Pular para o conteúdo principal

Björk encerra mais uma etapa da turnê Orkestral. Próximo show é no Brasil!

Em Bergen (Noruega), Björk encerrou mais uma etapa do show "Orkestral".

Próxima Parada: São Paulo, Primavera Sound - 5 de novembro de 2022! 🇧🇷

Você já pode preparar a sua playlist e começar a ensaiar as letras. Nas apresentações da turnê realizadas ao longo desse ano, a islandesa cantou as seguintes canções:

Stonemilker
Aurora
Come to Me
Lionsong
I've Seen It All
History of Touches
Black Lake
Hunter
You've Been Flirting Again
Isobel
Bachelorette
5 Years*
Jóga
Quicksand
Mouth Mantra*
Hyperballad
Overture
Notget*
Pluto

Total: 19
Vulnicura - 7
Homogenic - 5
Post - 3
Selmasongs - 2
Debut - 1
Vespertine - 1

Uh, é "Vulnicura Tour". No total, ela tem selecionado 16 canções por setlist. Você acha que alguma coisa vai mudar? Eu não! 😂 É um show de aproximadamente 90 minutos e o número de faixas parece uma escolha para preservar a voz, o que é compreensível.

*Até agora, "5 Years", "Mouth Mantra" e "Notget" foram apresentadas apenas uma única vez na turnê em 2022.

Ainda que o novo álbum saia antes do Primavera Sound, acredito que "Orkestral" vai permanecer do jeito que já conhecemos, mas também acho que tudo depende da configuração das novas faixas. Por exemplo, quando Björk lançou "The Gate" (2017), ela ainda estava nas últimas duas datas da turnê do álbum anterior, um show até bem próximo desse "Orkestral" que vem para o Brasil. Na ocasião, a música não apareceu no repertório e só ganhou performance no ano seguinte, provavelmente por ser de uma outra proposta de som, mas tudo pode acontecer...

Em matéria especial no nosso site, publiquei as histórias de todas as músicas do espetáculo, incluindo as 46 que apareceram ao longo dos 4 livestreams de 2021. Confira clicando AQUI.

No show de 03/08, Björk dividiu o palco novamente com o maestro Bjarni Frímann e os músicos do Trondheim Soloists. Qual será a orquestra local que vai acompanhá-la aqui no Brasil? 🤔

Infelizmente, os telões laterais permaneceram desligados em todos os shows em que estavam disponíveis, o que com certeza atrapalhou bastante a visão/experiência de quem estava acompanhando de longe do palco.

Nas últimas semanas, Björk se apresentou em festivais tão grandes quanto o Primavera Sound. Os artistas que dividiram o mesmo palco que ela não desligaram o telão, o que nos leva a conclusão de que isso tem acontecido por solicitação da equipe da islandesa. Assim, é muito possível que aconteça a mesma coisa em São Paulo.

"Orkestral" não tem uma grande estrutura visual extra no palco. Se trata apenas de Björk (+ seus vestidos imensos, maquiagem elaborada e máscara) e os músicos. É um caso bem diferente das últimas turnês, que mesmo quando passaram por festivais ou lugares grandes foram na maioria das vezes exibidas normalmente no telão.

Entendo que agora a intenção é que os arranjos das composições apareçam como protagonistas. Acho legal a experiência de ter contato com a obra dela nessas versões tão grandiosas, mas não é o suficiente, isso não justifica desligar os telões.

A experiência do show ao vivo vai além dessa ideia de curtir apenas o som. Não é uma audição pública de um álbum ao vivo, é um show real com pessoas que pagaram MUITO caro para estarem ali, e que estão vindo de várias partes do país. Obviamente, queremos enxergá-la. Aliás, é surreal a gente ainda ter que cobrar e discutir esse assunto. O telão nas laterais do palco é o mínimo. E mesmo quem vai ficar na grade, talvez nem consiga ver muita coisa dela por causa dos looks 😂.

Importante lembrar que essa turnê começou em um teatro na Islândia, os concertos transmitidos ao vivo na internet. Em teatros e espaços pequenos, não é grande a necessidade de um telão. Por esse motivo, alguns nem tem. Foi o caso dos shows solos em Reykjavík, Miami e Paris. Locais que acomodaram de 2 a 4 mil pessoas.

Em Berlim e Bergen, com dois shows também fora de festivais, ela se apresentou em espaços grandes e ao ar livre, com capacidade para mais de 10 mil pessoas. Em Berlim, o público assistiu ao show sentado, mas novamente sem telões.

No festival de Montreux, mesmo em um teatro fechado para 4 mil pessoas, Björk foi criticada nas redes sociais por desligar o telão. Isso também foi comentário nos reviews da performance. Em locais abertos, ela repetiu o erro em outros grandes festivais europeus: Bluedot (25 mil pessoas) e Olavsfest. Além disso, alguns fãs também estão preocupados com o som desse tipo de show em um local aberto, reclamação que também apareceu em declarações do público de outros países.

Vi uma galera dizendo que espera que ela não se apresente no espaço grande do Distrito Anhembi, a agora chamada "Passarela Cultural" (Sambódromo). O lugar é o mesmo dos desfiles do Carnaval de SP e normalmente recebe shows. Ainda não sabemos se o Primavera Sound terá palcos fora desse espaço no dia 05/11.

No Anhembi, existe também uma espécie de teatro, o Centro de Convenções, que é perfeito para essa turnê! No entanto, a capacidade do local é de 2.505 lugares. Isso pode ser um problema se mais pessoas quiserem assistir ao show. No festival de Montreux, por exemplo, fãs reclamaram nos comentários dos posts de Björk nas redes sociais. Eles alegaram que além da ausência do telão, o teatro de 4 mil pessoas estava muito lotado e não podia receber mais pessoas que queriam vê-la. Houve relatos de desmaios no local por causa do calor.

A outra opção no Anhembi é o Pavilhão de Exposições, um local também fechado, que pode receber eventos para até mais de 5 mil pessoas. No momento, também está sendo desenvolvida a Arena São Paulo, com capacidade para 20 mil pessoas, mas que só será inaugurada em 2024.

Confira mais detalhes clicando AQUI.

A verdade é que é muito mais barato para Björk e equipe viajarem com essa turnê. As orquestras são de músicos locais, não há banda adicional, o setlist é fixo, não existe a preocupação com vídeo de backdrop nem cenário. Em entrevista ao "The Mercury News" no início desse ano, a própria Björk declarou:

"Para mim, o show "Orkestral" é como um dia de feriado. Eu apenas chego com um vestido nas costas e apareço, canto e vou para casa. Torna-se mais sobre mim, a cantora. Eu trabalho com as orquestras locais de cada lugar, então sou mais como uma convidada ou uma visitante".

Vamos ter bom senso na hora de passar pano, galera. Limites, hein! 😆 Não é uma questão de apenas chegar cedo. São muitos os motivos pelos quais o telão é usado. Ela vai ser massacrada (e com razão!) aqui no Brasil se desligá-lo. Isso nunca é bem recebido pelo público, ainda mais que o lineup do dia inclui outros grupos, com pessoas que não costumam ouvir as músicas dela, principalmente nesse formato de orquestra.

O que nos resta é torcer para tudo dar certo. São 15 anos de espera! Não estamos pedindo para mudar o conceito do show, nem exigindo que roupas ou assessórios deve usar. Apenas queremos que também ligue os telões. Nada mais. 😂

Estamos cientes de tudo o que pode rolar, mas muito além da proposta artística, como público nós sempre merecemos o melhor. Não esqueçam que isso não é de graça! No 3° lote das vendas, o valor do ingresso de meia-entrada (estudante) + taxas está custando 620 reais. Ainda aguardamos que a produção do Primavera Sound libere o mapa do evento, que até agora não foi disponibilizado. Queremos saber mais detalhes, incluindo o local da tal área vip.

Enfim, vamos aguardar os próximos capítulos de Björk nos palcos, que já serão na América do Sul e começando pelo nosso país. Tem tudo para ser inesquecível!

Postagens mais visitadas deste blog

Björk nega história envolvendo o músico argentino Charly Garcia: "Não sei quem é"

O livro "100 veces Charly" compila histórias que ocorreram na vida de Charly Garcia . Um desses relatos foi muito comentado ao longo dos anos. Após uma apresentação da "Volta Tour" na Argentina, o cantor e compositor teria tentado chamar a atenção de Björk em um jantar. Foi relatado que o músico era um grande fã e queria algum tipo de colaboração musical. Estava animado em conhecê-la, e junto de sua equipe descobriu o lugar que ela estaria e foi até lá para tentar tocar com ela e outros músicos argentinos. Pedro Aznar, Gaby Álvarez, Gustavo Cerati e Alan Faena. No entanto, Björk não apareceu de imediato e ficou em seu camarim no Teatro Gran Rex. Algumas horas depois, ela quis sair para comer. Assim, uma longa mesa foi montada para ela, sua equipe e banda. E então os músicos argentinos se juntaram a eles. Apesar das tentativas de Charly de iniciar uma conversa, Björk o teria ignorado completamente, conversando apenas com a amiga islandesa ao lado dela. A história fo

Ísadora Bjarkardóttir Barney fala sobre sua carreira como artista e o apoio da mãe Björk

Doa , também conhecida como d0lgur , é uma estudante, funcionária de uma loja de discos ( Smekkleysa ), cineasta, cantora e agora atriz. Em abril, estreia nas telonas no novo filme de Robert Eggers , The Northman . Ela interpreta Melkorka , uma garota irlandesa mantida em cativeiro em uma fazenda islandesa, que também gosta de cantar.  O nome de batismo da jovem de 19 anos, é Ísadora Bjarkardóttir Barney .  "Bjarkardóttir" reflete a tradição islandesa de usar nomes patronímicos ou matronímicos . Ou seja, o segundo nome de uma criança é baseado no primeiro nome de sua mãe ou pai. Assim, "Bjarkardóttir" significa o "dóttir" – filha – de "Bjarkar". Isto é, de Björk . E Barney vem do pai Matthew Barney, que nasceu nos Estados Unidos.  Na nova edição da revista THE FACE , a artista falou sobre sua carreira. Ela vive entre Reykjavík e Nova York , onde nasceu em outubro de 2002. Confira os trechos em que citou a mãe, a nossa Björk.  " Sjón e min

Sonso, Lars von Trier diz ter abraçado Björk e não a assediado sexualmente

Em outubro de 2017, através de posts no Facebook, Björk acusou Lars von Trier de assédio sexual . A cantora explicou que tudo aconteceu durante as filmagens de "Dançando no Escuro". O fundador da gravadora da islandesa confirmou a história após o próprio diretor negar em depoimento à imprensa. Mas agora, em entrevista ao " AlloCiné " durante o Festival de Cannes, ele se defendeu mais uma vez. Respire fundo e confira : "Você sabe, 90% dos jornalistas com quem falo acreditam que eu assediei Björk, mas isso é ridículo porque eu já neguei antes, mas ninguém escreve sobre isso porque uma boa história é escrever que assediei ela. E este não é o caso. Eu toquei nela, é verdade. Eu fiz isso com todas as minhas atrizes. Porque ela estava fazendo um trabalho muito intenso: gritando, ficando doente... (por causa das gravações), então obviamente eu a abracei. Mas se ela acha que um abraço é assédio, então acho que não vou conseguir ter sucesso sem tocar em meus at

A cabana de Björk na Islândia

"O Land Rover de Björk desce a estrada em uma encosta rochosa até chegarmos ao que ela chama de sua "cabana", que na verdade é uma vasta pousada de 2 andares onde ela passa férias, caminha, escreve álbuns, ensaia sextetos de clarinete e recebe festas de casamento. Depois de estacionar, ela caminha por um lado do jardim que é cheio de plantas herbáceas perenes e bétulas. Ela então me apresenta a um trecho particular de uma praia em tom cinza. A tal cabana tem vista para um imenso lago, que surgiu há 9.000 anos na brecha entre as placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia. Björk lidera o caminho que leva ate uma câmara octangular coberta por camadas de telhas de madeira distribuídas de forma não regular. Esta cabana isolada, bem em frente a uma plantação de batatas, é feita sob medida para produzir sons com uma reverberação sobrenaturalmente doce. Do lado de fora, parece uma capela particular para a divindade de sua voz. Entre no lugar e os limites daquelas parede

Nos 20 anos de Vespertine, conheça as histórias de todas as canções do álbum lendário de Björk

Vespertine está completando 20 anos ! Para celebrar essa ocasião tão especial, preparamos uma super matéria . Confira detalhes de todas as canções e vídeos de um dos álbuns mais impressionantes da carreira de Björk ! Coloque o disco para tocar em sua plataforma digital favorita, e embarque conosco nessa viagem.  Foto: Inez & Vinoodh.  Premissa:  "Muitas pessoas têm medo de serem abandonadas, têm medo da solidão, entram em depressão, parecem se sentir fortes apenas quando estão inseridas em grupos, mas comigo não funciona assim. A felicidade pode estar em todas as situações, a solidão pode me fazer feliz. Esse álbum é uma maneira de mostrar isso. "Hibernação" foi uma palavra que me ajudou muito durante a criação. Relacionei isso com aquela sensação de algo interno e o som dos cristais no inverno. Eu queria que o álbum soasse dessa maneira. Depois de ficar obcecada com a realidade e a escuridão da vida, de repente parei para pensar que inventar uma espécie de paraí