"Até onde sabemos, Björk permanece o único ser humano sintonizado com as manifestações do espírito e da terra. Perpetuamente em sintonia com esses dois mundos, ela opera em um nível diferente de vibração do que a maioria das pessoas.
Nossa primeira colaboração data de 1999, quando ela nos pediu para registrar a foto da capa da coleção de seus videoclipes, "Volumen". Lembro que ela veio até nós, em Nova York, para discutir ideias".
"A mulher da vida profissional e a mulher da vida privada são uma coisa só. Ela mostra em tudo que faz, um compromisso e uma confiança infalíveis. Quando estamos preparando um clipe com ela, geralmente as ideias são visuais, mas sem nunca haver uma referência direta ao objeto. Björk também poderia, por exemplo, convocar a muda de uma aranha como referência ao rugido de um leão.
Certa vez, em um dia de -10° na Islândia, enquanto estávamos explorando por aí, ela pulou do carro só de chinelos e usando um vestido longo, e nos encorajou a correr ao lado dela pelas cachoeiras congeladas em um lugar escorregadio. Björk é original e curiosa sobre tudo. Seu trabalho tende a apenas uma coisa: abordar cada vez mais novas terras criativas. É a pessoa mais talentosa que já conhecemos".
- Inez & Vinoodh em entrevista para Le Figaro, maio de 2022. Eles trabalharam com a islandesa em inúmeros ensaios fotográficos, incluindo capas de discos e vídeos como "Hidden Place", "Moon" e "Lionsong".
Fotos: Inez & Vinoodh; Santiago Felipe.