No dia 11 de outubro, Björk finalmente volta aos palcos com o show Orkestral. As quatro primeiras apresentações, que também serão transmitidas online, acontecerão no Harpa Music Hall na Islândia. Parte dos lucros do livestream serão doados para o Kvennaathvarfið, abrigo islandês que acolhe mulheres. Clique AQUI para ter acesso ao link da venda dos ingressos.
"Decidi oferecer meu apoio a essa instituição, que também cuida de mulheres refugiadas. Acredito que estão fazendo coisas muito boas, tanto para as de origem estrangeira, tanto para aquelas que agora, durante a pandemia, estão trancadas em suas casas sofrendo ainda mais com a violência doméstica", explicou em entrevista ao jornal Fréttablaðið no ano passado.
Björk disse que é um privilégio viver na Islândia, mas, como em outros lugares do mundo, nem tudo lá é perfeito, como por exemplo, a forma como algumas pessoas recebem os refugiados. Ela lembrou o quanto é importante que os islandeses os acolham muito bem: "O coronavírus tem nos ensinado muito, mostrado como precisamos ajudar uns aos outros o quanto pudermos. Já o Black Lives Matter, tem nos levado a repensar nossas atitudes com relação ao racismo, ao respeito e compreensão pelo outro, e a necessidade de maior assistência aos refugiados que tem vindo para cá".
Segundo a islandesa, a ideia desse show surgiu com o livro de partituras que ela lançou em junho de 2017, em parceria com Jónas Sen. A turnê acústica é uma grande celebração de sua carreira. Em post nas redes sociais, a artista escreveu: "Será um momento sentimental para mim, pois os membros da turnê Homogenic, do disco Vulnicura e de minhas recentes gravações em álbum ("Utopia") irão dividir o palco comigo".
Ela também compartilhou um trecho da performance icônica de Jóga no Later with Jools Holland (1997); e dos ensaios de Aurora, Isobel e Unison. para o novo concerto e disse: "Eu encontrei este link (do vídeo) com o octeto de cordas original do Homogenic tocando comigo 24 anos atrás. Além deles e outros músicos, Sigrún Eðvaldsdóttir, Una Sveinbjarnardóttir, Guðrún Hrund Harðardóttir, Sigurður Bjarki Gunnarsson e Móeiður Anna Sigurðardóttir se juntarão a mim cheios de gratidão e memórias".
Em 2020, Björk disse ao Fréttablaðið e em comunicado oficial para o público: "Me apresentei com as canções desses discos em todo o planeta, com a ajuda deles. Juntos, são mais de cem pessoas! Quero celebrar todos esses grandes artistas que temos aqui na Islândia. Quase todos os arranjos das minhas músicas são de minha autoria. Infelizmente, isso é algo que quase sempre é ignorado quando as mulheres são arranjadoras.
Existem muitos músicos desempregados agora. O que geralmente acontece, é que quando uma apresentação assim é desenvolvida, muita gente do setor espera que façam tudo de graça! Mas eles estão sobrevivendo justamente de tocar ao vivo, pois já não tem qualquer renda com vendas de discos. Talvez pelo meu pai ter sido um líder sindical, estou sempre lutando pela classe artística, quero usar essa ocasião para ajudá-los".
Eles também receberão pelo livestream: "Não seria um problema fazer (a transmissão do show) de graça, mas não vamos ficar com esse dinheiro porque eu quero garantir o futuro deles. Para que possam se apresentar daqui, e ainda receberem por isso. Estou lutando por eles, que agora nem sempre estão conseguindo um emprego".
O show mais recente da nossa amada aconteceu em Dezembro de 2019. Os novos registros audiovisuais, serão as primeiras gravações profissionais de apresentações dela desde o lançamento do filme Biophilia Live, que saiu em 2014. O repertório de Orkestral é um passeio por canções de toda a discografia de Björk. No total, foram escolhidas 44 faixas.
Segundo ela, cada um dos espetáculos em sua terra natal contarão com setlists diferentes nos dias: 11.10.21 // 24.10.21 // 31.10.21 // 15.11.21.
Várias partituras com os arranjos de Björk, incluindo as canções apresentadas em Orkestral, serão vendidos em formato digital no site da Smekkleysa, selo dela em parceria com os membros do Sugarcubes, através do projeto Digital Score Month.
A turnê continua em 2022, com shows já marcados na América do Norte e Europa.
Saiba mais:
Foto: Santiago Felipe.