Björk pediu aos bilionários da tecnologia que criem soluções mais ecológicas para músicos em turnê, como navios de cruzeiro ecologicamente corretos para sediar festivais itinerantes. As declarações foram dadas à Agence France-Presse (AFP).
A cantora e compositora islandesa esteve na linha de frente do ativismo verde nos últimos dias, juntando-se a um protesto contra a caça às baleias em seu país.
Ela tem procurado maneiras de reduzir a pegada de carbono de suas turnês e apresentou uma mensagem da ativista climática sueca Greta Thunberg durante seus shows.
"Eu esperava que Elon Musk e seus amigos técnicos fizessem ônibus de turismo elétricos ou navios de cruzeiro movidos a energia solar e eólica... você poderia passar essa mensagem para ele, por favor? (Talvez assim) possa haver um barco de festival tipo o Coachella, que viaje pelos oceanos sem um voo incluído", acrescentou.
Nas redes sociais, a artista escreveu: "No Dia Mundial dos Oceanos, gostaria de desafiar Elon Musk e seus amigos técnicos a converter os navios de cruzeiro do mundo em energia elétrica, solar e outras opções ecológicas. Estes são alguns dos maiores poluidores do mundo no momento. E para nós músicos: Poderíamos navegar pelo mundo e talvez fazer um festival nesse navio?".
Questionada na entrevista se esperava que a pandemia do Coronavírus tivesse impulsionado a política ambiental, ela disse: "Infelizmente, não. Acho que a reviravolta está acontecendo muito lentamente. Seria ótimo se fosse muito mais rápido, mas estou mantendo minhas esperanças. Pelo menos durante a Covid, vimos pássaros cantando mais alto, o ar mais limpo, menos aviões... e sabemos que é possível que, se quisermos agir tão rápido, nós podemos", explicou.
Foto: Santiago Felipe.