Em 2019, Björk se tornou avó pela primeira vez. Em nova entrevista para Uncut Magazine, ela disse que mal pode esperar para compartilhar seus interesses com o pequeno neto, incluindo histórias sobre cogumelos:
"Há um ótimo documentário na Netflix chamado "Fungos Fantásticos". Os melhores especialistas em cogumelos são iniciantes, porque tudo isso se tornou uma ciência há relativamente pouco tempo. Eles estudam como os cogumelos transmitem informações de árvore para árvore, sendo o sistema nervoso da floresta.
Meu quarto está cheio de livros sobre cogumelos! Merlin Sheldrake, "Sweet Grass Weaving" de Robin Wall Kimmerer. Ela tem uma voz muito suave e calma. Eu escuto todos os dias (o audiolivro) antes de ir para a cama!".
E o neto de Björk gosta de cogumelos?
"Eu fui caçar cogumelos pela primeira vez na minha vida há dois anos, no meio da gravação de um novo álbum. Costumávamos fazer isso na Islândia, mas nos últimos 100 anos, de alguma forma paramos.
E agora, quando nossa geração está produzindo ativamente todos os tipos de livros e instruções, estamos retomando o hábito!
Vou caçar cogumelos com meu neto! O meu plano astuto é o seguinte: se eu aprender isso agora, mais tarde ele vai pensar que a vovó sempre foi tão sábia e sabia quais cogumelos colher", ela ri. 💓
Para o The Times do Reino Unido, a artista também relembrou que tinha seis meios-irmãos mais novos: "A maior surpresa para mim foi o quão magnífico é [ser avó]. Um recurso bônus na vida sobre o qual realmente não se fala muito. É tão incrível quanto ter os próprios filhos!".
Björk diz que era "bastante protetora" com seus próprios filhos, especialmente durante a infância. Eles participaram de duas faixas de "Fossora": "Ancestress" e "Her Mother's House". Ela esperou o momento certo, para que entendessem o que significa esse tipo de exposição: "Mesmo que eles sejam zoados no Twitter ou algo assim, podemos lidar com isso".
Ela diz que lidou muito bem com a saída deles do "ninho": "Em um minuto, [os filhos] não precisam mais da gente. Olham para nós e reviram os olhos! E dois dias depois, precisam de nós para ajudá-los com a declaração de impostos", brincou.
Foto: Santiago Felipe.