Em 4 de dezembro, o lendário Hamrahlíð Choir, que participou de vários concertos do espetáculo Cornucopia, lançará o álbum Come and Be Joyful.
O disco traz canções tradicionais e também duas versões de músicas de Björk apresentadas na abertura do show: Sonnets e Cosmogony, completamente repaginadas. Um link para pré-venda já está disponível, confira clicando AQUI.
Além disso, a interpretação da faixa do álbum Biophilia, com produção de Björk nos arranjos, chegou nas plataformas digitais:
O coral Hamrahlíð é conhecido por seu som único, formado por 52 integrantes. Seus membros são ex-alunos da Hamrahlíð College, de Reykjavík. Mais de 2.500 adolescentes islandeses tiveram contato com a música por meio dessa experiência. Muitos deles sem nenhum treinamento anterior e, por meio de prática cuidadosa (característica do grupo), passaram a participar de produções da mais alta qualidade.
No ano de 2017, Björk os convidou para participar do álbum Utopia. A colaboração continuou na residência de shows que ela fez no The Shed (Nova York), e na etapa europeia de Cornucopia.
Dentre os relatos emocionantes sobre a turnê, destacamos um especial de Amy Lee (Evanescence), publicado nas redes sociais, em maio de 2019:
"Tudo começou com uma performance acapella de um jovem coral islandês, dirigido por uma senhora cheia de energia, expressiva e encantadora que, uma vez que vi, não conseguia desviar o olhar. Quero ser ela quando eu crescer! O coral é uma das minhas grandes paixões musicais e uma das minhas primeiras fontes de inspiração. Além da minha banda, um dos meus sonhos era também fazer música para filmes e, eventualmente, entrar em alguma forma de direção para um coral. Nos primeiros dois minutos, minhas lágrimas começaram a vir e a Björk ainda nem estava no palco! Quando ela surgiu, e ouvi aquela voz, e aquele profundo instrumental penetrante... senti como se o som estivesse sendo derramado em meus ouvidos, fluindo direto para o meu coração, e se espalhando por todo o meu corpo".
Em nota oficial sobre Come and Be Joyful, Björk falou da importância do coral em sua vida:
"Estou extremamente grata e honrada. Eu mesma participei desse coral quando tinha 16 anos. Acredito que todo músico islandês de quem você já ouviu falar, foi criado e batizado musicalmente por þorgerður ingólfsdóttir, uma mulher milagrosa. Ela é uma lenda na Islândia, e preservou o otimismo e a luz nos tempos tumultuosos da adolescência. Também encorajou e criou dezenas de canções para todos os compositores mais proeminentes do país, por mais de meio século".
Em 2021, Björk volta a se apresentar ao lado de Hamrahlíð em Orchestral, show beneficente que será realizado na Islândia. Na ocasião, novamente com direção da maestrina þorgerður ingólfsdóttir, irá cantar canções de Medúlla, Biophilia e Utopia. A apresentação será transmitida online. Saiba mais sobre como obter ingressos AQUI.
Tracklist de Come and Be Joyful:
01. Ísland, farsælda frón (Iceland, Beloved Country)
02. Komdu nú að kveðast á (Make Verses, Maestro)
03. Vísur Vatnsenda-Rósu (Vatnsenda-Rósa’s Verses)
04. Stóðum tvö í túni (We Stood in the Meadow)
05. Blástjarnan þó skarti skær (The Blue and Brightly Shining Star)
06. Veröld fláa sýnir sig (The Deceptive World)
07. Haldiðún Gróa hafi skó (Dance Song)
08. Sonnets (Björk Cover)
09. Cosmogony (Björk Cover)
10. Haustvísur til Máríu (Autumn Verses to the Virgin Mary)
11. Maríukvæði (A Mary Poem)
12. Vikivaki (The Lover in the Red Forest)
13. Í gleðinni (Come and Be Joyful)
14. Smávinir fagrir (Fair Little Friends)
Fotos: Santiago Felipe.