Pular para o conteúdo principal

Björk estreia novo show "Utopia", em Reykjavík



Björk revelou parte de seu novo show "Utopia" no Háskólabíó, teatro com capacidade para cerca de 1000 pessoas, com ingressos esgotados em Reykjavík nos dias 09/04 e 12/04. As apresentações foram anunciadas como um “ensaio geral” para a turnê, que percorrerá o mundo nos próximos meses, mas acabaram aparentando estarem finalizadas, com som luxuoso, encenação, coreografia e muitos efeitos visuais.

Na primeira noite, já no brilhante número de abertura "Arisen My Senses", uma cantora mascarada tocando flauta surgiu do meio de uma espécie de ninho, rodeado de penas usando uma peça em seu rosto que muito lembrava uma orquídea, e também uma genitália. Ela se movia com sincronia em volta a um cenário de cores suaves, e em frente a um telão que exibia animações de flores naturais e também alteradas digitalmente.

O álbum 'Utopia' foi tocado quase na íntegra. Foram 12 das 14 músicas do disco no setlist, com a adição de algumas faixas do extenso catálogo da islandesa. Algumas das novas canções foram retrabalhadas, incluindo uma versão incrível de "Blissing Me".

A banda que acompanhou Björk incluía Katie Buckley na harpa, Manu Delago na percussão e o engenheiro do álbum "Utopia", Bergur Þórisson cuidando das batidas. A artista caminhou pelo palco de um lado pro outro usando um vestido vermelho inspirado em insetos que se tornou iridescente quando captado pela luz.


Foi uma experiência ao vivo imersiva com uma atmosfera exuberante e orgânica que enriqueceu o rico mundo sonoro e visual do álbum "Utopia". A turnê vai viajar pela Europa, incluindo datas em vários festivais ao longo do ano.


SETLIST 09/04:
01. Arisen My Senses
02. Utopia
03. The Gate
04. Blissing Me
05. Thunderbolt
06. Courtship
07. Features Creatures
08. Tabula Rasa
09. Saint
10. Pleasure Is All Mine
11. Losss
12. Sue Me
13. Notget
14. Paradisia
15. Future Forever
16. The Anchor Song (Icelandic)


SETLIST 12/04:
No segundo show da "Utopia Tour" na Islândia, algumas mudanças: O palco ganhou novos elementos e Björk modificou a ordem do setlist! 


01. The Gate
02. Arisen My Senses
03. Blissing Me
04. Utopia
05. Thunderbolt
06. Courtship
07. Features Creatures
08. Tabula Rasa
09. Saint
10. The Pleasure Is All Mine
11. Losss
12. Sue Me
13. Notget
14. Paradisia
15. Future Forever
16. The Anchor Song (Icelandic)

"É difícil encontrar as palavras certas para expressar como alguém se sente depois de ver o desempenho de Björk em um palco, e certamente não sou o único que fica emocionado assim. Quando ela sai dali, é capaz de deixar um grande sorriso no rosto das pessoas após um show incrível. A experiência desse segundo e último ensaio de Björk na Islândia para a turnê "Utopia" não foi uma exceção. Fomos convidados para o seu espetáculo audiovisual utópico que foi uma imersão completa dos sentidos em seu mundo; um lugar que irradiava beleza, suavidade e feminilidade.

Quando eu e cerca de outras mil pessoas entramos no teatro Háskólabíó, respiramos fundo e bem empolgados todos juntos quando o palco foi revelado. Flores gigantescas e diversas folhas brotavam do chão e iam até o teto da casa de espetáculos, era como uma janela que dava acesso a uma floresta úmida. No centro havia uma estrutura cilíndrica alta coberta pelo o que pareciam ser penas. O que quer que aquilo fosse, fornecia uma espécie de brisa enquanto dançávamos em nossos lugares, absorvendo tudo da trilha sonora do canto dos pássaros. O palco era uma selva em tons de rosa, vermelho, dourado e verde exuberante. Este era de fato um lugar onde tudo parecia perfeito - uma evolução da utopia.

As peças usadas pelas flautistas de Björk eram extremamente belas, enquanto a cantora usava um vestido vermelho inspirado em insetos. Juntas, elas pareciam uma tribo mascarada emergindo através da névoa de uma ilha paradisíaca perdida. Seus instrumentos brilhavam sob as luzes do palco. Eu não pude deixar de perceber as reações da plateia ao meu redor e, com certeza, a maioria de nós estava de boca aberta.

O set de uma hora e meia nos levou a um desafio emocional, começando com canções sobre amor e renascimento, passando por outras que abordavam um sentimento de raiva e perda, e concluindo com uma sensação de calor e conforto por estar em casa. Foi uma noite em que Björk celebrou o amor, a feminilidade e a ideia de "Utopia" - e nós embarcamos com ela".

Ficou com vontade de ouvir as versões ao vivo dessas músicas do setlist da nova turnê? Bruno Barrionuevo, um santo membro do nosso grupo no Facebook, disponibilizou o áudio completo (faixa a faixa em FLAC) da apresentação \o/ Faça o download clicando aquiBjörk subirá em um palco novamente no dia 27 de maio no All Points East Festival.

Texto Original: John Rogers e Natalie Ouellette para o 'Reykjavík Grapevine'.
Fotos por: Santiago Felipe
Tradução: Björk BR



Em entrevista ao FRÉTTABLADID, as flaustistas de Björk comentam sobre a realização do novo show da islandesa:

- Você sabiam algo sobre esse show antes de começar a trabalhar para a Björk?

Emilia: Sim, todas nós sabíamos, porque este é um mundo pequeno.

Áshildur: Temos muita conexão, algumas das integrantes ensinaram umas as outras como tocar.

Steinunn Vala: Começamos a trabalhar para ela em 2016 e fomos além. E então veio o álbum em novembro, logo depois começaram os preparativos para o show. Björk cuida da gente. Ela conheceu quatro de nós em uma reunião de trabalho. Nós sugerimos algumas outras mulheres que poderiam trabalhar no projeto, e ela enviou uma mensagem para cada uma delas.

Björg: Então veio a ideia de que deveríamos ter um nome. "Viibra Flutes". Björk gostaria de ter algum termo para se referir a nós.

Berglind Maria: Sim, Björk enfatizou que a principal ideia do grupo é de que é amplo, somos de diferentes idades com origens distintas.

Ðuríður: Então estamos bem!

Berglind Maria: Björk é muito boa em extrair os pontos fortes de diferentes pessoas para que o resultado final se torne muito emocionante.

Melkorka: Acho que ela decidiu desde o início destacar nossas diferentes características. Ela quer que nosso trabalho reflita nosso caráter.

Steinunn Vala: Ela fala sobre isso desde que começamos.

Björg: Ela nos incentivou. É tão legal receber essa independência.

Berglind Maria: Björk quer que sejamos um tipo de força, que é incomum, feroz. Isso implica em muita empatia!

Melkorka: Ela dá flexibilidade aos artistas, promove a confiança e o respeito.

Björg: Acho que por isso que ela é uma artista tão forte e respeitada.

Áshildur: Ela quer incentivar as mulheres para fazerem boas obras, muitas delas acompanham o seu trabalho.

Berglind Maria: Björk está muito consciente sobre dar oportunidades às mulheres em uma indústria que frequentemente quer derrotar a participação feminina.

- Trabalhando em outras áreas com Björk:

Emilía: Isso é muito desafiador, nesse show somos flautistas, atrizes e também dançarinas. Björk rapidamente percebeu como nos movemos quando tocamos.

Áshildur: Já foi falado sobre como tocar flauta exercita alguns pequenos músculos.

Steinunn Vala: Mas às vezes nos tornamos as atletas de grandes músculos quando tocamos nos movimentando durante um longo show. Isso geralmente é um trabalho físico desafiador.

Áshildur: Estamos longe de ser como bailarinas. Temos nossos medos relacionados sobre como tocar flauta. Desde a minha infância, minha garganta tem estado abalada.

Emilía: Tem sido ótimo trabalhar neste projeto com a Björk.

Áshildur: Eu admito que pensava que isso não fosse possível. Nós não poderíamos aprender tudo isso sem um livro, como, por exemplo: dançar na maioria das músicas. Mas nós apenas seguimos naturalmente com isso. 

Melkorka: Estamos surpresas com nós mesmas. O tema do álbum é algo tão forte, e nós nos associamos fortemente com isso. É incrível fazer parte deste mundo construído na mente de Björk. 

Björg: Somos um grupo que está sendo criado agora através deste projeto. Acho que somos as boas sementes.

Áshildur: Ficamos muito tempo juntas, muito mais do que o habitual para a preparação de um show. Trabalhamos por horas e dias seguidos. Estamos começando a perceber as forças e limitações uma da outra. Dessa forma, um bom grupo tem se estabelecido.

Emilia: Somos como um grande organismo. Quando uma de nós está cansada ou fraca, as outras sofrem o estresse e o fardo. (...) Estamos aqui uma para a outra. Sempre haverá alguém que possa liderar uma situação se algo acontecer.

Ðuríður: Eu acho que a Björk teve uma ideia incrível criando este grupo.

Áshildur: Ela poderia ser uma ótima gerente de recursos humanos se ela não fosse uma grande artista famosa!

Steinunn Vala: O que sabemos é que estamos a caminho de alguns shows em maio, junho e julho, mas depois novos concertos serão adicionados à agenda. 

Berglind Maria: Eu acho absolutamente incrível testemunhar a criatividade dos amigos e colaboradores da Björk, como a Hungry e o James Merry, eles têm tanta sincronia!

Þuríður: Ela é muito protetora sobre todos os aspectos do show e é uma administradora incrível.

Björg: Especialmente porque ela consegue dar espaço às pessoas.

Þuríður: Esta é uma experiência tão incomum, é muita aventura para nós! É como entrar em outro mundo. A implementação é diferente do que conhecemos.

- Uma das flautistas estudou música com Björk:

Áshildur: Nós tivemos um ótimo professor na escola de música, que veio da Alemanha, quando eu era pequena. Ele trabalhou com uma abordagem diferente, menos tradicional, e tinha uma grande ambição em seu ofício. Aprendemos durante o verão e foi tão divertido e inspirador! Quando chegou a hora de focar em um instrumento específico, eu só conseguia pensar em flautas. Pode ser dogmático ter que praticar tanto para chegar ao lugar onde você quer estar. Mas então quando se tem um mestre que lhe deixar tocar tudo o que se possa imaginar é maravilhoso! Estar neste projeto é uma oportunidade que só chega a uma pessoa uma vez na vida. Esta é também uma chance de mudar, entrar em outro mundo, antes de retornar à vida cotidiana. 

Melkorka: O Presidente veio ao show e perguntou se este projeto tinha sido inesperado para mim. Eu respondi: sim, quem teria acreditado que eu seria uma estrela pop aos meus quarenta anos? Ele riu e disse: Sim, eu me sinto familiarizado com esse sentimento, muitas vezes sinto que eu inesperadamente entrei no meu filme favorito!

- Alguns conselhos para jovens músicos:

Berglind Maria: Uma abordagem criativa quase sempre entra em conflito com programas tradicionais de música clássica. É por isso que muitos indivíduos procuram e encontram outras maneiras de se expressar, como aconteceu com Björk.

Þuríður: É preciso ser muito curioso e tentar todo tipo de coisa.

Melkorka: E seguir com seus sonhos! Há espaço para todos e nem sempre já existe aquilo que você imagina.

Saiba mais:



Postagens mais visitadas deste blog

Saiba tudo sobre as visitas de Björk ao Brasil

Relembre todas as passagens de Björk por terras brasileiras! Preparamos uma matéria detalhada e cheia de curiosidades: Foto: Reprodução (1987) Antes de vir nos visitar em turnê, a cantora foi capa de algumas revistas brasileiras sobre música, incluindo a extinta  Bizz,  edição de Dezembro de 1989 . A divulgação do trabalho dela por aqui, começou antes mesmo do grande sucesso e reconhecimento em carreira solo, ainda com o  Sugarcubes . 1996 - Post Tour: Arquivo: João Paulo Corrêa SETLIST:  Army of Me One Day The Modern Things Venus as a Boy You've Been Flirting Again Isobel Possibly Maybe I Go Humble Big Time Sensuality Hyperballad Human Behaviour The Anchor Song I Miss You Crying Violently Happy It's Oh So Quiet.  Em outubro de 1996, Björk finalmente desembarcou no Brasil , com shows marcados em São Paulo (12/10/96) e no Rio de Janeiro (13/10/96) , como parte do Free Jazz Festival . Fotos:  André Gardenberg, Folhapres

Björk nega história envolvendo o músico argentino Charly Garcia: "Não sei quem é"

O livro "100 veces Charly" compila histórias que ocorreram na vida de Charly Garcia . Um desses relatos foi muito comentado ao longo dos anos. Após uma apresentação da "Volta Tour" na Argentina, o cantor e compositor teria tentado chamar a atenção de Björk em um jantar. Foi relatado que o músico era um grande fã e queria algum tipo de colaboração musical. Estava animado em conhecê-la, e junto de sua equipe descobriu o lugar que ela estaria e foi até lá para tentar tocar com ela e outros músicos argentinos. Pedro Aznar, Gaby Álvarez, Gustavo Cerati e Alan Faena. No entanto, Björk não apareceu de imediato e ficou em seu camarim no Teatro Gran Rex. Algumas horas depois, ela quis sair para comer. Assim, uma longa mesa foi montada para ela, sua equipe e banda. E então os músicos argentinos se juntaram a eles. Apesar das tentativas de Charly de iniciar uma conversa, Björk o teria ignorado completamente, conversando apenas com a amiga islandesa ao lado dela. A história fo

A história do vestido de cisne da Björk

20 anos! Em 25 de março de 2001 , Björk esteve no Shrine Auditorium , em Los Angeles, para a 73º edição do Oscar . Na ocasião, ela concorria ao prêmio de "Melhor Canção Original" por I've Seen It All , do filme Dancer in the Dark , lançado no ano anterior.  No tapete vermelho e durante a performance incrível da faixa, a islandesa apareceu com seu famoso "vestido de cisne". Questionada sobre o autor da peça, uma criação do  fashion   designer macedônio  Marjan Pejoski , disse: "Meu amigo fez para mim".    Mais tarde, ela repetiu o look na capa de Vespertine . Variações também foram usadas muitas vezes na turnê do disco, bem como em uma apresentação no Top of the Pops .  "Estou acostumada a ser mal interpretada. Não é importante para mim ser entendida. Acho que é bastante arrogante esperar que as pessoas nos compreendam. Talvez, tenha um lado meu que meus amigos saibam que outros desconhecidos não veem, na verdade sou uma pessoa bastante sensata. 

Debut, o primeiro álbum da carreira solo de Björk, completa 30 anos

Há 30 anos , era lançado "Debut", o primeiro álbum da carreira solo de Björk : "Esse disco tem memórias e melodias da minha infância e adolescência. No minuto em que decidi seguir sozinha, tive problemas com a autoindulgência disso. Era a história da garota que deixou a Islândia, que queria lançar sua própria música para o resto do mundo. Comecei a escrever como uma estrutura livre na natureza, por conta própria, na introversão". Foi assim que a islandesa refletiu sobre "Debut" em 2022, durante entrevista ao podcast Sonic Symbolism: "Eu só poderia fazer isso com algum tipo de senso de humor, transformando-o em algo como uma história de mitologia. O álbum tem melodias e coisas que eu escrevi durante anos, então trouxe muitas memórias desse período. Eu funcionava muito pelo impulso e instinto". Foto: Jean-Baptiste Mondino. Para Björk, as palavras que descrevem "Debut" são: Tímido, iniciante, o mensageiro, humildade, prata, mohair (ou ango

Nos 20 anos de Vespertine, conheça as histórias de todas as canções do álbum lendário de Björk

Vespertine está completando 20 anos ! Para celebrar essa ocasião tão especial, preparamos uma super matéria . Confira detalhes de todas as canções e vídeos de um dos álbuns mais impressionantes da carreira de Björk ! Coloque o disco para tocar em sua plataforma digital favorita, e embarque conosco nessa viagem.  Foto: Inez & Vinoodh.  Premissa:  "Muitas pessoas têm medo de serem abandonadas, têm medo da solidão, entram em depressão, parecem se sentir fortes apenas quando estão inseridas em grupos, mas comigo não funciona assim. A felicidade pode estar em todas as situações, a solidão pode me fazer feliz. Esse álbum é uma maneira de mostrar isso. "Hibernação" foi uma palavra que me ajudou muito durante a criação. Relacionei isso com aquela sensação de algo interno e o som dos cristais no inverno. Eu queria que o álbum soasse dessa maneira. Depois de ficar obcecada com a realidade e a escuridão da vida, de repente parei para pensar que inventar uma espécie de paraí