Em entrevista para o site Creative Review, Björk e Jesse Kanda falaram sobre o processo criativo da capa do "Utopia":
- A relação da capa com as músicas do álbum:
Björk: "Eu e James Merry começamos a falar sobre isso há um ano ou mais e eu comentei sobre como se tratava de um pouco de ficção científica, como chegar a uma ilha depois de algum tipo de apocalipse para começar de novo. Também tendo algum tipo de mutação, como pássaros que se tornam flautas que se tornam sintetizadores que se tornam humanos. Eu queria que tivesse essa cor meio "pêssego" e de alguma forma tentei capturar aquela magia do nascer e do pôr do sol".
Jesse Kanda: "Para mim, era sobre a criação de um retrato que encapsulasse o que senti que o álbum representa. Eu absorvi a música, mas tão influente foi a nossa amizade. Nós somos os melhores amigos (Arca, James Merry, Björk e eu). Digeri toda essa experiência. Estou especialmente orgulhoso em ver todos esses diferentes elementos equilibrados e vivos na imagem final. Eu sinto algo diferente toda vez que olho para ela.
James Merry fez a máscara que ela usou na capa e Hungry a maquiagem. Björk e Raphael Salley cuidaram do cabelo. Também tirei fotos de insetos e cadáveres de ratos (essa parte é o vestido dela). Então eu coloquei todas essas fotos juntas, entrei em pânico por alguns dias e juntei tudo, pintei, etc. Então, é um tipo de colagem.
- Como vocês obtiveram os conceitos iniciais para a imagem final? A ideia original passou por muitas alterações?
Björk: "Acho que primeiro foi a conversa entre mim e James Merry na qual eu disse que queria revelar meu rosto, mas com esse tipo de orquídea ou com formas florais. James, no espaço de alguns dias, foi e comprou silicone e, num quarto de hotel, começou a procurar tutoriais no YouTube sobre como fazer moldes e peças com esse material!
A forma do cabelo era algo que eu desejava, um pouco como minhas tranças que uso desde que eu era adolescente. Jesse tratou a foto digitalmente. Eu senti que precisava de algo no pescoço e ele sugeriu um pássaro recém-nascido para fortalecer o ângulo de fertilidade da personagem matriarca, e James sugeriu aqueles buracos no pescoço para incentivar o tema do "ar" que acompanha o álbum inteiro. Eu queria ter uma flauta na capa, mas Jesse a alterou dramaticamente e a reposicionou.
Eu, Jesse, James e Alejandro passamos muito tempo juntos nos últimos anos na Islândia, e eu sinto que essa imagem e nosso trabalho colaborativo cresceram verdadeiramente a partir disso. Tem um núcleo de uma verdadeira amizade e, para ser honesta, às vezes, é difícil saber onde uma ideia começa e quando outra acaba".
Jesse: "Björk é apenas um ser humano muito bonito que eu fico feliz em chamar de amiga. E, como em todas as minhas amizades, há uma dinâmica de respeito mútuo, amor, cuidado ... compartilhando dor e alegria! Conforto para sermos nós mesmos e é simplesmente divertido estar um ao lado do outro. Fazer coisas juntos é um bônus incrível".
Björk: "Eu acho que principalmente estou emocionada de conhecê-lo. Sua integridade e auto-suficiência é incrivelmente inspiradora. Emocionalmente tão exuberante e vibrante. Foi um privilégio testemunhar ele crescer!".