Pular para o conteúdo principal

Os shows Cornucopia e Orkestral de Björk continuam em 2023!

Em entrevistas durante a divulgação de seu novo disco ao longo de 2022, Björk já havia adiantado os planos de seguir em turnê com os espetáculos "Orkestral" e "Cornucopia", que são produções completamente diferentes.

Em comunicado nas redes sociais, a artista confirmou suas intenções e escreveu:

""Cornucopia" sempre teve a intenção de ser um mundo tanto para "Utopia" quanto para o álbum seguinte, que agora já foi lançado e se chama "Fossora".

Então, estou realmente animada para estrear esses dois mundos colidindo".

Portanto, podemos esperar por novidades no setlist, com performances das canções inéditas em grandes arenas, que irão receber a estrutura tecnológica do concerto, o coral e todos os músicos envolvidos.

Sobre a apresentação no Coachella, Björk explicou:

"Estamos muito animados, porque iremos levar ao palco uma orquestra local e tocaremos arranjos dos 30 anos [de carreira]".

O show marcará o retorno dela ao famoso festival. A islandesa já havia sido headliner em 2002 e 2007, quando foi a primeira mulher a ser a atração principal do lineup.


Confira todas as datas:

- Orkestral:
20.03.2023 - Tokyo Garden Theater - Tokyo, Japan.
25.03.2023 - Kobe World Hall - Kobe, Japan.
16.04.2023 - Coachella - Indio, United States.
23.04.2023 - Coachella - Indio, United States.

- Cornucopia:
03.03.2023 - Langley Park - Perth, Australia.
06.03.2023 - Langley Park - Perth, Australia.
09.03.2023 - Langley Park - Perth, Australia.
12.03.2023 - Langley Park - Perth, Australia.
28.03.2023 - Tokyo Garden Theater - Tokyo, Japan.
31.03.2023 - Tokyo Garden Theater - Tokyo, Japan.
07.06.2023 - Laugardalshöll - Reykjavík, Iceland.
10.06.2023 - Laugardalshöll - Reykjavík, Iceland.
13.06.2023 - Laugardalshöll - Reykjavík, Iceland.
01.09.2023 - Altice Arena - Lisbon, Portugal.
04.09.2023 - WiZink Center - Madrid, Spain.
08.09.2023 - Accor Arena (Bercy) - Paris, France.
12.09.2023 - Mediolanum Forum - Milan, Italy.
16.09.2023 - O2 Arena - Czech Republic, Prague.
19.09.2023 - Wiener Stadthalle - Austria, Vienna.
23.09.2023 - Unipol Arena - Bologna, Italy.
18.11.2023 - Tauron Arena - Krakow, Poland.
21.11.2023 - Barclays Arena - Hamburg, Germany.
24.11.2023 - Quarterback Immobilien Arena - Leipzig, Germany.
28.11.2023 - Hallenstadion - Zurich, Switzerland.
02.12.2023 - Zenith - Nantes, France.
05.12.2023 - Arkéa Arena - Bordeaux, France.

Clique AQUI para informações sobre ingressos.

Em 2022, para o site La Tercera, Björk declarou: "Gosto muito de trabalhar com orquestras locais! ("Orkestral e "Cornucopia") são shows que eu realmente gostei de fazer. E os dois se apoiam artisticamente, musicalmente e financeiramente, para que possam coexistir. Ambos são parte de mim".

A cantora e compositora ainda comentou que hoje suas turnês tem datas muito mais espaçadas, devido ao cansaço de viajar pelo planeta em um ritmo avassalador:

"Há 10 anos, decidi que não queria mais fazer turnês com 70 cidades em três meses, aquele tipo de turnê old school, aquela que eu acho que causa muito dano, não só ao meio ambiente, mas também para as pessoas que participam, porque é ir de uma cidade pra outra e depois pra outra e depois pra outra! É divertido por um tempo, mas o que aconteceu comigo é que prefiro passar um mês inteiro em um só lugar e ver o quanto consigo fazer naquele mês".

Para a RÚV/Rás 1, Warp e no The Zane Lowe Show, explicou:

"Nós tentamos muito levar a turnê "Cornucopia" para a Islândia, mas é muito difícil de financiá-la. Já tentamos de tudo!

Talvez tenha sido legal porque agora eu posso colocar "Fossora" no show, e então as pessoas poderão ver as flautas e o clarinete".

Finalmente, a grande experiência musical de Björk irá passar por lá. Uma paisagem magnífica e exuberante, onde a natureza e a tecnologia caminham juntas de forma mágica. E tem tudo para ser ainda mais especial, porque a artista estará acompanhada do Hamrahlíð Choir e o show será filmado profissionalmente! É esperado que fãs de todo o mundo façam uma viagem até o país para assisti-la.

Nas redes sociais, Björk escreveu:

"Este é o maior show que já fiz! "Cornucopia" está entre os poucos concertos que têm mais telas e "cortinas digitais" de todos os tempos. Eu chamo isso de "teatro digital", mas ao contrário da inteligência artificial e da realidade virtual, é algo que será realizado em um palco old school analógico, e não dentro de óculos de realidade virtual, por exemplo, só para deixar claro.

Teremos um coral, clarinetes, flautas, percussão e vários instrumentos personalizados. Esses concertos serão muito diferentes dos que transmitimos ao vivo no Harpa Music Hall, em 2021, onde não havia recursos visuais adicionais, além dos belos músicos, é claro!

"Cornucopia" é meio que o oposto disso! Mostra o outro lado de meu trabalho, os frutos cumulativos de todas as colaborações visuais digitais que fiz ao longo dos anos, com muitas equipes de animação digital como Tobias Gremmler, Nick Knight, Andy Huang, M/M Paris, Nick Thornton Jones & Warren Du Preez e muitos outros.

A direção criativa é minha, de James Merry e Lucrecia Martel.

Quando mixei o som para o "Vulnicura VR" em surround, fiquei muito empolgada em mudar o mundo de realidade virtual para o nosso mundo vivo, com oxigênio e tudo mais. Quis realizá-lo no palco como uma ideia digital de "lanterna mágica", onde o público participa e está cercado por cortinas digitais.

Trazer tudo isso para a Islândia, foi uma das coisas mais desafiadoras que pedi que minha equipe fizesse! Especialmente durante e depois do Covid! Isso tudo é muito importante para mim. Filmá-lo com o Hamrahlíð Choir em seu tamanho completo, em "casa" onde todos nós sentimos que podemos ter certeza de que estamos documentando "Cornucopia" em sua melhor forma!

Espero que você possa vir [para a Islândia] neste verão, que possa aproveitar isso com a gente!".

Quem dera, Björk!


Podemos sonhar?

Lembrando que durante bate-papo com A Rádio Rock, Björk comentou que tem vontade de trazer "Cornucopia" ao Brasil! Com a ótima repercussão da passagem dela pelo Primavera Sound em São Paulo, temos esperança e torcemos para que dê certo!

Emocionada com o público brasileiro, ela elogiou os fãs durante o show e disse que nunca uma plateia cantou todas as músicas dela como a gente. 💓

E não deixamos de arrasar na coreografia também, rs. 😂

A turnê internacional está sendo organizada pela Live Nation. Já podemos iniciar a campanha do "Come to Brazil!"?

Foto: Santiago Felipe.

Postagens mais visitadas deste blog

Debut, o primeiro álbum da carreira solo de Björk, completa 30 anos

Há 30 anos , era lançado "Debut", o primeiro álbum da carreira solo de Björk : "Esse disco tem memórias e melodias da minha infância e adolescência. No minuto em que decidi seguir sozinha, tive problemas com a autoindulgência disso. Era a história da garota que deixou a Islândia, que queria lançar sua própria música para o resto do mundo. Comecei a escrever como uma estrutura livre na natureza, por conta própria, na introversão". Foi assim que a islandesa refletiu sobre "Debut" em 2022, durante entrevista ao podcast Sonic Symbolism: "Eu só poderia fazer isso com algum tipo de senso de humor, transformando-o em algo como uma história de mitologia. O álbum tem melodias e coisas que eu escrevi durante anos, então trouxe muitas memórias desse período. Eu funcionava muito pelo impulso e instinto". Foto: Jean-Baptiste Mondino. Para Björk, as palavras que descrevem "Debut" são: Tímido, iniciante, o mensageiro, humildade, prata, mohair (ou ango...

Sindri Eldon explica antigo comentário sobre a mãe Björk

Foto: Divulgação/Reprodução.  O músico Sindri Eldon , que é filho de Björk , respondeu as críticas de uma antiga entrevista na qual afirmou ser um compositor melhor do que sua mãe.  Na ocasião, ele disse ao Reykjavík Grapevine : "Minha principal declaração será provar a todos o que secretamente sei há muito tempo: que sou melhor compositor e letrista do que 90% dos músicos islandeses, inclusive minha mãe".  A declaração ressurgiu no Twitter na última semana, e foi questionada por parte do público que considerou o comentário uma falta de respeito com a artista. Na mesma rede social, Sindri explicou:  "Ok. Primeiramente, acho que deve ser dito que isso é de cerca de 15 anos atrás. Eu era um idiota naquela época, bebia muito e estava em um relacionamento tóxico. Tinha um problema enorme e realmente não sabia como lidar com isso. Essa entrevista foi feita por e-mail por um cara chamado Bob Cluness que era meu amigo, então as respostas deveriam ser irônicas e engraçadas...

Hildur Rúna Hauksdóttir, a mãe de Björk

"Como eu estava sempre atrasada para a escola, comecei a enganar a minha família. Minha mãe e meu padrasto tinham o cabelo comprido e eles eram um pouco hippies. Aos dez anos de idade, eu acordava primeiro do que eles, antes do despertador tocar. Eu gostava de ir na cozinha e colocar o relógio 15 minutos mais cedo, e então eu iria acordá-los... E depois acordá-los novamente cinco minutos depois... E de novo. Demorava, algo como, quatro “rodadas”. E então eu acordava meu irmãozinho, todo mundo ia escovar os dentes, e eu gostava de ter certeza de que eu era a última a sair e, em seguida, corrigir o relógio. Fiz isso durante anos. Por muito tempo, eu era a única criança da minha casa, e havia mais sete pessoas vivendo comigo lá. Todos tinham cabelos longos e ouviam constantemente Jimi Hendrix . O ambiente era pintado de roxo com desenhos de borboletas nas paredes, então eu tenho uma certa alergia a essa cor agora (risos). Vivíamos sonhando, e to...

Nos 20 anos de Vespertine, conheça as histórias de todas as canções do álbum lendário de Björk

Vespertine está completando 20 anos ! Para celebrar essa ocasião tão especial, preparamos uma super matéria . Confira detalhes de todas as canções e vídeos de um dos álbuns mais impressionantes da carreira de Björk ! Coloque o disco para tocar em sua plataforma digital favorita, e embarque conosco nessa viagem.  Foto: Inez & Vinoodh.  Premissa:  "Muitas pessoas têm medo de serem abandonadas, têm medo da solidão, entram em depressão, parecem se sentir fortes apenas quando estão inseridas em grupos, mas comigo não funciona assim. A felicidade pode estar em todas as situações, a solidão pode me fazer feliz. Esse álbum é uma maneira de mostrar isso. "Hibernação" foi uma palavra que me ajudou muito durante a criação. Relacionei isso com aquela sensação de algo interno e o som dos cristais no inverno. Eu queria que o álbum soasse dessa maneira. Depois de ficar obcecada com a realidade e a escuridão da vida, de repente parei para pensar que inventar uma espécie de p...

Björk fala sobre ter entendido o que é o patriarcado quando viajou para fora da Islândia

"Na Islândia, há pouca desigualdade de gênero. Somos sortudos. As mulheres ocupam cargos de responsabilidade, também na política. Com o Sugarcubes , por exemplo, fui tratada da mesma forma que os homens. Foi quando viajamos para fora do país que senti a diferença… Em certas situações em que fui objetificada, principalmente durante as sessões fotográficas. Fui tomada por um objeto: os fotógrafos mexeram no meu próprio corpo, me pediram para ficar em silêncio, passiva, para não me mover, para não mostrar minhas emoções. Então eu estava fazendo exatamente o oposto! Estava expressando muito as minhas emoções! Isso muitas vezes desconcertava os fotógrafos, que esperavam que as mulheres fossem passivas. Eu coloquei a música bem alta e transformei os ensaios em espaços de liberdade. Foi ali que acho que entendi o patriarcado. Nos meus clipes, tive a chance de trabalhar com pessoas que pensavam como eu, Michel Gondry , Spike Jonze ... Eles estão acostumados com mulheres fortes, não espera...