Pular para o conteúdo principal

A diferença entre a Björk da vida real e a da capa dos discos


- Você escolheu um título muito sugestivo para o seu novo álbum. Como é a utopia com a qual você sonha?

Não vou negar que esta ansiosa busca pela utopia no ser humano me causa uma grande curiosidade. Estou interessada em como a definiremos, como gostaríamos de ser e que coisas tentaremos para torná-la realidade. Então, eu me pergunto: "Estaríamos dispostos a ter apenas uma "meia utopia" desde que se tornasse real ou esperaremos que ela venha por completo?". Possivelmente, o que mais me chama atenção é a diferença entre os dois aspectos: o sonho e a realidade. A diferença entre os dois é o que nos faz o que somos como uma espécie, o que nos torna humanos. Então, o álbum é sobre esse desejo constantes, embora também tenha uma leitura mais pragmática.

- Temos muitas referências ao ambiente natural neste álbum: as flautas competindo com autênticas canções de pássaros. Podemos concluir que você é uma outra espécie de pássaro exótico?

[Risos] Obrigada pelo elogio! Neste álbum, fiquei ainda mais consciente quanto ao som das músicas, da atmosfera, e em torná-lo mais etéreo. O "Vulnicura" teve um peso muito grande. Agora eu estava desesperada para preencher tudo com leveza e humor... Eu queria fazer melodias que tivessem a estrutura de uma constelação no céu. Eu queria provar que esse lugar, essa utopia, existe.


- Há algo também muito místico neste álbum, mais do que no anterior, com músicas como "Blissing Me" e "The Gate". Como esse misticismo se concentra em sua vida? É um sentimento pagão ou religioso?


Hmmm... Eu não estava completamente consciente disso, mas agora que você mencionou, acho que neste álbum eu me deixei curar ou fiz minha alma crescer de alguma forma. Não quis fazê-lo por pura vontade ou disciplina. É por isso que agora acho que tenha mesmo algo místico sobre isso. Ou não é místico acreditar que existe algo mais forte do que você, que guia e cuida de você?

- Na sua música, sempre houve uma comunhão entre o lado eletrônico e ecos de canções populares antigas, da tradição da sua terra natal. Isso é algo que você sempre teve em mente, essa mistura entre o passado e o futuro?

Como cantora, mas também como alguém que tem trabalhado em melodias desde a infância, entendo que existe uma espécie de "arquitetura antiga" por trás de uma boa harmonia, algo que sempre esteve lá. Meus drivers de pesquisa de músicas estão permanentemente ativados. A música é algo tão simples, mas tão profundamente gravada nesse DNA intemporal dos humanos! Penso que, quando o seu principal instrumento é a voz, você aprende rapidamente sobre todas as suas fraquezas e pontos fortes. Por outro lado, sempre gostei da liberdade de escrever com a ajuda de computadores, de usar instrumentos eletrônicos. Dessa forma, você não está vinculado apenas pela história ou pelo alcance da sua voz. Para mim, a tecnologia é como o artesanato, o meu tempo e a fantasia. Ela alimenta mais energia mental do que a física. A mente imagina o impossível, e o que é realmente importante para mim é que tudo esteja cercado por arranjos, flautas ou cordas. E vozes! Eu acho que sim, mantenho um equilíbrio entre o que sonho e o real.

- A capa do disco corresponde a essa dicotomia? Ela novamente mostra seu interesse em propostas estéticas extremas e é retratada como se fosse produto de uma metamorfose corporal, ou como se tivesse se misturado com outros seres, não necessariamente terrestres. O que é mais divertido em vê-la assim?

Eu acho que o que me leva a criar essas imagens é entender que as músicas que compus nos últimos dois anos meio que tem algo em comum. Eu tento colocá-las todas juntas em uma única imagem. E não, não é só sobre mim. Talvez, para ser mais precisa, seja sobre a pessoa com quem eu estava naquele momento, enquanto eu estava escrevendo as músicas. A única maneira de capturar tudo isso de forma precisa e visual é tentar reconhecer o lado mais representativo do todo e corrigi-lo inventando esse arquétipo. Imagino isso quase como uma carta de tarô, com toda essa simbologia diferente resumida em uma única imagem. Isso me leva a pensar sobre as texturas, as cores, a escala, a emoção, no cabelo, na maquiagem, mas também nos símbolos e ao que eles se referem. Além de como eles se fundem emocionalmente quando aparecem todos juntos na imagem final. Porque na maioria das vezes eu não acho que aquilo seja realmente eu. Não é mais do que um mero documento que testemunha o tempo em que aquilo foi feito, a expressão visual de toda a energia das pessoas envolvidas para fazê-lo, de todas as risadas que demos, e o sofrimento e o estresse em terminá-lo. No geral, posso usar uma foto real minha, o passaporte, por exemplo, em uma outra situação, mas para mim está muito claro que as capas dos meus discos devem ser usadas para algo muito diferente.

- Que tipo de provocação você mais gosta? Que tipo de pessoas você gosta de provocar?

Não gosto de provocar! Meu objetivo é mais tentar achar a pura essência em tudo no que trabalho. Eu gosto de água gelada, comida picante, chocolate, de dançar durante horas em uma boate, tempestades de neve e neve em um oceano quente. Eu entendo que eu gosto de cada um desses elementos em sua forma mais extrema para me sentir viva, mas não faço nada para surpreender ninguém, nem para provocar. Para mim é mais como ... um alívio, um choque!

- "Utopia" foi lançado 40 anos depois do seu álbum de estreia, que saiu quando você tinha apenas 11 anos de idade. Ainda existe alguma coisa daquela garota?

Quando esse álbum foi colocado à venda, fiquei envergonhada porque só uma das músicas era realmente minha. Não houve harmonia entre o que o álbum representava e a pessoa que cantava aquelas canções. Agora eu tenho esse equilíbrio de forma muito melhor. Definitivamente, eu ainda sinto o mesmo mistério quando começo a gravar novas canções, principalmente quando estou imersa no processo de composição. Ainda tenho a sensação de que a melhor música do mundo ainda não foi escrita e mantenho esse entusiasmo para tentar resolver o enigma. Esse sentimento diante de amplas possibilidades não mudou.

- Em uma das músicas do novo álbum, você diz estar "apaixonada pelo amor". Em outro trecho fala de amor como algo que necessariamente flui de uma maneira dupla: de mim para você e vice-versa. É assim que você propõe seus relacionamentos sentimentais?

Eu acho que o amor, acima de tudo, é uma sinergia que compartilhamos, como uma lei física. E mesmo com cada pessoa pela qual nos apaixonamos, temos que reinventá-lo à medida que as coisas avançam. Não existe receita!

- "Tabula Rasa" pede por essa atitude, começar do zero, "para os nossos filhos".

"Tabula Rasa" significa ter uma página em branco e limpa, e acho que é isso que nossos filhos merecem de nós. Embora eu saiba que nunca será assim: os pais sempre colocam sua marca em seus filhos, mas estou convencida de que é importante tentar limpar a nossa influência tanto quanto possível e tentar deixá-los com uma bagagem mínima.

- Como mãe de uma adolescente, o que mais te preocupa com o futuro? Você dá algum tipo de conselho?

Não gosto de fazer pregação para ela. Nós pais somos criaturas complicadas: estamos todo tempo nos esforçando para fazer o bem, quando o melhor exemplo que podemos dar às crianças é a forma como vivemos nossas vidas. As lições que aprendi com meus pais não foi o que eles me contaram, mas sim sua persistência e força nos tempos difíceis.

- Com tudo o que aconteceu recentemente em Hollywood, incluindo as suas alegações de abuso sexual, você acha que estamos testemunhando um momento em que a mudança finalmente acontecerá?

Eu gostaria de continuar conversando sobre música. Mas sim, espero que isso envolva uma mudança radical e dramática. Eu realmente quero acreditar nisso.

- Mas coisas semelhantes a isso acontecem no mundo da música?

Nunca experimentei nada assim no mundo da música no meu país. Eu pensei que poderia oferecer a todas essas mulheres uma comparação positiva. Eu compartilhei minha história porque eu sei como é quando se quer fazer o que preparou e lutou para acontecer, e não acabar sendo menosprezada ou degradada pela condição de mero objeto. Eu esperava encorajar a esperança, nada mais.

Björk em entrevista à revista 'Mujer Hoy', Janeiro de 2018.

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba tudo sobre as visitas de Björk ao Brasil

Relembre todas as passagens de Björk por terras brasileiras! Preparamos uma matéria detalhada e cheia de curiosidades: Foto: Reprodução (1987) Antes de vir nos visitar em turnê, a cantora foi capa de algumas revistas brasileiras sobre música, incluindo a extinta  Bizz,  edição de Dezembro de 1989 . A divulgação do trabalho dela por aqui, começou antes mesmo do grande sucesso e reconhecimento em carreira solo, ainda com o  Sugarcubes . 1996 - Post Tour: Arquivo: João Paulo Corrêa SETLIST:  Army of Me One Day The Modern Things Venus as a Boy You've Been Flirting Again Isobel Possibly Maybe I Go Humble Big Time Sensuality Hyperballad Human Behaviour The Anchor Song I Miss You Crying Violently Happy It's Oh So Quiet.  Em outubro de 1996, Björk finalmente desembarcou no Brasil , com shows marcados em São Paulo (12/10/96) e no Rio de Janeiro (13/10/96) , como parte do Free Jazz Festival . Fotos:  André Gardenberg, Folhapres

A história do vestido de cisne da Björk

20 anos! Em 25 de março de 2001 , Björk esteve no Shrine Auditorium , em Los Angeles, para a 73º edição do Oscar . Na ocasião, ela concorria ao prêmio de "Melhor Canção Original" por I've Seen It All , do filme Dancer in the Dark , lançado no ano anterior.  No tapete vermelho e durante a performance incrível da faixa, a islandesa apareceu com seu famoso "vestido de cisne". Questionada sobre o autor da peça, uma criação do  fashion   designer macedônio  Marjan Pejoski , disse: "Meu amigo fez para mim".    Mais tarde, ela repetiu o look na capa de Vespertine . Variações também foram usadas muitas vezes na turnê do disco, bem como em uma apresentação no Top of the Pops .  "Estou acostumada a ser mal interpretada. Não é importante para mim ser entendida. Acho que é bastante arrogante esperar que as pessoas nos compreendam. Talvez, tenha um lado meu que meus amigos saibam que outros desconhecidos não veem, na verdade sou uma pessoa bastante sensata. 

Björk nega história envolvendo o músico argentino Charly Garcia: "Não sei quem é"

O livro "100 veces Charly" compila histórias que ocorreram na vida de Charly Garcia . Um desses relatos foi muito comentado ao longo dos anos. Após uma apresentação da "Volta Tour" na Argentina, o cantor e compositor teria tentado chamar a atenção de Björk em um jantar. Foi relatado que o músico era um grande fã e queria algum tipo de colaboração musical. Estava animado em conhecê-la, e junto de sua equipe descobriu o lugar que ela estaria e foi até lá para tentar tocar com ela e outros músicos argentinos. Pedro Aznar, Gaby Álvarez, Gustavo Cerati e Alan Faena. No entanto, Björk não apareceu de imediato e ficou em seu camarim no Teatro Gran Rex. Algumas horas depois, ela quis sair para comer. Assim, uma longa mesa foi montada para ela, sua equipe e banda. E então os músicos argentinos se juntaram a eles. Apesar das tentativas de Charly de iniciar uma conversa, Björk o teria ignorado completamente, conversando apenas com a amiga islandesa ao lado dela. A história fo

Debut, o primeiro álbum da carreira solo de Björk, completa 30 anos

Há 30 anos , era lançado "Debut", o primeiro álbum da carreira solo de Björk : "Esse disco tem memórias e melodias da minha infância e adolescência. No minuto em que decidi seguir sozinha, tive problemas com a autoindulgência disso. Era a história da garota que deixou a Islândia, que queria lançar sua própria música para o resto do mundo. Comecei a escrever como uma estrutura livre na natureza, por conta própria, na introversão". Foi assim que a islandesa refletiu sobre "Debut" em 2022, durante entrevista ao podcast Sonic Symbolism: "Eu só poderia fazer isso com algum tipo de senso de humor, transformando-o em algo como uma história de mitologia. O álbum tem melodias e coisas que eu escrevi durante anos, então trouxe muitas memórias desse período. Eu funcionava muito pelo impulso e instinto". Foto: Jean-Baptiste Mondino. Para Björk, as palavras que descrevem "Debut" são: Tímido, iniciante, o mensageiro, humildade, prata, mohair (ou ango

Nos 20 anos de Vespertine, conheça as histórias de todas as canções do álbum lendário de Björk

Vespertine está completando 20 anos ! Para celebrar essa ocasião tão especial, preparamos uma super matéria . Confira detalhes de todas as canções e vídeos de um dos álbuns mais impressionantes da carreira de Björk ! Coloque o disco para tocar em sua plataforma digital favorita, e embarque conosco nessa viagem.  Foto: Inez & Vinoodh.  Premissa:  "Muitas pessoas têm medo de serem abandonadas, têm medo da solidão, entram em depressão, parecem se sentir fortes apenas quando estão inseridas em grupos, mas comigo não funciona assim. A felicidade pode estar em todas as situações, a solidão pode me fazer feliz. Esse álbum é uma maneira de mostrar isso. "Hibernação" foi uma palavra que me ajudou muito durante a criação. Relacionei isso com aquela sensação de algo interno e o som dos cristais no inverno. Eu queria que o álbum soasse dessa maneira. Depois de ficar obcecada com a realidade e a escuridão da vida, de repente parei para pensar que inventar uma espécie de paraí