Pular para o conteúdo principal

"Eu estou fazendo isso por todas as mulheres!"


- "Utopia" foi lançado há 6 meses. Você se sente diferente sobre esse álbum agora?

Não mudou muita coisa devido à natureza do álbum. Meu último disco ["Vulnicura"] foi sobre ter o coração partido, todo mês eu me sentia diferente sobre aquelas músicas. Já esse se concentra o máximo possível nos pontos importantes. O tema é sobre como construir uma utopia. A realidade disso tudo é diferente. Os humanos são realmente desajeitados, mas de vez em quando acertam. "Utopia" é sobre essa tensão.

- O que te atraiu para a ideia da utopia?

Para mim, a Utopia é uma emergência. Foi uma reação à eleição de Trump. Eu estava paralisada, principalmente por causa dos problemas ambientais que ele não fará nada para resolver. Toda vez que a humanidade fica em apuros, é quando mudamos para uma velocidade maior [para solucionar]. Estamos vivendo em tempos em que precisamos reagir rapidamente. Precisamos definir qual é o nosso plano.

- Quais iniciativas lhe dão esperança? Você se sentiu emocionada com a "Marcha por Nossas Vidas"?

Sim, e essa é uma delas, com certeza. Quando eu estava morando em Nova York, minha filha foi para a escola a 45 minutos de Sandy Hook, onde as pessoas foram mortas [em 2012]. Na Islândia não temos exército, não há violência, quase não há assassinatos, então isso foi aterrorizante para mim. Quando eu conversava com as pessoas sobre isso, eles balançavam a cabeça e diziam: "Garotos serão garotos: não há nada que você possa fazer sobre isso." Eu não entendi! É gratificante para mim em tantos níveis que essas crianças tenham uma voz. Agora é algo como: "Não! Nós não vamos viver com isso, vamos mudar! É incrível e acho que pode se tornar realidade.

- Você acha que a música tem poder suficiente para mudar atitudes e criar comunidades?

Comecei a fazer turnê ainda quando jovem em uma banda punk. Tocamos na Berlim Ocidental antes do muro cair. Nós tivemos que economizar dinheiro por anos para poder comprar um carro de segunda mão muito ruim para dirigir pela Europa, dormindo no chão das casas das pessoas. Eu venho da onda do "faça você mesmo" onde cada show você pensa: isso é especial. Para nós, nunca foi sobre a fama mundial. Foi sobre conhecer outras pessoas que pensam como você, viajando pelo mundo, tendo essa conexão. Eu ainda me sinto do mesmo jeito.

- Desvendar "Utopia" foi tão assustador quanto o lançamento de "Vulnicura"?

"Vulnicura" tocou em um território no qual eu me sentia pressionada desde a adolescência: a mulher torturada Edith Piaf/Joana D'Arc com cordas e batidas. A civilização ocidental quer esse arquétipo de cantoras que cantam, então depois vem uma grande fumaça e elas morrem incendiadas. Eu tenho muitas personagens dentro de mim, como todas as mulheres - pelo menos 50. A desse disco é apenas uma delas. "Utopia" foi uma tentativa de inventar uma nova textura. É um álbum mais criativo para mim como produtora e uma declaração mais corajosa. Sou eu no meu elemento nerd musicista.

- A letra de "Blissing Me" é sobre enviar arquivos em MP3 para alguém e se apaixonar por uma música. Com que frequência você faz isso?

Com as pessoas que me importo? Faço um esforço para encontrar a música certa que sei que elas vão amar. Errarei algumas vezes, mas depois os acertarei bem na cabeça com uma outra canção. Acho que é um enigma tão emocionante para resolver. Envio muitas músicas para amigos. Todos os e-mails que recebem de mim são músicas, um ponto de exclamação e um título. É isso aí! Às vezes as palavras apenas me irritam. Minha coisa favorita é quando recebo uma canção de um amigo sem palavras. Especialmente quando estou acordando. Eu coloco para tocar e fico: "Simmm!".

- Há alguns anos, você revelou que muitas vezes não foi creditada como produtora durante sua carreira. É surpreendente que você ainda tenha que lidar com isso.

É o mesmo com as leis sobre o uso de armas e o movimento #MeToo: é uma maratona. Vai levar uma geração inteira para mudar isso. Eu fui bem direta. Foi a primeira vez que reclamei sobre algo assim como mulher. Dois dias atrás, alguém me enviou um artigo de um dos maiores sites de música que creditou os elementos de silêncio de “Black Lake” a Arca, o produtor com quem trabalhei no disco. Ele fez a batida dessa música, mas eu a escrevi meses antes dele aparecer no projeto. Isso já estava lá! Eles eram meus! O site disse que ele produziu a música inteira, não que havia sido o co-produtor. Eu não vou ficar chateada toda vez que der de cara com algo assim. Isso é um desperdício de energia! É difícil saber o que fazer para ser uma boa feminista. É para continuar reclamando? É para enviar um e-mail ao site? Isso parece ridículo.

- Você já sentiu que ser definida como uma artista "feminina" é algo que te limita?

Eu vi minha mãe e todas as mulheres nos anos 70 brigarem muito por seus direitos em muitas lutas, ganhando e perdendo muitas delas. Elas fizeram um grande trabalho para a minha geração! Foi meu papel ser essa pessoa liberta. Eu estava habilitada. Mesmo sendo mulher, fiz todas as coisas que os garotos faziam. Foi assim por 30 anos e isso é realmente importante. Não há uma resposta para essa pergunta. Nós vamos ter que fazer isso por outra geração, aproveitar todas as ocasiões para falar sobre isso e sempre usar nosso julgamento. Eu tenho que me lembrar que não estou fazendo isso por mim. Eu estou fazendo isso por todas as mulheres!

O próximo show de Björk será no All Points East Festival, que acontecerá em 27 de maio, em Londres, lugar que ocupa um lugar especial no coração da islandesa. Ela viveu lá durante o início de sua carreira solo: "Eu tenho muitos amigos aí. Estou sempre ansiosa para voltar!".


Postagens mais visitadas deste blog

Debut, o primeiro álbum da carreira solo de Björk, completa 30 anos

Há 30 anos , era lançado "Debut", o primeiro álbum da carreira solo de Björk : "Esse disco tem memórias e melodias da minha infância e adolescência. No minuto em que decidi seguir sozinha, tive problemas com a autoindulgência disso. Era a história da garota que deixou a Islândia, que queria lançar sua própria música para o resto do mundo. Comecei a escrever como uma estrutura livre na natureza, por conta própria, na introversão". Foi assim que a islandesa refletiu sobre "Debut" em 2022, durante entrevista ao podcast Sonic Symbolism: "Eu só poderia fazer isso com algum tipo de senso de humor, transformando-o em algo como uma história de mitologia. O álbum tem melodias e coisas que eu escrevi durante anos, então trouxe muitas memórias desse período. Eu funcionava muito pelo impulso e instinto". Foto: Jean-Baptiste Mondino. Para Björk, as palavras que descrevem "Debut" são: Tímido, iniciante, o mensageiro, humildade, prata, mohair (ou ango

Nos 20 anos de Vespertine, conheça as histórias de todas as canções do álbum lendário de Björk

Vespertine está completando 20 anos ! Para celebrar essa ocasião tão especial, preparamos uma super matéria . Confira detalhes de todas as canções e vídeos de um dos álbuns mais impressionantes da carreira de Björk ! Coloque o disco para tocar em sua plataforma digital favorita, e embarque conosco nessa viagem.  Foto: Inez & Vinoodh.  Premissa:  "Muitas pessoas têm medo de serem abandonadas, têm medo da solidão, entram em depressão, parecem se sentir fortes apenas quando estão inseridas em grupos, mas comigo não funciona assim. A felicidade pode estar em todas as situações, a solidão pode me fazer feliz. Esse álbum é uma maneira de mostrar isso. "Hibernação" foi uma palavra que me ajudou muito durante a criação. Relacionei isso com aquela sensação de algo interno e o som dos cristais no inverno. Eu queria que o álbum soasse dessa maneira. Depois de ficar obcecada com a realidade e a escuridão da vida, de repente parei para pensar que inventar uma espécie de paraí

Saiba tudo sobre as visitas de Björk ao Brasil

Relembre todas as passagens de Björk por terras brasileiras! Preparamos uma matéria detalhada e cheia de curiosidades: Foto: Reprodução (1987) Antes de vir nos visitar em turnê, a cantora foi capa de algumas revistas brasileiras sobre música, incluindo a extinta  Bizz,  edição de Dezembro de 1989 . A divulgação do trabalho dela por aqui, começou antes mesmo do grande sucesso e reconhecimento em carreira solo, ainda com o  Sugarcubes . 1996 - Post Tour: Arquivo: João Paulo Corrêa SETLIST:  Army of Me One Day The Modern Things Venus as a Boy You've Been Flirting Again Isobel Possibly Maybe I Go Humble Big Time Sensuality Hyperballad Human Behaviour The Anchor Song I Miss You Crying Violently Happy It's Oh So Quiet.  Em outubro de 1996, Björk finalmente desembarcou no Brasil , com shows marcados em São Paulo (12/10/96) e no Rio de Janeiro (13/10/96) , como parte do Free Jazz Festival . Fotos:  André Gardenberg, Folhapres

Björk e a paixão pelo canto de Elis Regina: "Ela cobre todo um espectro de emoções"

"É difícil explicar. Existem várias outras cantoras, como Ella Fitzgerald , Billie Holiday , Edith Piaf , mas há alguma coisa em Elis Regina com a qual eu me identifico. Então escrevi uma canção, Isobel , sobre ela. Na verdade, é mais uma fantasia, porque sei pouco a respeito dela".  Quando perguntada se já viu algum vídeo com imagens de Elis, Björk respondeu:  "Somente um. É um concerto gravado no Brasil, em um circo, com uma grande orquestra. Apesar de não conhecê-la, trabalhei com ( Eumir ) Deodato e ele me contou várias histórias sobre ela. Acho que tem algo a ver com a energia com a qual ela canta. Ela também tem uma claridade no tom da voz, que é cheia de espírito.  O que eu gosto em Elis é que ela cobre todo um espectro de emoções. Em um momento, ela está muito feliz, parece estar no céu. Em outro, pode estar muito triste e se transforma em uma suicida".  A entrevista foi publicada na Folha de São Paulo , em setembro de 1996. Na ocasião, Björk divulgava o

A história do vestido de cisne da Björk

20 anos! Em 25 de março de 2001 , Björk esteve no Shrine Auditorium , em Los Angeles, para a 73º edição do Oscar . Na ocasião, ela concorria ao prêmio de "Melhor Canção Original" por I've Seen It All , do filme Dancer in the Dark , lançado no ano anterior.  No tapete vermelho e durante a performance incrível da faixa, a islandesa apareceu com seu famoso "vestido de cisne". Questionada sobre o autor da peça, uma criação do  fashion   designer macedônio  Marjan Pejoski , disse: "Meu amigo fez para mim".    Mais tarde, ela repetiu o look na capa de Vespertine . Variações também foram usadas muitas vezes na turnê do disco, bem como em uma apresentação no Top of the Pops .  "Estou acostumada a ser mal interpretada. Não é importante para mim ser entendida. Acho que é bastante arrogante esperar que as pessoas nos compreendam. Talvez, tenha um lado meu que meus amigos saibam que outros desconhecidos não veem, na verdade sou uma pessoa bastante sensata.