Compositores de The Northman explicam por que Björk não gravou uma canção para trilha sonora do filme
Em abril de 2022, durante entrevista ao site Comic Book, Robin Carolan e Sebastian Gainsborough, os compositores da trilha sonora de "The Northman", explicaram por que Björk não gravou uma canção original para a produção:
Robin: "Bom, eu e Björk nos conhecemos há muito tempo e trabalhamos juntos no passado. Então, nesse sentido, colaborar com ela não foi algo super intimidador porque nos conhecemos e já superamos tudo isso. Mas acho que essa deixa levantou muitas perguntas porque, obviamente, Björk está em uma das cenas e quando se tem uma das maiores cantoras de todos os tempos em uma cena, como é que a gente faz? Consideramos a presença dela também na música? E como é que se pode fazer isso? E, também, como ela se sente sobre isso? Ela quer fazer parte disso? Então isso gerou muitas perguntas e foi complicado, não necessariamente por causa de Björk, mas acho que porque Robert Eggers tinha algo muito específico em mente e também Björk concordou em estar no filme e não em ser uma musicista da trilha.
Então, com certeza, tudo isso teve seus desafios. Quero dizer, ela teve a deixa na cena, ela está lá de uma maneira muito sutil, com textura, que é o que ela queria também. É complicado porque estamos fazendo uma sugestão e o estúdio tem que gostar, Rob tem que gostar, e Björk tem que gostar, e eles são três entidades muito, muito fortes".
Sebastian: "Foi muito interessante passar por esse processo de tipo: "Björk nos dando algumas músicas para a cena". E, inicialmente, era tudo bem diferente do que acabou na trilha, as partes de Björk eram muito mais proeminentes. E essa ideia pode instantaneamente fazer muito sentido para as pessoas, mas foi interessante navegar ao longo de vários meses e descobrir que: "Na verdade, funciona melhor para o filme se isso for realmente mais estável, se for mais moderado na mixagem". E foi algo que me surpreendeu, porque, entrando nisso, eu fiquei tipo: "Ok, este será o momento de Björk, haverá uma parte vocal bastante proeminente aqui". E não foi assim que aconteceu. Mas acho que funciona e serve melhor ao filme dessa maneira".
Robin: "Olha, se o filme tivesse sido feito nos anos 90, talvez tivéssemos vindo com algum grande momento pop muito foda em que Björk começa a cantar lindamente uma música, mas não estamos nessa era agora e eu acho que todo mundo se sentiu assim. Teria sido incrivelmente estranho se a cena dela de repente se tornasse algo que ela faria para um álbum dela, porque imediatamente tiraria você do mundo e da música em geral (do filme).
Acho que, também, eu estava um pouco, bem, não paranóico, mas um pouco preocupado porque as pessoas sabiam que ela estava no filme e que estavam fazendo a música. Eu estava preocupado que as pessoas, especialmente os fãs dela, esperassem... Não sei, algo como o "Selmasongs" do "Dançando no Escuro". Mas foi tipo: "Não, nunca vai ser isso, porque não é esse tipo de filme". Então foi uma deixa complicada, definitivamente foi um dos quebra-cabeças, com certeza. Mas acho que criamos algo com o qual todos ficaram felizes e penso que serve bem a esse tema, então espero que as pessoas se sintam assim também".
Para o Entertainment Weekly, o diretor Robert Eggers disse: "Björk é a xamanista pop do planeta Terra. Quem mais poderia simplesmente entrar no set de filmagem e ser uma vidente?".
Björk está entre os colaboradores que contribuíram com vocais para a trilha sonora de "The Northman". No entanto, a voz dela não ficou claramente identificável no resultado final, provavelmente a faixa "Seeress", o nome de sua personagem.
Foto: Bernhard Kristinn.