Pular para o conteúdo principal

A influência da flauta no canto de Björk


- É um exercício intelectual interessante pensar sobre o que se trata a utopia. Para você, qual é a "paisagem auditiva" da perfeição?

Eu sempre quis que este álbum fosse os dois lados da utopia: a fantasia perfeita, mas também a realidade. Durante as composições e a mixagem, fiquei realmente curiosa sobre o contraste entre os sonhos das pessoas e como elas fazem para torná-los realidade. Isso me deixa empolgada. Eu acho que este álbum também foi uma tentativa de definir isso: ter muito ficção científica, fantasia, reverberar em um bilhão de momentos - e então, um minuto depois, a realidade.

- Os homens arruinam a utopia?

Não, no final, homens e mulheres têm que negociar: as histórias sempre terminam em algum onde os sexos encontraram uma nova maneira de se comunicar. Mas eu acho que o início deste álbum e a ideia utópica são quase como um protesto radical do tipo: "Ok, eu vou com meus filhos e minhas flautas naquele canto por aí, e é aí que vou definir a minha utopia e, uma vez que a defini, podemos nos entender", sabe?

É realmente curioso fazer isso enquanto o Trump foi eleito, e temos todas essas questões no mundo, como por exemplo, o #MeToo. Eu acho que estamos realmente em um lugar onde precisamos redefinir os papéis que vamos desempenhar, não apenas para as mulheres, mas para os homens. Eu acho que eles também estão exaustos de seus próprios papéis.

- Seu álbum anterior, "Vulnicura", foi sobre o fim de um relacionamento longo em que você esteve, e você já mencionou que foi uma coisa muito dolorosa de se criar. Este novo álbum é uma continuação de sua própria jornada, um novo capítulo. Você está seguindo em frente, por falta de um clichê melhor.

Acho que a gravidade do último disco me deixou muito entusiasmada com tudo o que era leve, de modo que se tornou definitivamente uma das principais inspirações para o som deste álbum: comecei a escrever arranjos de flauta, e eu me juntei como 12 meninas na Islândia para tocar as flautas.

Eu estava cansada da importância excessiva da narração presente no último álbum, onde foi cheia de autopiedade e autoindulgência. Eu queria apenas ser livre e me tornar uma musicista novamente, e ter minha voz, ao invés de estar deitada no chão sofrendo, e sim com minhas melodias sendo como constelações nas nuvens.

- Você pensa sobre a questão da respiração como sua própria ferramenta de composição? Muitas pessoas aprendem o piano primeiro, ou talvez o violino. Quando uma flauta, um instrumento que é tão dependente da sua respiração, é o seu primeiro instrumento, eu me pergunto se isso influencia como você compõe música.

Definitivamente. Comecei a escrever melodias muito jovem. Eu morava nos subúrbios de Reykjavík e sempre caminhava muito. Eu penso que quando você anda e canta ao mesmo tempo, sem saber disso, você provavelmente está regulando sua respiração.

Eu penso que quando você anda e canta ao mesmo tempo, sem saber disso, você provavelmente está regulando sua respiração. E essa é a minha maneira preferida de cantar.

- Qual é a sua música favorita para cantar quando você está apenas andando pela cidade? Existe alguma que sempre vem na sua cabeça?

Bom, eu costumo tentar caminhar para algum lugar onde ninguém possa me ouvir: se uma pessoa caminha em minha direção, eu vou parar até que a pessoa se vá. É por isso que gosto de viver pelos oceanos, ou nos arredores das cidades onde eu tenho montanhas ou florestas, para que eu possa andar por aí.

Mas acho que na maioria das vezes quando estou cantando, é quando acabo de fazer as coisas. É mais como um yoga vocal, onde eu estou aquecendo minha voz: talvez na primeira meia hora eu nem vou cantar, e então eu começo com duas pequenas "anotações", e então, você sabe ... Você pode ouvir que em muitas das minhas músicas, tem o verso em que você está meio na letra, e então os coros onde a voz já está aquecida.

- Eu tenho que dizer, tem algo engraçado sobre Björk andando por aí e cantando para si mesma, e então ficando tão envergonhada ao ponto de parar quando alguém caminha ao seu lado. Quero dizer, você é a Björk. Você é muito boa em cantar!

Eu sei! Mas eu não sou a Björk para mim mesma. Ninguém é um ícone para si.

- Quero lhe perguntar sobre algo que você mencionou anteriormente. Definitivamente, estamos vivendo um momento em que há conversas muito mais públicas sobre o que é ser uma mulher caminhando pelo mundo, o que é viver com assédio sexual ou agressão sexual. Você fez uma publicação amplamente vista no Facebook recentemente, sobre alguém com quem você trabalhou no setor cinematográfico. Eu me pergunto como você está observando o desenrolar de tudo isso.

Então, quando eu tinha 33 anos, fui à Dinamarca e atuei pela primeira vez na minha vida em um filme. Não só eu estava indo para o país que costumava oprimir a Islândia por [centenas de anos], o que é um pouco irônico, mas também como musicista e uma mulher que nunca experimentou nenhum assédio. ... Como eu disse no meu post no Facebook, fui realmente abençoado: fui criada em um país que provavelmente é o mais próximo da igualdade entre os sexos do mundo - não é igual, mas é um dos mais próximos. E eu também vim do meio punk, onde havia grande importância em possuir seu trabalho, liberando sua própria música e não pertencendo a nenhuma empresa.

E, portanto, quando entrei no ramo dos filmes, o contraste era muito óbvio. Eu me manifestei depois de dois meses em defesa da minha música, porque eles estavam editando-a sem a minha permissão.

Mas eu não falei sobre o lado do assédio até agora, porque, como todas as mulheres que estão se manifestando agora, elas sabiam que se resistissem, simplesmente seriam ridicularizadas ou mencionadas como criadoras de problemas, como se não tivesse espaço para isso na esfera pública. Era apenas algo que as mulheres tinham que enfrentar e lidar, como parte da bagagem de ser uma mulher. O que é tão bonito sobre esse momento, agora, é que isso está mudando. É maravilhoso para mim ter uma filha jovem e me sentir confiante de que ela não vai ter que aceitar isso. Realmente parece que há uma grande mudança no ar. E é por isso que eu compartilhei minha história.

- Você acha que a utopia é possível? Quero dizer, você escolheu esse título porque você é inerentemente uma pessoa otimista? Ou é uma interpretação mais cínica, lançando-a como uma espécie de expectativa ingênua?

Eu acho que é tudo isso. Gosto da complexidade que o título "Utopia" traz. Tenho seis irmãos mais novos; Eu era a mais velha. E depois fui uma mãe solteira, muito cedo. Eu sempre tive muitas crianças ao meu redor, e quando você está criando crianças você precisa ter um plano espiritual com otimismo: tem que haver uma saída, ou uma maneira de crescer. Penso que com qualquer situação, especialmente as difíceis, você tem que ter imaginação para pensar na utopia.

Você deve pensar em uma alternativa para a situação em que você está. E às vezes é preciso muito esforço, mas você tem que acreditar no seu direito de fazer isso.

- Björk em entrevista para o NPR's Rachel Martin, novembro de 2017. 

Postagens mais visitadas deste blog

Sindri Eldon explica antigo comentário sobre a mãe Björk

Foto: Divulgação/Reprodução.  O músico Sindri Eldon , que é filho de Björk , respondeu as críticas de uma antiga entrevista na qual afirmou ser um compositor melhor do que sua mãe.  Na ocasião, ele disse ao Reykjavík Grapevine : "Minha principal declaração será provar a todos o que secretamente sei há muito tempo: que sou melhor compositor e letrista do que 90% dos músicos islandeses, inclusive minha mãe".  A declaração ressurgiu no Twitter na última semana, e foi questionada por parte do público que considerou o comentário uma falta de respeito com a artista. Na mesma rede social, Sindri explicou:  "Ok. Primeiramente, acho que deve ser dito que isso é de cerca de 15 anos atrás. Eu era um idiota naquela época, bebia muito e estava em um relacionamento tóxico. Tinha um problema enorme e realmente não sabia como lidar com isso. Essa entrevista foi feita por e-mail por um cara chamado Bob Cluness que era meu amigo, então as respostas deveriam ser irônicas e engraçadas. Eu

Nos 20 anos de Vespertine, conheça as histórias de todas as canções do álbum lendário de Björk

Vespertine está completando 20 anos ! Para celebrar essa ocasião tão especial, preparamos uma super matéria . Confira detalhes de todas as canções e vídeos de um dos álbuns mais impressionantes da carreira de Björk ! Coloque o disco para tocar em sua plataforma digital favorita, e embarque conosco nessa viagem.  Foto: Inez & Vinoodh.  Premissa:  "Muitas pessoas têm medo de serem abandonadas, têm medo da solidão, entram em depressão, parecem se sentir fortes apenas quando estão inseridas em grupos, mas comigo não funciona assim. A felicidade pode estar em todas as situações, a solidão pode me fazer feliz. Esse álbum é uma maneira de mostrar isso. "Hibernação" foi uma palavra que me ajudou muito durante a criação. Relacionei isso com aquela sensação de algo interno e o som dos cristais no inverno. Eu queria que o álbum soasse dessa maneira. Depois de ficar obcecada com a realidade e a escuridão da vida, de repente parei para pensar que inventar uma espécie de paraí

Debut, o primeiro álbum da carreira solo de Björk, completa 30 anos

Há 30 anos , era lançado "Debut", o primeiro álbum da carreira solo de Björk : "Esse disco tem memórias e melodias da minha infância e adolescência. No minuto em que decidi seguir sozinha, tive problemas com a autoindulgência disso. Era a história da garota que deixou a Islândia, que queria lançar sua própria música para o resto do mundo. Comecei a escrever como uma estrutura livre na natureza, por conta própria, na introversão". Foi assim que a islandesa refletiu sobre "Debut" em 2022, durante entrevista ao podcast Sonic Symbolism: "Eu só poderia fazer isso com algum tipo de senso de humor, transformando-o em algo como uma história de mitologia. O álbum tem melodias e coisas que eu escrevi durante anos, então trouxe muitas memórias desse período. Eu funcionava muito pelo impulso e instinto". Foto: Jean-Baptiste Mondino. Para Björk, as palavras que descrevem "Debut" são: Tímido, iniciante, o mensageiro, humildade, prata, mohair (ou ango

Björk e a paixão pelo canto de Elis Regina: "Ela cobre todo um espectro de emoções"

"É difícil explicar. Existem várias outras cantoras, como Ella Fitzgerald , Billie Holiday , Edith Piaf , mas há alguma coisa em Elis Regina com a qual eu me identifico. Então escrevi uma canção, Isobel , sobre ela. Na verdade, é mais uma fantasia, porque sei pouco a respeito dela".  Quando perguntada se já viu algum vídeo com imagens de Elis, Björk respondeu:  "Somente um. É um concerto gravado no Brasil, em um circo, com uma grande orquestra. Apesar de não conhecê-la, trabalhei com ( Eumir ) Deodato e ele me contou várias histórias sobre ela. Acho que tem algo a ver com a energia com a qual ela canta. Ela também tem uma claridade no tom da voz, que é cheia de espírito.  O que eu gosto em Elis é que ela cobre todo um espectro de emoções. Em um momento, ela está muito feliz, parece estar no céu. Em outro, pode estar muito triste e se transforma em uma suicida".  A entrevista foi publicada na Folha de São Paulo , em setembro de 1996. Na ocasião, Björk divulgava o

Saiba tudo sobre as visitas de Björk ao Brasil

Relembre todas as passagens de Björk por terras brasileiras! Preparamos uma matéria detalhada e cheia de curiosidades: Foto: Reprodução (1987) Antes de vir nos visitar em turnê, a cantora foi capa de algumas revistas brasileiras sobre música, incluindo a extinta  Bizz,  edição de Dezembro de 1989 . A divulgação do trabalho dela por aqui, começou antes mesmo do grande sucesso e reconhecimento em carreira solo, ainda com o  Sugarcubes . 1996 - Post Tour: Arquivo: João Paulo Corrêa SETLIST:  Army of Me One Day The Modern Things Venus as a Boy You've Been Flirting Again Isobel Possibly Maybe I Go Humble Big Time Sensuality Hyperballad Human Behaviour The Anchor Song I Miss You Crying Violently Happy It's Oh So Quiet.  Em outubro de 1996, Björk finalmente desembarcou no Brasil , com shows marcados em São Paulo (12/10/96) e no Rio de Janeiro (13/10/96) , como parte do Free Jazz Festival . Fotos:  André Gardenberg, Folhapres