Pular para o conteúdo principal

Björk dá conselho para fãs em bate-papo no Instagram

Foto: Santiago Felipe

Em turnê pela Europa
, Björk respondeu perguntas dos fãs através dos Stories do Instagram. Ela também deu alguns conselhos para seus admiradores através do perfil da revista Dazed. O bate-papo aconteceu nesta terça-feira, 19 de novembro, dia da apresentação de Cornucopia na O2 Arena. Confira a tradução completa da conversa: 

- Estou em uma banda, mas às vezes sinto que estou arrastando os outros comigo. O que devo fazer?

Talvez isso seja justo o suficiente se não forem as músicas deles, sabe? Quando eu estava em bandas, sempre co-escrevíamos, e quando eu estava com vontade de compartilhar minhas próprias músicas, me afastava para criar. Trazê-la (pronta) para os ensaios não pareceria o certo a se fazer. Mas, novamente, a sinergia em um grupo de pessoas trabalhando juntas é um dos momentos mais nutritivos que existem, mas é um ato delicado de equilíbrio.

- Você acha que a indústria da música tem um futuro agora que ninguém mais compra música?

Sim, seria incrível se os sites de streaming fossem como a Netflix é com seus produtos. Criassem álbuns e pagassem por eles...

- Como me torno famoso? 

Ha ha ha ha.

- Que desafios você enfrentou como mulher na indústria da música?

Ainda parece mais fácil para as pessoas verem as mulheres como meras participantes do que como autoras de seus próprios trabalhos.

- Você se preocupa em envelhecer já que todo mundo é tão obcecado pela juventude?

Não, na verdade não. Os escritores islandeses foram os meus ídolos durante a minha juventude. Eles costumavam fazer seus melhores trabalhos aos sessenta, setenta anos. Até lá, tudo era apenas ensaios.

- Como você escreve uma música de amor que não é constrangedora?

Nem tudo é embaraçoso, né? Mas também gracioso, alegre e doloroso. Eu acho que tanto uma canção de amor, quanto uma sobre guerra ou qualquer outro assunto deve incluir todos os ângulos.

- Você fez alguma arte da qual se arrepende?

Os erros são melhor aproveitados quando servem de combustível para uma próxima música. 

Foto: Reprodução (Instagram/Dazed)

- Existe uma forma de arte que você não domina, que tenha tentado ou deseja aprender?

Ainda poderia (tentar) fazer com centenas de anos na música. Será que eu conseguiria? 

- Como faço para lidar com a constante sensação de que minha arte não é boa o suficiente?

Cresça. Inclua isso em tudo aquilo que você fizer.

- Qual é a melhor maneira de se fazer algo bonito se não temos dinheiro?

Eu caminho e canto por aí. Algumas das minhas músicas favoritas, que encontrei online, foram gravadas em quartos.

- Como você faz para não sentir saudades de casa e nem ficar claustrofóbica em turnê?

Boa pergunta! Eu saio para caminhar. Tento encontrar uma orla, um porto, parques... Daí caminho aquecendo a minha voz. Assisto a filmes da região em que estou. Filmes sul-americanos na América do Sul, japoneses no Japão e assim por diante. Me ajuda a me enraizar onde estou naquele momento. 

- Quantas músicas não lançadas você tem por aí? O mundo algum dia as ouvirá?

Hummm... eu não tenho nenhuma. Eu geralmente lanço a maioria das minhas músicas. Sou uma editora feroz, hahaha. Talvez muito feroz! 

- Como terminar as coisas? Eu acho tão difícil!

Talvez colaborando com alguém que seja bom em edição? Tenho certeza que você é muito bom em alguma coisa. Talvez a pessoa com quem você trabalha não seja boa nisso, e vocês podem se complementar.

- Qual performance ao vivo sua foi a mais especial de se tocar?

Houveram tantas! A no The Shed, em Nova York, me veio à mente agora. É mágico quando uma casa de shows se derrete por inteira e nós nos tornamos um átomo minúsculo entre todas aquelas pessoas presentes.

Foto: Reprodução (Instagram)


Postagens mais visitadas deste blog

Saiba tudo sobre as visitas de Björk ao Brasil

Relembre todas as passagens de Björk por terras brasileiras! Preparamos uma matéria detalhada e cheia de curiosidades: Foto: Reprodução (1987) Antes de vir nos visitar em turnê, a cantora foi capa de algumas revistas brasileiras sobre música, incluindo a extinta  Bizz,  edição de Dezembro de 1989 . A divulgação do trabalho dela por aqui, começou antes mesmo do grande sucesso e reconhecimento em carreira solo, ainda com o  Sugarcubes . 1996 - Post Tour: Arquivo: João Paulo Corrêa SETLIST:  Army of Me One Day The Modern Things Venus as a Boy You've Been Flirting Again Isobel Possibly Maybe I Go Humble Big Time Sensuality Hyperballad Human Behaviour The Anchor Song I Miss You Crying Violently Happy It's Oh So Quiet.  Em outubro de 1996, Björk finalmente desembarcou no Brasil , com shows marcados em São Paulo (12/10/96) e no Rio de Janeiro (13/10/96) , como parte do Free Jazz Festival . Fotos:  André Gardenberg, Folhapres

Debut, o primeiro álbum da carreira solo de Björk, completa 30 anos

Há 30 anos , era lançado "Debut", o primeiro álbum da carreira solo de Björk : "Esse disco tem memórias e melodias da minha infância e adolescência. No minuto em que decidi seguir sozinha, tive problemas com a autoindulgência disso. Era a história da garota que deixou a Islândia, que queria lançar sua própria música para o resto do mundo. Comecei a escrever como uma estrutura livre na natureza, por conta própria, na introversão". Foi assim que a islandesa refletiu sobre "Debut" em 2022, durante entrevista ao podcast Sonic Symbolism: "Eu só poderia fazer isso com algum tipo de senso de humor, transformando-o em algo como uma história de mitologia. O álbum tem melodias e coisas que eu escrevi durante anos, então trouxe muitas memórias desse período. Eu funcionava muito pelo impulso e instinto". Foto: Jean-Baptiste Mondino. Para Björk, as palavras que descrevem "Debut" são: Tímido, iniciante, o mensageiro, humildade, prata, mohair (ou ango

A história do vestido de cisne da Björk

20 anos! Em 25 de março de 2001 , Björk esteve no Shrine Auditorium , em Los Angeles, para a 73º edição do Oscar . Na ocasião, ela concorria ao prêmio de "Melhor Canção Original" por I've Seen It All , do filme Dancer in the Dark , lançado no ano anterior.  No tapete vermelho e durante a performance incrível da faixa, a islandesa apareceu com seu famoso "vestido de cisne". Questionada sobre o autor da peça, uma criação do  fashion   designer macedônio  Marjan Pejoski , disse: "Meu amigo fez para mim".    Mais tarde, ela repetiu o look na capa de Vespertine . Variações também foram usadas muitas vezes na turnê do disco, bem como em uma apresentação no Top of the Pops .  "Estou acostumada a ser mal interpretada. Não é importante para mim ser entendida. Acho que é bastante arrogante esperar que as pessoas nos compreendam. Talvez, tenha um lado meu que meus amigos saibam que outros desconhecidos não veem, na verdade sou uma pessoa bastante sensata. 

Björk nega história envolvendo o músico argentino Charly Garcia: "Não sei quem é"

O livro "100 veces Charly" compila histórias que ocorreram na vida de Charly Garcia . Um desses relatos foi muito comentado ao longo dos anos. Após uma apresentação da "Volta Tour" na Argentina, o cantor e compositor teria tentado chamar a atenção de Björk em um jantar. Foi relatado que o músico era um grande fã e queria algum tipo de colaboração musical. Estava animado em conhecê-la, e junto de sua equipe descobriu o lugar que ela estaria e foi até lá para tentar tocar com ela e outros músicos argentinos. Pedro Aznar, Gaby Álvarez, Gustavo Cerati e Alan Faena. No entanto, Björk não apareceu de imediato e ficou em seu camarim no Teatro Gran Rex. Algumas horas depois, ela quis sair para comer. Assim, uma longa mesa foi montada para ela, sua equipe e banda. E então os músicos argentinos se juntaram a eles. Apesar das tentativas de Charly de iniciar uma conversa, Björk o teria ignorado completamente, conversando apenas com a amiga islandesa ao lado dela. A história fo

Björk responde pergunta enviada por Mitski

Em 2017, Björk respondeu perguntas de alguns artistas para DAZED , incluindo uma enviada por Mitski : M: Quanta confiança você deposita no seu público e o quanto eles importam para você quando está se apresentando ao vivo? Às vezes, quando performo e é óbvio que a plateia está lá apenas para festejar, sinto que existe um muro entre mim e eles, e acabo tendo crises existenciais sobre isso. Eu sei que muito disso tem a ver com o ego, mas quando você pegou um avião para ir até lá e não tem dormido bem há dias, e então faz um show onde nada parece se conectar, é fácil imaginar o que e para quem exatamente você está se apresentando. B: Hmm... Eu acho que é por isso que sempre pedi para tocar cedo! Muitas das minhas músicas são lentas, então mesmo quando estou sendo a headliner de um festival, pergunto se posso me apresentar ao anoitecer. Eu verifico com antecedência a que horas o sol vai se pôr e tento começar meu set ao anoitecer, daí começa a ficar escuro no meio do caminho, então peg