Björk deve ser o tema de uma nova exposição no museu francês Centre Pompidou-Metz, que irá explorar seu universo artístico. O projeto Un jardin d'intérieur, que é uma colaboração direta da artista e de James Merry com a instituição, deve ficar em cartaz de maio a outubro/novembro de 2022. A abertura coincide com o lançamento de um novo álbum e shows na região.
Os dois terão liberdade para usar o espaço, interpretando tudo da maneira que preferirem em uma espécie de "jardim interno", como sugere o título. Um local "misterioso e fascinante", com a integração de novas formas de criação e processos tecnológicos. Tudo isso dentro das paredes da galeria, demonstrando um estado de fluxo constante.
Segundo os curadores, Björk esteve bastante disponível para essa instalação definida como "escultural e sensorial". Atualmente, ela também está trabalhando em seu novo disco.
As informações foram reveladas por um membro do fórum bjorkfr, que possui contatos com a equipe do museu. Ele recebeu um arquivo da programação.
A Numéro Magazine publicou um artigo sobre a exposição, mas já apagou. Talvez o anúncio tenha sido considerado prematuro...
A reportagem listava Chiara Parisi, diretora do museu, e o curador Patrick Steffen, como outros nomes envolvidos. Em fevereiro de 2020, no Républicain Lorrain, Parisi mencionou pela primeira vez a possibilidade de ter a estrela islandesa no centro cultural: "Esse lugar deve ser explorado com obras de arte, mas também deve poder se transformar em um jardim. Discuti esse assunto com os espaços verdes da cidade. Por que não criar um jardim de inverno? E por que não perguntar a personalidades como Björk, por exemplo?".
Inspirada na observação de fenômenos naturais, a mostra deve apresentar uma nova abordagem de Björk, além de uma instalação audiovisual de realidade virtual e as famosas máscaras da islandesa, que nos últimos anos a transformaram em criaturas fantásticas. Ainda de acordo com o fã e o texto do museu, a abertura acontecerá junto ao lançamento do próximo álbum e uma série de shows na França. O espetáculo Orkestral já está marcado para chegar lá em junho no La Seine Musicale.
A artista segue ganhando lindas homenagens, já que em toda sua carreira ultrapassou os limites da música e se tornou alguém que inovou e marcou época, explorando diferentes linguagens para apresentar sua obra.
Foto: Jean-Paul Goude (2007) / Reprodução.
==
Atualização - 25/11: Segundo o La Semaine, a nova exposição de Björk no museu francês Centre Pompidou-Metz não deve acontecer em 2022, mas talvez em outro momento no futuro. De acordo com a publicação, Chiara Parisi, a diretora da instituição, teria confirmado ao site que o contato com a equipe da islandesa de fato ocorreu. Parece ser uma forte vontade de ambas as partes.
Aliás, a matéria liberada hoje explica que a situação mudou justamente por causa da produção do disco de inéditas, que deve ser lançado no próximo ano. Com tantos planos, não seria possível realizar tudo em 2022. Hmmm... Vamos aguardar os próximos capítulos...