Você já se perguntou como os músicos ouvem o mundo e como esse processo influencia as canções que eles produzem?
Björk está entre os artistas que concederam entrevista para o podcast Listening do Talkhouse. A islandesa faz parte de um dos 10 episódios do projeto, que procura explorar o processo criativo de cada convidado, as motivações por trás das composições.
Segundo o texto divulgado na imprensa, cada capítulo incluirá uma faixa inédita especialmente composta para o podcast, que também estará disponível em streaming. No entanto, vamos manter os pés no chão, pois ainda que essa seja a proposta do programa é bem provável que Björk não tenha exatamente compartilhado pistas sobre seu novo álbum.
No trailer oficial, já é possível ouvir a versão ao vivo de "Hidden Place" que apareceu no show "Orkestral" no ano passado. O release ainda reforça:
"A série culminará com Björk, que teletransportou o "Listening" para uma recente performance mágica com o Hamrahlíð Choir da Islândia, recontextualizada em colaboração com o lendário gravador (de sons naturais em campo) e musicista Chris Watson (que registrou muitos dos sons do disco "Utopia")".
Os primeiros 4 episódios com Jeff, Spencer, Sammy Tweedy, Crutchfield, Mdou Moctar e Neko Case já estão disponíveis. Os próximos serão liberados todas as quartas-feiras. O de Björk será o último.
A entrevista foi realizada pelo jornalista Elia Einhorn. Anteriormente, eles já haviam se falado durante o bate-papo na "Sonos Radio" (2021). Em 2018, chegaram a se encontrar nos bastidores do festival "Primavera Sound" em Barcelona. Para o "Listening", a conversa parece ter seguido uma direção geral sobre a carreira dela. No curto trecho que foi liberado, ela diz:
"Ouvir é algo que me dá arrepios, e eu já achava que isso era a melhor coisa do mundo, me sentia no céu. Se eu me prendesse a algo, era sempre apenas porque aquilo tinha um bom som".
Foto: Divulgação.