Pular para o conteúdo principal

Björk e o poder da música


- Björk, o que significa ser corajosa com a música?

Eu acho que você sabe quando está jogando com segurança, quando está estagnando e quando está crescendo. Provavelmente é uma coisa constante para todos nós - e um equilíbrio complicado. Obviamente, é importante não ultrapassar isso ou você se arrisca a ignorar momentos férteis, mas eu tento aprender pelo menos uma coisa em cada álbum, chegar em outros termos de software ou crescer em meus arranjos, ou provavelmente tentar escrever melodias cada vez mais difíceis para eu cantar. Eu me tornei minha própria professora. 

- Isso é o mesmo que significa ser corajosa no geral?

Eu acho que isso é mais como um instante. E, então, ser um pouco imprudente, obviamente pode ser o motivo da sua queda. Eu definitivamente fui culpada por muitas vezes ... Mas vale a pena. Eu descobri logo que sou o tipo de pessoa que experimenta e comete erros, mas tudo valeu a pena. Então, dessa forma, acho que ser uma pessoa corajosa também nos deixa vulneráveis. 

- As pessoas tendem a esquecer que a vulnerabilidade existe quando se trata de celebridades por algum motivo - ainda é assustador para você falar sobre questões como sobre estar apaixonada?

Para ser honesta, acho um pouco cansativo ... Mas também sinto que, se eu quiser melhorar, por exemplo, a situação da igualdade entre os sexos, então eu preciso fazer um esforço também.

Com a minha geração, era importante na década de noventa que as mulheres saíssem e fizessem coisas e parassem de reclamar - mas isso era apenas porque a geração da minha mãe já vinha fazendo muita coisa antes e eu estava gostando dos frutos disso.

- Sua mãe também era uma ativista, certo?

Meu pai também! Ele era um líder sindicalista aqui na Islândia por várias décadas e agora faz parte de um grupo radical que está escrevendo uma nova constituição para a Islândia. Penso que durante muito tempo eu provavelmente respondi isso, senti que era óbvio demais. Mas então, nos últimos 20 anos, eu me assegurei em gastar uma grande parte do meu tempo protegendo a natureza na Islândia. Penso que a qualquer momento a sociedade passará por transformação, há conversas sobre o fim do mundo, como quando Londres era negra com carvão, e ninguém poderia imaginar um futuro sem ela. Quando descobriram o sistema de esgoto em Paris, era o mesmo. Então, nós temos que imaginar um futuro onde nós limparemos os oceanos... Se milhões podem trocar do iPhone 6 ao 7 no espaço de semanas, então podemos fazer isso também.

- O que fez você percebe sua própria responsabilidade nesse movimento?

Eu acho que é um sentimento interessante quando você envelhece e percebe que não há "eles", que não há governo ou idosos, não há ninguém que você possa apontar e culpar. Você realmente se tornou essa pessoa e não faz nada para mudar. 

Não acho que seja uma coincidência que as pessoas da minha idade muitas vezes se manifestem sobre as responsabilidades sociais. Nos últimos 10 anos, também senti que é importante para as jovens que eu fale. E entendo isso. Mesmo assim, o que estou dizendo agora pode dar uma merda ... Estou preparando o solo para minha filha.

- Por isso, é importante que você fale de maneira literal e não apenas através da sua música?

Essa é uma pergunta muito boa, e eu poderia responder de sete maneiras diferentes ... Eu poderia facilmente dizer que não é importante! Outra resposta poderia ser que, como uma artista, eu entendo e aprecio o poder da dinâmica e da surpresa.

- O que você quer dizer?

Se você sempre se expressa da mesma forma que toda a sua vida, pode perder seu potencial. Sempre gostei de cantar calmamente e, em voz alta, aproveito essa sensação. Eu gosto de cornucopia em filmes, música, comida, sexo, tudo ... Então, talvez o feminismo às vezes seja algo meio escondido, como "o prazer é todo meu", a generosa qualidade de abnegação das mães ... Mas, de repente, eu escrevo uma discussão contundente sobre #MeToo no Facebook apenas para contabilizar? Como uma música com um coral romântico e logo depois uma melodia punk.

- Você alguma vez já se preocupou em não ser ouvida nesses casos?

No geral, como artista, sinto que sou ouvida. Eu gosto de ser entendida e também não compreendida. Estou disposta a viver com isso. Acho que a natureza da música que estou fazendo não é necessariamente inclusão totalitária absoluta. Por outro lado, senti que quando me manifestei sobre o assédio no projeto #MeToo fui ridicularizada de forma instantânea, especialmente quando falei sobre parte disso há 17 anos. As mulheres estão condicionadas a sentir que não são dignas de ser levadas a sério. Finalmente, agora há uma mudança dramática no ar!

- Você disse uma vez: "Se o que for que eu diga ajuda as mulheres, eu vou dizer isso". Você ainda acredita nisso?

Eu acho que há um tempo e um lugar para tudo porque vivemos um momento diferente agora. Eu sinto que a próxima tarefa vai ser sobre os homens e como vamos criar um espaço para que eles possam expressar os seus sentimentos. Eles receberam mensagens muito complexas: que não podem ser emocionais e, de repente, foram confrontados por não serem assim. Nós, mulheres, definimos um "idioma" por décadas para nos expressar, e os homens estão muito atrasados ​a respeito disso.

- Você acha que é papel dos artistas defender esses tipos de movimentos?

Eu não acredito em hierarquias - acho que vamos fazer tudo isso juntos. Este é o momento da globalização, o século XXI não precisa de líderes. Eu acho que todos devem seguir sua própria missão. Alguns são mais poéticos, alguns mais diretos. A diversidade é tudo. 

As políticas pessoais são complexas e nunca simplistas, e se expressar sozinho pode ser um grande ato de rebelião, uma força radical mesmo que não inclui políticas enunciadas. 

- A Bravura em sua música:

Bom, por exemplo, fiz um pequeno experimento de falsete em "Utopia"; mais músicas do que o habitual agora são cantadas assim, o que é meio divertido! Era quase como uma continuidade de "Cocoon", uma antiga música minha, onde eu estava tentando como cantora ficar debaixo da pele e quebrar a barreira entre o cantor e o ouvinte. Descobri que o contraste sonoro desse álbum, o ponto em que a fantasia e o encontro real são extremos. Acho que é sobre isso o título "Utopia". Gosto que a palavra tenha bagagem. É sobre sua fantasia, mas também sobre como você mistura a realidade, e como você faz isso é realmente descritivo do tipo de pessoa que você é.

- Você parece constantemente movida por essas dicotomias - fantasia e realidade, luz e escuridão ... Em Vulnicura, você cantou: "Quando estou quebrada, estou inteira, e quando estou cheia, estou quebrada".

Eu acho que esse tipo de senso de humor sobre mim mesma, sou eu provavelmente me auto-depreciando mais frequentemente do que as pessoas pensam. 

Às vezes eu acho que é meio superestimado o momento quando as pessoas estão passando por períodos felizes em suas vidas, quando se dizem "inteiras". Acredito que, às vezes, quando as pessoas estão passando pelas situações mais difíceis, elas são realmente um pouco "inteiras".

- Você espera que sua música ajude as pessoas através dessas experiências?

Não posso realmente apontar para isso. Eu sei que toda música tem esse potencial, mas é importante que o músico apenas deixe a música ser escrita. Só tem que ser o que é. Não pode ser muito planejada à frente; às vezes é só depois que fica claro o que é. Mas antes ou durante o processo de escrita ... É um mistério.

- Björk em entrevista ao "The Talks", novembro de 2017.

Postagens mais visitadas deste blog

A história do vestido de cisne da Björk

20 anos! Em 25 de março de 2001 , Björk esteve no Shrine Auditorium , em Los Angeles, para a 73º edição do Oscar . Na ocasião, ela concorria ao prêmio de "Melhor Canção Original" por I've Seen It All , do filme Dancer in the Dark , lançado no ano anterior.  No tapete vermelho e durante a performance incrível da faixa, a islandesa apareceu com seu famoso "vestido de cisne". Questionada sobre o autor da peça, uma criação do  fashion   designer macedônio  Marjan Pejoski , disse: "Meu amigo fez para mim".    Mais tarde, ela repetiu o look na capa de Vespertine . Variações também foram usadas muitas vezes na turnê do disco, bem como em uma apresentação no Top of the Pops .  "Estou acostumada a ser mal interpretada. Não é importante para mim ser entendida. Acho que é bastante arrogante esperar que as pessoas nos compreendam. Talvez, tenha um lado meu que meus amigos saibam que outros desconhecidos não veem, na verdade sou uma pessoa bastante sensata. 

Björk diz admirar a coragem de Lady Gaga como artista

"Definitivamente, gostei de algumas das roupas que a Lady Gaga está usando.   Eu a admiro por sua coragem, tudo estava ficando muito chato. Era como se todo mundo estivesse sendo conservador, e ninguém quisesse correr qualquer risco. Amo coisas teatrais, acredito que todos nós temos um lado teatral e um lado não tão teatral.  Quanto a música dela? Não é muito a minha praia. Tipo, não estou julgando. Algo muito bom sobre a música (em geral), é que a gente pode ter todos os tipos de canções para ouvir. Tem espaço para tudo. Já notei que mesmo que as coisas tenham mudado muito, sempre parece haver lugar para um monte de cantores homens, não vejo ninguém tratá-los como se o que fizessem fosse um duelo.  Ainda é como no tempo de " Christina Aguilera vs. Britney Spears ". Não quero ser colocada em uma posição na qual tenho que atacá-la. Achei muito injusto quando M.I.A e Joanna Newsom foram questionadas sobre Gaga e, por não gostarem de sua música, viraram imediatamente um

Lido Pimienta lança versão de Declare Independence

Lido Pimienta é uma artista colombo-canadense. Nascida em Barranquilla (Colômbia), atualmente mora em Toronto. Celebrando o Mês do Orgulho LGBTQIA+ , ela produziu uma nova versão para Declare Independence , faixa do Volta , disco que Björk lançou em 2007. O cover é parte do projeto "Claim Your Space" do Spotify Singles . "Cantei a letra maravilhosa em inglês e acrescentei novas palavras em espanhol, que refletem a atual situação na Colômbia, um sentimento geral em defesa da liberdade dos povos colonizados, do rio ao mar", disse em post nas redes sociais. Em comunicado para a imprensa, explicou: "Escolhi essa música principalmente por causa da letra: "Agite a sua bandeira, levante-a, mais alto" e "não deixe que façam isso com você". Eu ouvi essa música ao vivo e adorei como todos os imigrantes na plateia estavam agitando suas bandeiras. O sentimento de ORGULHO que então todos nós sentimos. Eu queria trazer isso com esta versão, honrando

Saiba tudo sobre as visitas de Björk ao Brasil

Foto: Divulgação (2007) As apresentações mais recentes de Björk no Brasil, aconteceram em 2007. Relembre todas as passagens da islandesa por nosso país, nesta matéria detalhada e cheia de curiosidades! Foto: Reprodução (1987) Antes de vir nos visitar em turnê, a cantora foi capa de algumas revistas brasileiras sobre música, incluindo a extinta  Bizz,  edição de Dezembro de 1989. A divulgação do trabalho dela por aqui, começou antes mesmo do grande sucesso e reconhecimento em carreira solo, ainda com o  Sugarcubes . 1996 - Post Tour: Arquivo: João Paulo Corrêa SETLIST:  Army of Me One Day The Modern Things Venus as a Boy You've Been Flirting Again Isobel Possibly Maybe I Go Humble Big Time Sensuality Hyperballad Human Behaviour The Anchor Song I Miss You Crying Violently Happy It's Oh So Quiet. Em outubro de 1996 , Björk finalmente desembarcou no Brasil, com shows marcados em São Paulo (12/10/96) e no R

The Dull Flame of Desire é um dos tesouros escondidos na discografia de Björk

The Dull Flame of Desire é um dos tesouros escondidos na discografia de Björk . A canção é um dueto com ANOHNI , e foi lançada como parte do álbum Volta . A letra é a tradução em inglês de um poema do Século XIX, de Fyodor Tyutchev , que também aparece em uma das cenas do filme Stalker (1979). "Antes, eu não tinha ela em mente para essa faixa. Nós cantávamos juntas (por diversão), já tinha muito tempo. Eu até achava que fazíamos isso timidamente, de um jeito meio sussurrado e doce, talvez com medo de pisarmos nos calcanhares uma da outra.  Certo dia, mostrei a ela uma melodia que criei no meio da noite, em cima de uma obra desse escritor, uma ideia que guardei no meu diário por uns 8 anos. Eu estava esperando o momento certo.  Tudo se encaixou perfeitamente, com essa sensação de uma fusão vocal. Até brincamos que aquela era a hora de finalmente interpretamos a música como duas divas. Nós podíamos fazer aquilo, pois eram as palavras de uma terceira pessoa. Não era o meu mundo, n