Pular para o conteúdo principal

A influência da flauta no canto de Björk


- É um exercício intelectual interessante pensar sobre o que se trata a utopia. Para você, qual é a "paisagem auditiva" da perfeição?

Eu sempre quis que este álbum fosse os dois lados da utopia: a fantasia perfeita, mas também a realidade. Durante as composições e a mixagem, fiquei realmente curiosa sobre o contraste entre os sonhos das pessoas e como elas fazem para torná-los realidade. Isso me deixa empolgada. Eu acho que este álbum também foi uma tentativa de definir isso: ter muito ficção científica, fantasia, reverberar em um bilhão de momentos - e então, um minuto depois, a realidade.

- Os homens arruinam a utopia?

Não, no final, homens e mulheres têm que negociar: as histórias sempre terminam em algum onde os sexos encontraram uma nova maneira de se comunicar. Mas eu acho que o início deste álbum e a ideia utópica são quase como um protesto radical do tipo: "Ok, eu vou com meus filhos e minhas flautas naquele canto por aí, e é aí que vou definir a minha utopia e, uma vez que a defini, podemos nos entender", sabe?

É realmente curioso fazer isso enquanto o Trump foi eleito, e temos todas essas questões no mundo, como por exemplo, o #MeToo. Eu acho que estamos realmente em um lugar onde precisamos redefinir os papéis que vamos desempenhar, não apenas para as mulheres, mas para os homens. Eu acho que eles também estão exaustos de seus próprios papéis.

- Seu álbum anterior, "Vulnicura", foi sobre o fim de um relacionamento longo em que você esteve, e você já mencionou que foi uma coisa muito dolorosa de se criar. Este novo álbum é uma continuação de sua própria jornada, um novo capítulo. Você está seguindo em frente, por falta de um clichê melhor.

Acho que a gravidade do último disco me deixou muito entusiasmada com tudo o que era leve, de modo que se tornou definitivamente uma das principais inspirações para o som deste álbum: comecei a escrever arranjos de flauta, e eu me juntei como 12 meninas na Islândia para tocar as flautas.

Eu estava cansada da importância excessiva da narração presente no último álbum, onde foi cheia de autopiedade e autoindulgência. Eu queria apenas ser livre e me tornar uma musicista novamente, e ter minha voz, ao invés de estar deitada no chão sofrendo, e sim com minhas melodias sendo como constelações nas nuvens.

- Você pensa sobre a questão da respiração como sua própria ferramenta de composição? Muitas pessoas aprendem o piano primeiro, ou talvez o violino. Quando uma flauta, um instrumento que é tão dependente da sua respiração, é o seu primeiro instrumento, eu me pergunto se isso influencia como você compõe música.

Definitivamente. Comecei a escrever melodias muito jovem. Eu morava nos subúrbios de Reykjavík e sempre caminhava muito. Eu penso que quando você anda e canta ao mesmo tempo, sem saber disso, você provavelmente está regulando sua respiração.

Eu penso que quando você anda e canta ao mesmo tempo, sem saber disso, você provavelmente está regulando sua respiração. E essa é a minha maneira preferida de cantar.

- Qual é a sua música favorita para cantar quando você está apenas andando pela cidade? Existe alguma que sempre vem na sua cabeça?

Bom, eu costumo tentar caminhar para algum lugar onde ninguém possa me ouvir: se uma pessoa caminha em minha direção, eu vou parar até que a pessoa se vá. É por isso que gosto de viver pelos oceanos, ou nos arredores das cidades onde eu tenho montanhas ou florestas, para que eu possa andar por aí.

Mas acho que na maioria das vezes quando estou cantando, é quando acabo de fazer as coisas. É mais como um yoga vocal, onde eu estou aquecendo minha voz: talvez na primeira meia hora eu nem vou cantar, e então eu começo com duas pequenas "anotações", e então, você sabe ... Você pode ouvir que em muitas das minhas músicas, tem o verso em que você está meio na letra, e então os coros onde a voz já está aquecida.

- Eu tenho que dizer, tem algo engraçado sobre Björk andando por aí e cantando para si mesma, e então ficando tão envergonhada ao ponto de parar quando alguém caminha ao seu lado. Quero dizer, você é a Björk. Você é muito boa em cantar!

Eu sei! Mas eu não sou a Björk para mim mesma. Ninguém é um ícone para si.

- Quero lhe perguntar sobre algo que você mencionou anteriormente. Definitivamente, estamos vivendo um momento em que há conversas muito mais públicas sobre o que é ser uma mulher caminhando pelo mundo, o que é viver com assédio sexual ou agressão sexual. Você fez uma publicação amplamente vista no Facebook recentemente, sobre alguém com quem você trabalhou no setor cinematográfico. Eu me pergunto como você está observando o desenrolar de tudo isso.

Então, quando eu tinha 33 anos, fui à Dinamarca e atuei pela primeira vez na minha vida em um filme. Não só eu estava indo para o país que costumava oprimir a Islândia por [centenas de anos], o que é um pouco irônico, mas também como musicista e uma mulher que nunca experimentou nenhum assédio. ... Como eu disse no meu post no Facebook, fui realmente abençoado: fui criada em um país que provavelmente é o mais próximo da igualdade entre os sexos do mundo - não é igual, mas é um dos mais próximos. E eu também vim do meio punk, onde havia grande importância em possuir seu trabalho, liberando sua própria música e não pertencendo a nenhuma empresa.

E, portanto, quando entrei no ramo dos filmes, o contraste era muito óbvio. Eu me manifestei depois de dois meses em defesa da minha música, porque eles estavam editando-a sem a minha permissão.

Mas eu não falei sobre o lado do assédio até agora, porque, como todas as mulheres que estão se manifestando agora, elas sabiam que se resistissem, simplesmente seriam ridicularizadas ou mencionadas como criadoras de problemas, como se não tivesse espaço para isso na esfera pública. Era apenas algo que as mulheres tinham que enfrentar e lidar, como parte da bagagem de ser uma mulher. O que é tão bonito sobre esse momento, agora, é que isso está mudando. É maravilhoso para mim ter uma filha jovem e me sentir confiante de que ela não vai ter que aceitar isso. Realmente parece que há uma grande mudança no ar. E é por isso que eu compartilhei minha história.

- Você acha que a utopia é possível? Quero dizer, você escolheu esse título porque você é inerentemente uma pessoa otimista? Ou é uma interpretação mais cínica, lançando-a como uma espécie de expectativa ingênua?

Eu acho que é tudo isso. Gosto da complexidade que o título "Utopia" traz. Tenho seis irmãos mais novos; Eu era a mais velha. E depois fui uma mãe solteira, muito cedo. Eu sempre tive muitas crianças ao meu redor, e quando você está criando crianças você precisa ter um plano espiritual com otimismo: tem que haver uma saída, ou uma maneira de crescer. Penso que com qualquer situação, especialmente as difíceis, você tem que ter imaginação para pensar na utopia.

Você deve pensar em uma alternativa para a situação em que você está. E às vezes é preciso muito esforço, mas você tem que acreditar no seu direito de fazer isso.

- Björk em entrevista para o NPR's Rachel Martin, novembro de 2017. 

Postagens mais visitadas deste blog

Debut, o primeiro álbum da carreira solo de Björk, completa 30 anos

Há 30 anos , era lançado "Debut", o primeiro álbum da carreira solo de Björk : "Esse disco tem memórias e melodias da minha infância e adolescência. No minuto em que decidi seguir sozinha, tive problemas com a autoindulgência disso. Era a história da garota que deixou a Islândia, que queria lançar sua própria música para o resto do mundo. Comecei a escrever como uma estrutura livre na natureza, por conta própria, na introversão". Foi assim que a islandesa refletiu sobre "Debut" em 2022, durante entrevista ao podcast Sonic Symbolism: "Eu só poderia fazer isso com algum tipo de senso de humor, transformando-o em algo como uma história de mitologia. O álbum tem melodias e coisas que eu escrevi durante anos, então trouxe muitas memórias desse período. Eu funcionava muito pelo impulso e instinto". Foto: Jean-Baptiste Mondino. Para Björk, as palavras que descrevem "Debut" são: Tímido, iniciante, o mensageiro, humildade, prata, mohair (ou ango

Saiba tudo sobre as visitas de Björk ao Brasil

Relembre todas as passagens de Björk por terras brasileiras! Preparamos uma matéria detalhada e cheia de curiosidades: Foto: Reprodução (1987) Antes de vir nos visitar em turnê, a cantora foi capa de algumas revistas brasileiras sobre música, incluindo a extinta  Bizz,  edição de Dezembro de 1989 . A divulgação do trabalho dela por aqui, começou antes mesmo do grande sucesso e reconhecimento em carreira solo, ainda com o  Sugarcubes . 1996 - Post Tour: Arquivo: João Paulo Corrêa SETLIST:  Army of Me One Day The Modern Things Venus as a Boy You've Been Flirting Again Isobel Possibly Maybe I Go Humble Big Time Sensuality Hyperballad Human Behaviour The Anchor Song I Miss You Crying Violently Happy It's Oh So Quiet.  Em outubro de 1996, Björk finalmente desembarcou no Brasil , com shows marcados em São Paulo (12/10/96) e no Rio de Janeiro (13/10/96) , como parte do Free Jazz Festival . Fotos:  André Gardenberg, Folhapres

A história do vestido de cisne da Björk

20 anos! Em 25 de março de 2001 , Björk esteve no Shrine Auditorium , em Los Angeles, para a 73º edição do Oscar . Na ocasião, ela concorria ao prêmio de "Melhor Canção Original" por I've Seen It All , do filme Dancer in the Dark , lançado no ano anterior.  No tapete vermelho e durante a performance incrível da faixa, a islandesa apareceu com seu famoso "vestido de cisne". Questionada sobre o autor da peça, uma criação do  fashion   designer macedônio  Marjan Pejoski , disse: "Meu amigo fez para mim".    Mais tarde, ela repetiu o look na capa de Vespertine . Variações também foram usadas muitas vezes na turnê do disco, bem como em uma apresentação no Top of the Pops .  "Estou acostumada a ser mal interpretada. Não é importante para mim ser entendida. Acho que é bastante arrogante esperar que as pessoas nos compreendam. Talvez, tenha um lado meu que meus amigos saibam que outros desconhecidos não veem, na verdade sou uma pessoa bastante sensata. 

Hildur Rúna Hauksdóttir, a mãe de Björk

"Como eu estava sempre atrasada para a escola, comecei a enganar a minha família. Minha mãe e meu padrasto tinham o cabelo comprido e eles eram um pouco hippies. Aos dez anos de idade, eu acordava primeiro do que eles, antes do despertador tocar. Eu gostava de ir na cozinha e colocar o relógio 15 minutos mais cedo, e então eu iria acordá-los... E depois acordá-los novamente cinco minutos depois... E de novo. Demorava, algo como, quatro “rodadas”. E então eu acordava meu irmãozinho, todo mundo ia escovar os dentes, e eu gostava de ter certeza de que eu era a última a sair e, em seguida, corrigir o relógio. Fiz isso durante anos. Por muito tempo, eu era a única criança da minha casa, e havia mais sete pessoas vivendo comigo lá. Todos tinham cabelos longos e ouviam constantemente Jimi Hendrix . O ambiente era pintado de roxo com desenhos de borboletas nas paredes, então eu tenho uma certa alergia a essa cor agora (risos). Vivíamos sonhando, e to

Björk responde pergunta enviada por Mitski

Em 2017, Björk respondeu perguntas de alguns artistas para DAZED , incluindo uma enviada por Mitski : M: Quanta confiança você deposita no seu público e o quanto eles importam para você quando está se apresentando ao vivo? Às vezes, quando performo e é óbvio que a plateia está lá apenas para festejar, sinto que existe um muro entre mim e eles, e acabo tendo crises existenciais sobre isso. Eu sei que muito disso tem a ver com o ego, mas quando você pegou um avião para ir até lá e não tem dormido bem há dias, e então faz um show onde nada parece se conectar, é fácil imaginar o que e para quem exatamente você está se apresentando. B: Hmm... Eu acho que é por isso que sempre pedi para tocar cedo! Muitas das minhas músicas são lentas, então mesmo quando estou sendo a headliner de um festival, pergunto se posso me apresentar ao anoitecer. Eu verifico com antecedência a que horas o sol vai se pôr e tento começar meu set ao anoitecer, daí começa a ficar escuro no meio do caminho, então peg