Em dezembro de 1987, foi publicado em uma compilação na Islândia um cover de Björk da canção tradicional Jólakötturinn. A música fala sobre o "Gato de Natal", uma figura monstruosa enorme e nada boazinha, que aparece nessa época do ano para devorar seres humanos que não estão usando roupas novas, especialmente crianças.
Segundo o conto, é por esse motivo que as pessoas costumam ganhar novas roupas nesse período de festas. Outras versões dessa mesma história dizem que, na verdade, o gato pega para si as comidas dos pequenos e dos adultos.
Ele é o animal de estimação dos filhos de outro nome do folclore islandês, Gryla. Durante o Século XIX, foi usado como uma ameaça no outono, para que trabalhadores islandeses terminassem rapidamente de processar lã. Aqueles que ficassem com preguiça e não quisessem colaborar, não receberiam novas peças de vestuário. Assim, seriam presos e entregues ao gatinho. Com o passar dos anos, a lenda também serviu como um incentivo aos jovens para doações de roupas àqueles mais necessitados.
Escute a faixa no Spotify:
Foto: Reprodução.