Pular para o conteúdo principal

Björk fala sobre o estilo do novo álbum e o show Orkestral

Em entrevista para a rádio islandesa Rás 1, Björk celebrou a volta aos palcos após dois anos. Ela também falou sobre o processo criativo de seu novo álbum!

No período de produção de seu próximo disco, a islandesa conta ter desenvolvido beats que ela sente que se comportam como um "vírus", "que estão parados em determinado momento, mas logo se movimentam": 

"A maioria das músicas que fiz no passado, tem 80-90 beats por minuto. Existe uma razão óbvia para isso. É que costumo criar e cantar quando estou caminhando, e eu ando nessa velocidade. Porém, nesse novo álbum, é como uma espécie de ambiente "gelado" na primeira metade da canção, indo em seguida em uma direção mais calma e aconchegante. Quando falta cerca de um minuto para a faixa terminar, ela se transforma em um "clube", apenas por um minuto", explica.

Segundo Björk, esse formato funciona como algo ideal para uma festa em tempos de COVID, que deveriam acontecer de um modo menor, enquanto as restrições são mais rígidas: "É como uma canção para as pessoas que transformaram suas casas em um clube (durante o isolamento), para festejar com outros indivíduos em suas bolhas. Festas em que ficamos apenas de pé batendo o cabelo/headbanging por um minuto, e depois nos sentamos e nos servimos outra taça de vinho. E todos estão em casa antes das dez horas, já tendo terminado tudo naquela noite e tal, até a dança". 

Ela também falou de como tem sido sua vida durante a pandemia: "Eu não tenho estado tão animada desde que tinha dezesseis anos de idade. Nunca tive um momento como esses últimos meses. Acordar todos os dias na minha cama, sempre tão surpresa e com os pés no chão, mais calma".

Entretanto, ela reconhece que nem todos estão na mesma situação: "Nós, como islandeses, somos muito sortudos porque estamos indo muito bem em comparação com outras nações que tiveram que lidar com essa doença".

Ela começou a se perguntar o que poderia fazer para ajudar. Decidiu apoiar financeiramente o Abrigo para Mulheres Kvennaathvarfið, que está localizado em Reykjavík, com parte dos lucros das apresentações do show Orkestral. O valor arrecadado deve beneficiar, principalmente, as mulheres de origem estrangeira: "Me informei. Conversei com muitas pessoas. Acabei descobrindo que essa instituição cuida de pessoas que estão nas piores situações. Eles fornecem o apoio mais essencial no que é necessário, especialmente para este grupo vulnerável durante a pandemia". 

Björk comentou sobre a participação ativa das pessoas no Black Lives Matter, que além de comparecerem às manifestações de forma presencial, também fizeram suas vozes serem ouvidas muitas vezes tendo apenas o celular como ferramenta: "Foi uma grande revolução. Todo mundo estava preso em casa e poderia simplesmente fazer uma revolução com as palavras no ambiente online".

Digital Score Month: "No momento, temos um pequeno projeto em andamento no selo Smekkleysa. Entrei em contato com muitos amigos da música, principalmente mulheres, e estamos tendo o "Mês da Partitura Digital", já que pode ser muito difícil encontrar partituras para várias das canções islandesas. E muitas dessas mulheres agora estão me enviando as suas".

Quanto ao espetáculo Orkestral, ela diz estar orgulhosa dos arranjos que criou ao longo da carreira, que fazem parte da nova turnê.

Subir ao palco após essa pausa, "foi um choque completo", explicou Björk. Ela costuma dizer que seus shows são variados, mas dessa vez está trabalhando com o mesmo sentimento ao longo dessa jornada, embora o repertório e os músicos dos concertos não sejam os mesmos durante a residência no Harpa Concert Hall.

Sobre o show de 24/10, ela define a experiência da seguinte maneira: "É como uma religião profunda com raízes islandesas". Já em 31/10, apresentando faixas de Vespertine, Volta e Utopia, a singularidade deve ser o brilho do espetáculo.

No concerto de encerramento em 15/11, ao som de Homogenic e Vulnicura, a atmosfera será completamente diferente: "Será puro drama. Vamos chorar por uma hora, pessoal. Serão canções tristes seguidas uma da outra. Teremos de ir a uma festa logo depois para esquecer tudo". 

Ela até brincou sobre como irá aparecer no show: "Vou fazer uma tatuagem com rímel, com uma maquiagem ao estilo Alice Cooper e vai ser incrível".

A galera do My Name Isobel Page, traduziu um outro trecho importante dessa entrevista, no qual Björk disse que já terminou o novo álbum: "Vai ser lançado no ano que vem, mas ainda não sei quando". 

Entre o time de parceiros, um nome confirmado: "Gravei uma canção com o Hamrahlíð Choir para o meu próximo disco". A própria artista já fez parte desse coral no início de sua jornada musical. Anos depois, a atual geração do grupo a acompanhou em algumas datas da turnê Cornucopia e no show Orkestral. Anteriormente, eles participaram do álbum Utopia

Foto: Vidar Logi.

Postagens mais visitadas deste blog

Ísadora Bjarkardóttir Barney fala sobre sua carreira como artista e o apoio da mãe Björk

Doa , também conhecida como d0lgur , é uma estudante, funcionária de uma loja de discos ( Smekkleysa ), cineasta, cantora e agora atriz. Em abril, estreia nas telonas no novo filme de Robert Eggers , The Northman . Ela interpreta Melkorka , uma garota irlandesa mantida em cativeiro em uma fazenda islandesa, que também gosta de cantar.  O nome de batismo da jovem de 19 anos, é Ísadora Bjarkardóttir Barney .  "Bjarkardóttir" reflete a tradição islandesa de usar nomes patronímicos ou matronímicos . Ou seja, o segundo nome de uma criança é baseado no primeiro nome de sua mãe ou pai. Assim, "Bjarkardóttir" significa o "dóttir" – filha – de "Bjarkar". Isto é, de Björk . E Barney vem do pai Matthew Barney, que nasceu nos Estados Unidos.  Na nova edição da revista THE FACE , a artista falou sobre sua carreira. Ela vive entre Reykjavík e Nova York , onde nasceu em outubro de 2002. Confira os trechos em que citou a mãe, a nossa Björk.  " Sjón e min

Björk nega história envolvendo o músico argentino Charly Garcia: "Não sei quem é"

O livro "100 veces Charly" compila histórias que ocorreram na vida de Charly Garcia . Um desses relatos foi muito comentado ao longo dos anos. Após uma apresentação da "Volta Tour" na Argentina, o cantor e compositor teria tentado chamar a atenção de Björk em um jantar. Foi relatado que o músico era um grande fã e queria algum tipo de colaboração musical. Estava animado em conhecê-la, e junto de sua equipe descobriu o lugar que ela estaria e foi até lá para tentar tocar com ela e outros músicos argentinos. Pedro Aznar, Gaby Álvarez, Gustavo Cerati e Alan Faena. No entanto, Björk não apareceu de imediato e ficou em seu camarim no Teatro Gran Rex. Algumas horas depois, ela quis sair para comer. Assim, uma longa mesa foi montada para ela, sua equipe e banda. E então os músicos argentinos se juntaram a eles. Apesar das tentativas de Charly de iniciar uma conversa, Björk o teria ignorado completamente, conversando apenas com a amiga islandesa ao lado dela. A história fo

A cabana de Björk na Islândia

"O Land Rover de Björk desce a estrada em uma encosta rochosa até chegarmos ao que ela chama de sua "cabana", que na verdade é uma vasta pousada de 2 andares onde ela passa férias, caminha, escreve álbuns, ensaia sextetos de clarinete e recebe festas de casamento. Depois de estacionar, ela caminha por um lado do jardim que é cheio de plantas herbáceas perenes e bétulas. Ela então me apresenta a um trecho particular de uma praia em tom cinza. A tal cabana tem vista para um imenso lago, que surgiu há 9.000 anos na brecha entre as placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia. Björk lidera o caminho que leva ate uma câmara octangular coberta por camadas de telhas de madeira distribuídas de forma não regular. Esta cabana isolada, bem em frente a uma plantação de batatas, é feita sob medida para produzir sons com uma reverberação sobrenaturalmente doce. Do lado de fora, parece uma capela particular para a divindade de sua voz. Entre no lugar e os limites daquelas parede

Sonso, Lars von Trier diz ter abraçado Björk e não a assediado sexualmente

Em outubro de 2017, através de posts no Facebook, Björk acusou Lars von Trier de assédio sexual . A cantora explicou que tudo aconteceu durante as filmagens de "Dançando no Escuro". O fundador da gravadora da islandesa confirmou a história após o próprio diretor negar em depoimento à imprensa. Mas agora, em entrevista ao " AlloCiné " durante o Festival de Cannes, ele se defendeu mais uma vez. Respire fundo e confira : "Você sabe, 90% dos jornalistas com quem falo acreditam que eu assediei Björk, mas isso é ridículo porque eu já neguei antes, mas ninguém escreve sobre isso porque uma boa história é escrever que assediei ela. E este não é o caso. Eu toquei nela, é verdade. Eu fiz isso com todas as minhas atrizes. Porque ela estava fazendo um trabalho muito intenso: gritando, ficando doente... (por causa das gravações), então obviamente eu a abracei. Mas se ela acha que um abraço é assédio, então acho que não vou conseguir ter sucesso sem tocar em meus at

Saiba tudo sobre as visitas de Björk ao Brasil

Relembre todas as passagens de Björk por terras brasileiras! Preparamos uma matéria detalhada e cheia de curiosidades: Foto: Reprodução (1987) Antes de vir nos visitar em turnê, a cantora foi capa de algumas revistas brasileiras sobre música, incluindo a extinta  Bizz,  edição de Dezembro de 1989 . A divulgação do trabalho dela por aqui, começou antes mesmo do grande sucesso e reconhecimento em carreira solo, ainda com o  Sugarcubes . 1996 - Post Tour: Arquivo: João Paulo Corrêa SETLIST:  Army of Me One Day The Modern Things Venus as a Boy You've Been Flirting Again Isobel Possibly Maybe I Go Humble Big Time Sensuality Hyperballad Human Behaviour The Anchor Song I Miss You Crying Violently Happy It's Oh So Quiet.  Em outubro de 1996, Björk finalmente desembarcou no Brasil , com shows marcados em São Paulo (12/10/96) e no Rio de Janeiro (13/10/96) , como parte do Free Jazz Festival . Fotos:  André Gardenberg, Folhapres