"Sete bilhões de pessoas neste planeta. Estávamos todos em quarentena, fizemos ninhos de verdade. Criamos raízes que penetraram profundamente na terra. Em outras palavras: nos tornamos "cogumelos humanos".
[Na capa de "Fossora"], projetamos um cenário que parece que estou no subsolo, em verde e vermelho escuro por serem "tons terrosos".
As raízes digitais representam toda a música que descobri durante esse tempo. Devo dizer que realmente achei a pandemia muito frutífera e inspiradora. Um tempo cheio de esperança para mudanças sérias socialmente, para ficarmos mais próximos.
A capa serve como um atalho visual para o álbum. Se você pudesse fotografar tudo o que ouve, teria exatamente esses visuais. Eu tento converter o som em uma linguagem visual.
Foi muito divertido brincar com o clarinete. Semelhante ao que fiz com o trompete em "Volta" e as flautas em "Utopia". Tentei fazer o máximo de coisas diferentes possíveis para obter uma música calma, decididamente feliz e extremamente triste.
"Atopos" foi a faixa mais rápida e ritmada. Depois acrescentei a lenta melancólica de "Victimhood" e algumas canções animadas como "Fungal City".
Então, eu estava muito animada com este novo brinquedo e tentei de tudo para ver até onde poderia ir com isso. Foi uma fase emocionante e experimental e, aos poucos, fui percebendo o que funcionava, o que não funcionava e quais cores poderiam ser geradas.
Durante o lockdown, fiz várias "noites de techno" na minha casa e apareciam cerca de 20 pessoas. Também discotecava em clubes de Reykjavík, porque os regulamentos na Islândia eram muito frouxos e tínhamos menos problemas com a Covid do que outros países. Toda vez que eu colocava um techno alto e pesado, as pessoas surtavam se divertindo muito, como eu!
Talvez seja a parte áspera e ousada que amo, a ideia de levar isso ao extremo e me afastar da perfeição técnica que defendo. Sair de algo limpo e livre de desordem, viver o nosso lado bagunçado, que também tem seu apelo.
E, sim, quando ouço esse tipo de música, na verdade me transformo em um troll! Quero pular, erguer os punhos para o teto e sentir uma libertação catártica. Acho importante dançar regularmente até a velhice".
O que aprendeu com a mãe:
"Não consigo me lembrar qual poeta disse: "Nenhum dos meus poemas é sobre minha mãe, mas todos falam dela". Eu poderia falar sobre minha mãe sem parar! Ela não era um modelo no sentido da dona de casa clássica que buscava realização na cozinha, mas sim no sentido de sair do patriarcado.
Ela fundou uma comuna com indivíduos bastante "selvagens", alugou uma casinha fora de Reykjavík e, quando o tempo estava ruim, chovia tanto que tínhamos que levantar à noite para esvaziar os baldes de água. Não parece um tempo livre feliz, mas foi. Sou grato a ela por isso – e sempre tentei seguir suas abordagens e ideias, como a forma como criei meus filhos.
Desde cedo, ensinei a eles que consumo não é tudo na vida, que também é preciso retribuir. Seja para a natureza, que usamos todos os dias, ou a comunidade em que vivemos. Você não pode apenas exigir e receber, mas também precisa dar, ajudar e apoiar os outros sempre que puder.
Você tem que fazer algo pelas coisas que são importantes para você, como o meio ambiente e o bem-estar animal. É por isso que atuo em tudo isso há mais de 25 anos. Digo o que me incomoda e estou envolvida com questões ambientais. Também estou aqui para a comunidade LGBTQIA+, que também é muito importante para mim. Estou aqui para a cena cultural da Islândia.
Mas não apoio nenhum partido ou político específico. Apelo às pessoas para que tomem suas próprias iniciativas e assumam a responsabilidade por si mesmas. Elas devem tomar o destino pelas próprias mãos, tomar decisões que não sejam distorcidas, porque os compromissos são muito bons, mas não se você realmente deseja mudar alguma coisa".
Experimentos na discografia:
"Desde que eu era adolescente e tocava em bandas punk, minha experiência sempre foi a do "faça você mesmo" e é por isso que sempre resisti em vender minha alma para uma corporação multinacional.
Como musicistas, não precisamos fazer isso! Se você possui os direitos de suas canções e tem controle criativo sobre qualquer coisa que lançar, poderá continuar assim pelo resto da vida. É exatamente o que faço. E se muitas pessoas gostarem, ótimo! Mas estou ciente de que um dia tudo pode acabar.
No entanto, sempre continuarei com a minha música. Para mim, não se trata de dinheiro, mas de satisfação criativa, de autorrealização.
Neste sentido, estou fazendo a mesma coisa que fazia quando era adolescente, e esse é um bom modelo de negócios porque provavelmente posso usá-lo até os 85 anos. Mesmo que apenas duas pessoas estejam me ouvindo (risos).
Acho que minha música nunca mudou! Quando apresentei "Debut" à minha gravadora de Londres, eles disseram: "É muito louco, e provavelmente vai vender apenas um terço do que os Sugarcubes venderam". E respondi a eles: "Tudo bem. Eu não tenho nenhum problema com isso".
Nunca tentei ser popular, acho que percebi cedo que não me importo. Tudo o que importa para mim é criar algo que eu possa me orgulhar".
- Björk em entrevista ao Siegessaeule, novembro de 2022.
Foto: Santiago Felipe.