O Record Store Day é um evento realizado todos os anos. A intenção é celebrar e apoiar as lojas de discos independentes de todo o mundo. No catálogo estão grandes artistas, que liberam produtos exclusivos em mídia física, para a alegria dos fãs colecionadores.
Para a edição de 2023, Björk preparou duas novidades, com lançamentos marcados para o dia 22 de abril.
- The Fossora Remixes:
Vinil limitado a 2.300 cópias, que inclui os dois remixes oficiais do disco: "Atopos" com sideproject, e "Ovule" em parceria com Shygirl e Sega Bodega.
- Mount Wittenberg Orca:
A colaboração de 2009 com o Dirty Projectors, será reeditada em versão expandida e definitiva. O LP duplo traz 13 faixas bônus nunca antes publicadas, incluindo uma performance ao vivo, demos do projeto e arquivos dos ensaios.
Inspirado por uma discussão entre David Longstreth e Björk sobre os pequenos teatros italianos do século XVI que deram origem à ópera, a coleção original de sete canções foi apresentada pela primeira vez na Housing Works, uma pequena livraria em Manhattan. A gravação transcorreu de forma simples e direta. Para a ocasião, Björk e a banda ensaiaram por três dias. Posteriormente, adicionaram rapidamente outros elementos às faixas.
Tracklist:
01. Intro (Live from Housing Works 2009)
02. Ocean (Live from Housing Works 2009)
03. On and Ever Onward (Live from Housing Works 2009)
04. When The World Comes To An End (Live from Housing Works 2009)
05. Beautiful Mother (Live from Housing Works 2009)
06. Sharing Orb (Live from Housing Works 2009)
07. No Embrace (Live from Housing Works 2009)
08. All We Are (Live from Housing Works 2009)
09. Wave Invocation (MWO I Inverness Demo)
10. Motherwhale Song (MWO II Inverness Demo)
11. Whale Watcher Song (MWO III Inverness Demo)
12. Fugal Swim (MWO IV Inverness Demo)
13. First Duet (MWO V Inverness Demo)
14. Migration (Unfinished MWO VI Inverness Demo)
15. Jubilation (MWO VII Inverness Demo)
16. Benediction (MWO VIII Inverness Demo)
17. When the World Comes To An End (Freewrite Demo)
18. When the World Comes To An End (Vocalise Rehearsal Rough)
19. Beautiful Mother (Vocalise Rehearsal Rough)
20. On and Ever Onward (Full Rehearsal Rough)
Nas redes sociais, Björk escreveu:
"Estou em êxtase porque minha colaboração com o Dirty Projectors está vindo à tona novamente! Esse projeto carrega boas lembranças. Sou grata a David por escrever melodias pensando em mim. Acho que a única outra vez que alguém fez isso foi durante a peça de Schoenberg quando fiz Pierrot Lunaire?! Não tenho certeza...
David tem um sentimento tão clarividente para as vozes das mulheres, ele realmente escreve para elas como um generoso ventríloquo. Eu também acho que essas gravações foram feitas em uma época em que a fusão e as habilidades vocais do trio de Amber, Angel e Haley estavam em seu auge absoluto, com uma alma alucinante, clareza feroz e poder. Máximo respeito!".