Pular para o conteúdo principal

Björk e o poder da música


- Björk, o que significa ser corajosa com a música?

Eu acho que você sabe quando está jogando com segurança, quando está estagnando e quando está crescendo. Provavelmente é uma coisa constante para todos nós - e um equilíbrio complicado. Obviamente, é importante não ultrapassar isso ou você se arrisca a ignorar momentos férteis, mas eu tento aprender pelo menos uma coisa em cada álbum, chegar em outros termos de software ou crescer em meus arranjos, ou provavelmente tentar escrever melodias cada vez mais difíceis para eu cantar. Eu me tornei minha própria professora. 

- Isso é o mesmo que significa ser corajosa no geral?

Eu acho que isso é mais como um instante. E, então, ser um pouco imprudente, obviamente pode ser o motivo da sua queda. Eu definitivamente fui culpada por muitas vezes ... Mas vale a pena. Eu descobri logo que sou o tipo de pessoa que experimenta e comete erros, mas tudo valeu a pena. Então, dessa forma, acho que ser uma pessoa corajosa também nos deixa vulneráveis. 

- As pessoas tendem a esquecer que a vulnerabilidade existe quando se trata de celebridades por algum motivo - ainda é assustador para você falar sobre questões como sobre estar apaixonada?

Para ser honesta, acho um pouco cansativo ... Mas também sinto que, se eu quiser melhorar, por exemplo, a situação da igualdade entre os sexos, então eu preciso fazer um esforço também.

Com a minha geração, era importante na década de noventa que as mulheres saíssem e fizessem coisas e parassem de reclamar - mas isso era apenas porque a geração da minha mãe já vinha fazendo muita coisa antes e eu estava gostando dos frutos disso.

- Sua mãe também era uma ativista, certo?

Meu pai também! Ele era um líder sindicalista aqui na Islândia por várias décadas e agora faz parte de um grupo radical que está escrevendo uma nova constituição para a Islândia. Penso que durante muito tempo eu provavelmente respondi isso, senti que era óbvio demais. Mas então, nos últimos 20 anos, eu me assegurei em gastar uma grande parte do meu tempo protegendo a natureza na Islândia. Penso que a qualquer momento a sociedade passará por transformação, há conversas sobre o fim do mundo, como quando Londres era negra com carvão, e ninguém poderia imaginar um futuro sem ela. Quando descobriram o sistema de esgoto em Paris, era o mesmo. Então, nós temos que imaginar um futuro onde nós limparemos os oceanos... Se milhões podem trocar do iPhone 6 ao 7 no espaço de semanas, então podemos fazer isso também.

- O que fez você percebe sua própria responsabilidade nesse movimento?

Eu acho que é um sentimento interessante quando você envelhece e percebe que não há "eles", que não há governo ou idosos, não há ninguém que você possa apontar e culpar. Você realmente se tornou essa pessoa e não faz nada para mudar. 

Não acho que seja uma coincidência que as pessoas da minha idade muitas vezes se manifestem sobre as responsabilidades sociais. Nos últimos 10 anos, também senti que é importante para as jovens que eu fale. E entendo isso. Mesmo assim, o que estou dizendo agora pode dar uma merda ... Estou preparando o solo para minha filha.

- Por isso, é importante que você fale de maneira literal e não apenas através da sua música?

Essa é uma pergunta muito boa, e eu poderia responder de sete maneiras diferentes ... Eu poderia facilmente dizer que não é importante! Outra resposta poderia ser que, como uma artista, eu entendo e aprecio o poder da dinâmica e da surpresa.

- O que você quer dizer?

Se você sempre se expressa da mesma forma que toda a sua vida, pode perder seu potencial. Sempre gostei de cantar calmamente e, em voz alta, aproveito essa sensação. Eu gosto de cornucopia em filmes, música, comida, sexo, tudo ... Então, talvez o feminismo às vezes seja algo meio escondido, como "o prazer é todo meu", a generosa qualidade de abnegação das mães ... Mas, de repente, eu escrevo uma discussão contundente sobre #MeToo no Facebook apenas para contabilizar? Como uma música com um coral romântico e logo depois uma melodia punk.

- Você alguma vez já se preocupou em não ser ouvida nesses casos?

No geral, como artista, sinto que sou ouvida. Eu gosto de ser entendida e também não compreendida. Estou disposta a viver com isso. Acho que a natureza da música que estou fazendo não é necessariamente inclusão totalitária absoluta. Por outro lado, senti que quando me manifestei sobre o assédio no projeto #MeToo fui ridicularizada de forma instantânea, especialmente quando falei sobre parte disso há 17 anos. As mulheres estão condicionadas a sentir que não são dignas de ser levadas a sério. Finalmente, agora há uma mudança dramática no ar!

- Você disse uma vez: "Se o que for que eu diga ajuda as mulheres, eu vou dizer isso". Você ainda acredita nisso?

Eu acho que há um tempo e um lugar para tudo porque vivemos um momento diferente agora. Eu sinto que a próxima tarefa vai ser sobre os homens e como vamos criar um espaço para que eles possam expressar os seus sentimentos. Eles receberam mensagens muito complexas: que não podem ser emocionais e, de repente, foram confrontados por não serem assim. Nós, mulheres, definimos um "idioma" por décadas para nos expressar, e os homens estão muito atrasados ​a respeito disso.

- Você acha que é papel dos artistas defender esses tipos de movimentos?

Eu não acredito em hierarquias - acho que vamos fazer tudo isso juntos. Este é o momento da globalização, o século XXI não precisa de líderes. Eu acho que todos devem seguir sua própria missão. Alguns são mais poéticos, alguns mais diretos. A diversidade é tudo. 

As políticas pessoais são complexas e nunca simplistas, e se expressar sozinho pode ser um grande ato de rebelião, uma força radical mesmo que não inclui políticas enunciadas. 

- A Bravura em sua música:

Bom, por exemplo, fiz um pequeno experimento de falsete em "Utopia"; mais músicas do que o habitual agora são cantadas assim, o que é meio divertido! Era quase como uma continuidade de "Cocoon", uma antiga música minha, onde eu estava tentando como cantora ficar debaixo da pele e quebrar a barreira entre o cantor e o ouvinte. Descobri que o contraste sonoro desse álbum, o ponto em que a fantasia e o encontro real são extremos. Acho que é sobre isso o título "Utopia". Gosto que a palavra tenha bagagem. É sobre sua fantasia, mas também sobre como você mistura a realidade, e como você faz isso é realmente descritivo do tipo de pessoa que você é.

- Você parece constantemente movida por essas dicotomias - fantasia e realidade, luz e escuridão ... Em Vulnicura, você cantou: "Quando estou quebrada, estou inteira, e quando estou cheia, estou quebrada".

Eu acho que esse tipo de senso de humor sobre mim mesma, sou eu provavelmente me auto-depreciando mais frequentemente do que as pessoas pensam. 

Às vezes eu acho que é meio superestimado o momento quando as pessoas estão passando por períodos felizes em suas vidas, quando se dizem "inteiras". Acredito que, às vezes, quando as pessoas estão passando pelas situações mais difíceis, elas são realmente um pouco "inteiras".

- Você espera que sua música ajude as pessoas através dessas experiências?

Não posso realmente apontar para isso. Eu sei que toda música tem esse potencial, mas é importante que o músico apenas deixe a música ser escrita. Só tem que ser o que é. Não pode ser muito planejada à frente; às vezes é só depois que fica claro o que é. Mas antes ou durante o processo de escrita ... É um mistério.

- Björk em entrevista ao "The Talks", novembro de 2017.

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba tudo sobre as visitas de Björk ao Brasil

Relembre todas as passagens de Björk por terras brasileiras! Preparamos uma matéria detalhada e cheia de curiosidades: Foto: Reprodução (1987) Antes de vir nos visitar em turnê, a cantora foi capa de algumas revistas brasileiras sobre música, incluindo a extinta  Bizz,  edição de Dezembro de 1989 . A divulgação do trabalho dela por aqui, começou antes mesmo do grande sucesso e reconhecimento em carreira solo, ainda com o  Sugarcubes . 1996 - Post Tour: Arquivo: João Paulo Corrêa SETLIST:  Army of Me One Day The Modern Things Venus as a Boy You've Been Flirting Again Isobel Possibly Maybe I Go Humble Big Time Sensuality Hyperballad Human Behaviour The Anchor Song I Miss You Crying Violently Happy It's Oh So Quiet.  Em outubro de 1996, Björk finalmente desembarcou no Brasil , com shows marcados em São Paulo (12/10/96) e no Rio de Janeiro (13/10/96) , como parte do Free Jazz Festival . Fotos:  André Gardenberg, Folhapres

Debut, o primeiro álbum da carreira solo de Björk, completa 30 anos

Há 30 anos , era lançado "Debut", o primeiro álbum da carreira solo de Björk : "Esse disco tem memórias e melodias da minha infância e adolescência. No minuto em que decidi seguir sozinha, tive problemas com a autoindulgência disso. Era a história da garota que deixou a Islândia, que queria lançar sua própria música para o resto do mundo. Comecei a escrever como uma estrutura livre na natureza, por conta própria, na introversão". Foi assim que a islandesa refletiu sobre "Debut" em 2022, durante entrevista ao podcast Sonic Symbolism: "Eu só poderia fazer isso com algum tipo de senso de humor, transformando-o em algo como uma história de mitologia. O álbum tem melodias e coisas que eu escrevi durante anos, então trouxe muitas memórias desse período. Eu funcionava muito pelo impulso e instinto". Foto: Jean-Baptiste Mondino. Para Björk, as palavras que descrevem "Debut" são: Tímido, iniciante, o mensageiro, humildade, prata, mohair (ou ango

A história do vestido de cisne da Björk

20 anos! Em 25 de março de 2001 , Björk esteve no Shrine Auditorium , em Los Angeles, para a 73º edição do Oscar . Na ocasião, ela concorria ao prêmio de "Melhor Canção Original" por I've Seen It All , do filme Dancer in the Dark , lançado no ano anterior.  No tapete vermelho e durante a performance incrível da faixa, a islandesa apareceu com seu famoso "vestido de cisne". Questionada sobre o autor da peça, uma criação do  fashion   designer macedônio  Marjan Pejoski , disse: "Meu amigo fez para mim".    Mais tarde, ela repetiu o look na capa de Vespertine . Variações também foram usadas muitas vezes na turnê do disco, bem como em uma apresentação no Top of the Pops .  "Estou acostumada a ser mal interpretada. Não é importante para mim ser entendida. Acho que é bastante arrogante esperar que as pessoas nos compreendam. Talvez, tenha um lado meu que meus amigos saibam que outros desconhecidos não veem, na verdade sou uma pessoa bastante sensata. 

Nos 20 anos de Vespertine, conheça as histórias de todas as canções do álbum lendário de Björk

Vespertine está completando 20 anos ! Para celebrar essa ocasião tão especial, preparamos uma super matéria . Confira detalhes de todas as canções e vídeos de um dos álbuns mais impressionantes da carreira de Björk ! Coloque o disco para tocar em sua plataforma digital favorita, e embarque conosco nessa viagem.  Foto: Inez & Vinoodh.  Premissa:  "Muitas pessoas têm medo de serem abandonadas, têm medo da solidão, entram em depressão, parecem se sentir fortes apenas quando estão inseridas em grupos, mas comigo não funciona assim. A felicidade pode estar em todas as situações, a solidão pode me fazer feliz. Esse álbum é uma maneira de mostrar isso. "Hibernação" foi uma palavra que me ajudou muito durante a criação. Relacionei isso com aquela sensação de algo interno e o som dos cristais no inverno. Eu queria que o álbum soasse dessa maneira. Depois de ficar obcecada com a realidade e a escuridão da vida, de repente parei para pensar que inventar uma espécie de paraí

Hildur Rúna Hauksdóttir, a mãe de Björk

"Como eu estava sempre atrasada para a escola, comecei a enganar a minha família. Minha mãe e meu padrasto tinham o cabelo comprido e eles eram um pouco hippies. Aos dez anos de idade, eu acordava primeiro do que eles, antes do despertador tocar. Eu gostava de ir na cozinha e colocar o relógio 15 minutos mais cedo, e então eu iria acordá-los... E depois acordá-los novamente cinco minutos depois... E de novo. Demorava, algo como, quatro “rodadas”. E então eu acordava meu irmãozinho, todo mundo ia escovar os dentes, e eu gostava de ter certeza de que eu era a última a sair e, em seguida, corrigir o relógio. Fiz isso durante anos. Por muito tempo, eu era a única criança da minha casa, e havia mais sete pessoas vivendo comigo lá. Todos tinham cabelos longos e ouviam constantemente Jimi Hendrix . O ambiente era pintado de roxo com desenhos de borboletas nas paredes, então eu tenho uma certa alergia a essa cor agora (risos). Vivíamos sonhando, e to