Em 2015, quando lançou o "Vulnicura Strings", Björk disse em entrevista ao site "Sinfini Music":
"Para mim, as cordas representam os nervos do corpo humano. A voz e os instrumentos de sopro são os pulmões. Os beats são para dançar e para o coração bater, mas quando tocamos instrumentos de cordas, é como se nossos nervos estivessem vibrando.
É por isso que eu acho que simpatizamos tão facilmente com o som dos instrumentos de cordas, especialmente quando estamos passando por coisas dolorosas. A gente só quer pegar um microfone e conseguir aquele ruído meio "urrrrrrrrr", que cria esse "som angustiado", quase desconfortável, o som da emoção realmente crua".
Em 30/07/22, a islandesa se apresentou no festival Olavsfest, em Trondheim na Noruega. No palco, ela esteve acompanhada do Trondheim Soloists e do condutor Bjarni Frímann. O show teve abertura de um grupo de coral da Ucrânia, o Kyiv Chamber.
Em bate-papo com o "Bergen Live", o músico Steinar Larsen, que faz parte do Trondheim Soloists, declarou:
"Estamos muito ansiosos por essa colaboração. É uma das artistas mais conhecidas do mundo há várias décadas, e é claro que para todos nós é ótimo poder tocar com ela, é ótimo saber que ela quer trabalhar conosco. Nós somos um grupo de orquestra independente de qualquer estilo musical, e com Björk é garantido um concerto completamente fora do comum".
O "Bergen Live" ainda escreveu: "Björk ganhou a liberdade de moldar uma carreira que passa pela pista de dança, as telas e a galeria de arte. De refrões pop ao som de vanguarda: de preferência no mesmo álbum e na mesma canção.
Suas músicas e letras claramente tiveram raízes na paisagem única e vulcânica da Islândia, algo reforçado por uma infância próxima da natureza. Seja no som constantemente à frente de seu tempo, mas também na expressão visual que nunca deixa de surpreender e fascinar, Björk é muito mais do que uma artista.
Não importa qual o meio e qual a embalagem, tudo o que ela faz sempre carrega seus sentimentos do lado de fora do peito. Desgosto, amor, ansiedade ou euforia: Björk torce a alma com uma rara presença intensa. Depois de tantos anos, ainda não soa como nenhuma outra pessoa".
Setlist:
1. Stonemilker
2. Aurora
3. Come to Me
4. Lionsong
5. I've Seen It All
6. History of Touches
7. Black Lake
8. Hunter
9. You've Been Flirting Again
10. Isobel
11. Bachelorette
12. Jóga
13. Quicksand
14. Hyperballad
15. Overture
16. Pluto
Está chegando a nossa vez, Brasil...
Foto: Santiago Felipe.