rádio:

Björk está na indústria da música durante a maior parte de sua vida. Seu primeiro lançamento oficial, um álbum auto-intitulado que consiste em uma mistura de covers traduzidos para o islandês e algumas músicas originais, foi lançado em 1977, quando ela tinha apenas 12 anos de idade. Sendo assim, Lauren perguntou se Björk considerou outras carreiras. Aparentemente, ela teria gostado de ser uma apresentadora de rádio, como Lauren.

"Eu queria ter um programa de rádio onde eu diria às pessoas sobre músicas que elas não ouviram", disse ela. Na falta disso, ela comenta que gostaria de ter sido professora de música ou praticamente qualquer coisa, desde que envolvesse música.

2 - Ela pensa bastante sobre os títulos de seus álbuns:

Ela geralmente pensa nos títulos de seus álbuns enquanto os grava e, pouco tempo antes do seu lançamento, passa por um processo de ter "cerca de mil ideias em um momento que seu cérebro parece que vai implodir e fazer fumaça quando o título definitivo está por vir".

Quanto a escolher "Utopia" como o nome de seu novo álbum, ela sente que "foi bom que isso fosse um clichê" porque sua música "é estranha o bastante como isso", e que o álbum permite que as pessoas pensem: "Eu deveria estar ouvindo algo que eu não ouvi antes, então está certo". 

Ela também acredita que o otimismo deste título se reflete na música presente no álbum, mas que ela não é ingênua, pois sabe que se queremos experimentar alegria em nossas vidas, então devemos criá-la nós mesmos. "Temos que trazer a iniciativa. Não podemos esperar que venha de outro lugar".

3 - Ela adora colaborar com outros músicos:

Björk acredita que colaborar com as pessoas certas pode dar uma confiança que não necessariamente existe quando se está trabalhando sozinho. A música de "Utopia" veio de uma "brincadeira musical" que ela compartilhou com Arca e que eles "encorajaram um ao outro para que tomassem as decisões mais valentes".

4 - Ela não é muito sentimental sobre as maneiras de se consumir música:

"Nós temos que lembrar que coisas como pubs onde aconteciam shows, CDs, ou essas maneiras de como se consumia música, não é uma norma. Isso foi apenas uma sugestão". Ela acredita que o mais importante é nos perguntarmos como gostaríamos de ouvir nossos artistas favoritos. "Bom, eu adoraria ficar ao lado deles enquanto cantassem para mim no meu ouvido. Ou nadar e ao sair da água, me deparar com um coral".

5 - Ela gosta que seus colaboradores sejam creditados com os títulos de trabalho adequados:

"Eu e James Merry trabalhamos juntos há oito anos, e ele mora na Islândia, e seu "título de trabalho" continua mudando. Agora nós decidimos que ele será chamado de Co-Diretor Visual Criativo, e somos só nós dois".

6 - Ela é uma grande defensora da ideia de natureza e tecnologia trabalhando em harmonia:

Ela acha que o tipo de utopia em que todos gostaríamos de viver é uma em que estaríamos "na natureza, mas com muitas ferramentas que limpariam os oceanos e a toxicidade do ar". Também lembrou que isso é algo sobre o qual ela vem falando há vinte anos.

7 - Ela ama a Rihanna:

"Eu amo a Rihanna. Ela é a melhor!".

8 - Björk acha que não há tempo suficiente para fazer tudo o que ela quer fazer:

"Eu acho que isso é algo negativo. Queria que tivesse cinco versões minhas para fazer as coisas que eu quero fazer. É que eu acabo ficando sem energia para fazer todas as coisas que desejo". Ela ainda diz que fica impaciente demais para executar uma ideia porque sua cabeça já está de olho na próxima.

9 - Ela tenta não ouvir sua própria música:

Por tocar, na maioria das vezes, com músicos diferentes em suas turnês, Björk acaba verificando seu material antigo com certa frequência para ver quais músicas se encaixam com um novo projeto.

"Eu já as escutei tantas vezes. Tento ouvir o mínimo possível, porque, obviamente, o processo de mixagem quase faz entorpecer".

10 - Ela se mostra otimista sobre o futuro:

Ela observa as coisas acontecendo ao redor dela e isso lhe dá esperança, como uma adolescente que acabou de inventar uma maneira engenhosa de limpar o oceano. "Não será um mundo do século 19 ou do século 20. Será um mundo novo com menos animais, mas definitivamente com um caminho a se seguir".

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba tudo sobre as visitas de Björk ao Brasil

Relembre todas as passagens de Björk por terras brasileiras! Preparamos uma matéria detalhada e cheia de curiosidades: Foto: Reprodução (1987) Antes de vir nos visitar em turnê, a cantora foi capa de algumas revistas brasileiras sobre música, incluindo a extinta  Bizz,  edição de Dezembro de 1989 . A divulgação do trabalho dela por aqui, começou antes mesmo do grande sucesso e reconhecimento em carreira solo, ainda com o  Sugarcubes . 1996 - Post Tour: Arquivo: João Paulo Corrêa SETLIST:  Army of Me One Day The Modern Things Venus as a Boy You've Been Flirting Again Isobel Possibly Maybe I Go Humble Big Time Sensuality Hyperballad Human Behaviour The Anchor Song I Miss You Crying Violently Happy It's Oh So Quiet.  Em outubro de 1996, Björk finalmente desembarcou no Brasil , com shows marcados em São Paulo (12/10/96) e no Rio de Janeiro (13/10/96) , como parte do Free Jazz Festival . Fotos:  André Gardenberg, Folhapres

Debut, o primeiro álbum da carreira solo de Björk, completa 30 anos

Há 30 anos , era lançado "Debut", o primeiro álbum da carreira solo de Björk : "Esse disco tem memórias e melodias da minha infância e adolescência. No minuto em que decidi seguir sozinha, tive problemas com a autoindulgência disso. Era a história da garota que deixou a Islândia, que queria lançar sua própria música para o resto do mundo. Comecei a escrever como uma estrutura livre na natureza, por conta própria, na introversão". Foi assim que a islandesa refletiu sobre "Debut" em 2022, durante entrevista ao podcast Sonic Symbolism: "Eu só poderia fazer isso com algum tipo de senso de humor, transformando-o em algo como uma história de mitologia. O álbum tem melodias e coisas que eu escrevi durante anos, então trouxe muitas memórias desse período. Eu funcionava muito pelo impulso e instinto". Foto: Jean-Baptiste Mondino. Para Björk, as palavras que descrevem "Debut" são: Tímido, iniciante, o mensageiro, humildade, prata, mohair (ou ango

Nos 20 anos de Vespertine, conheça as histórias de todas as canções do álbum lendário de Björk

Vespertine está completando 20 anos ! Para celebrar essa ocasião tão especial, preparamos uma super matéria . Confira detalhes de todas as canções e vídeos de um dos álbuns mais impressionantes da carreira de Björk ! Coloque o disco para tocar em sua plataforma digital favorita, e embarque conosco nessa viagem.  Foto: Inez & Vinoodh.  Premissa:  "Muitas pessoas têm medo de serem abandonadas, têm medo da solidão, entram em depressão, parecem se sentir fortes apenas quando estão inseridas em grupos, mas comigo não funciona assim. A felicidade pode estar em todas as situações, a solidão pode me fazer feliz. Esse álbum é uma maneira de mostrar isso. "Hibernação" foi uma palavra que me ajudou muito durante a criação. Relacionei isso com aquela sensação de algo interno e o som dos cristais no inverno. Eu queria que o álbum soasse dessa maneira. Depois de ficar obcecada com a realidade e a escuridão da vida, de repente parei para pensar que inventar uma espécie de paraí

Björk e a paixão pelo canto de Elis Regina: "Ela cobre todo um espectro de emoções"

"É difícil explicar. Existem várias outras cantoras, como Ella Fitzgerald , Billie Holiday , Edith Piaf , mas há alguma coisa em Elis Regina com a qual eu me identifico. Então escrevi uma canção, Isobel , sobre ela. Na verdade, é mais uma fantasia, porque sei pouco a respeito dela".  Quando perguntada se já viu algum vídeo com imagens de Elis, Björk respondeu:  "Somente um. É um concerto gravado no Brasil, em um circo, com uma grande orquestra. Apesar de não conhecê-la, trabalhei com ( Eumir ) Deodato e ele me contou várias histórias sobre ela. Acho que tem algo a ver com a energia com a qual ela canta. Ela também tem uma claridade no tom da voz, que é cheia de espírito.  O que eu gosto em Elis é que ela cobre todo um espectro de emoções. Em um momento, ela está muito feliz, parece estar no céu. Em outro, pode estar muito triste e se transforma em uma suicida".  A entrevista foi publicada na Folha de São Paulo , em setembro de 1996. Na ocasião, Björk divulgava o

A história do vestido de cisne da Björk

20 anos! Em 25 de março de 2001 , Björk esteve no Shrine Auditorium , em Los Angeles, para a 73º edição do Oscar . Na ocasião, ela concorria ao prêmio de "Melhor Canção Original" por I've Seen It All , do filme Dancer in the Dark , lançado no ano anterior.  No tapete vermelho e durante a performance incrível da faixa, a islandesa apareceu com seu famoso "vestido de cisne". Questionada sobre o autor da peça, uma criação do  fashion   designer macedônio  Marjan Pejoski , disse: "Meu amigo fez para mim".    Mais tarde, ela repetiu o look na capa de Vespertine . Variações também foram usadas muitas vezes na turnê do disco, bem como em uma apresentação no Top of the Pops .  "Estou acostumada a ser mal interpretada. Não é importante para mim ser entendida. Acho que é bastante arrogante esperar que as pessoas nos compreendam. Talvez, tenha um lado meu que meus amigos saibam que outros desconhecidos não veem, na verdade sou uma pessoa bastante sensata.