Pular para o conteúdo principal

James Merry comemora uma década de projetos com Björk

Foto: Loll Willems

"Cornucopia chegou a uma escala de espetáculo que nunca fizemos antes. Existem diferentes camadas, telas em movimento, a coreografia e novos visuais acontecendo. É um empreendimento enorme e estou realmente orgulhoso do resultado. Por razões ambientais, estamos viajando principalmente de trem, mas é muito melhor. Eu tenho uma fobia séria para voar de avião, é algo que acaba comigo!", explica James Merry, colaborador de Björk, em nova entrevista para a Dazed.

Apesar de se descrever como uma criança criativa, Merry diz que se tornou um artista de verdade somente depois de conhecer Björk. O trabalho deles juntos já dura uma década! Hoje, James vive na Islândia a poucos metros da casa da cantora. Ele descreve suas primeiras máscaras, inspiradas em borboletas, mais como um papel de administrador. 

“A primeira máscara que fiz para Björk foi em látex; parecia um pouco com uma arraia, e na verdade era um presente de aniversário meu para ela. Fizemos duas capas diferentes para o álbum Vulnicura: uma com Inez e Vinoodh e outra com Andrew Thomas Huang. A capa do Huang veio de uma gravação na Islândia no dia do aniversário da Björk, que se tornou o vídeo Moving Cover de Family. A Björk acabou usando a máscara que fiz. No festival Governors Ball, em Nova York, ela vestiu um vestido em forma de mariposa da Nikoline Liv Anderson. Ela estava procurando por uma máscara para usar também. Na época, nos enviávamos um para o outro muitas fotos de mariposas. Foi a primeira vez que ela se apresentou com uma produção minha no palco. Bordei a peça no meu quarto. 

No início, eu disse a ela que faria uma nova máscara antes de cada show, o que cumpri, mas era demais! Às vezes, encontrar e testar um material que dê certo leva meses e meses. Em algumas ocasiões, eu chegava ao hotel dias antes do espetáculo, montava um pequeno estúdio lá mesmo e ficava umas duas noites sem dormir preparando tudo. O processo varia entre dois extremos, mas vejo a construção de máscaras como se fossem frutas: nosso trabalho diário é ser como uma espécie de árvore, com as raízes e os galhos para criá-las. Às vezes, esses acessórios surgem como pequenos bônus". 

A primeira colaboração de Björk e James Merry juntos foi no que veio a se tornar o Biophilia, ainda em 2009. Desde então, ele tem sido co-diretor criativo dela em diversos projetos visuais, incluindo o novo show: “Foi o meu primeiro projeto significativo com ela. Montamos uma equipe! Até hoje, tudo aquilo ainda me é emocionante e atual; foi a minha primeira vez viajando por toda parte do mundo. Minha formação é acadêmica, então gosto muito da área da pesquisa. Mesmo com coisas criativas, metade da diversão é pesquisar um osso, uma flor, um cogumelo. Lembro que em um determinado momento, Björk queria escrever uma música com um pêndulo magnético, então montei um na garagem da minha casa! Na verdade, eu morava em Porto Rico, tínhamos uma pequena base de pesquisa sobre o Biophilia bem perto da praia, e vários amigos e colaboradores também eram de lá". 

Com a Björk Digital, essa parceria começou a rodar o mundo paralelo aos shows. Até fevereiro de 2020, a mostra fica em cartaz no CCBB Brasília (saiba mais clicando AQUI)! 

“A equipe da Björk é muito pequena. Uma coisa bem punk, do estilo "faça você mesmo", portanto somos todos muito bons em assumir papéis diferentes. Com a exposição, tínhamos vídeos de realidade virtual em desenvolvimento, mas poucas pessoas tem os fones de ouvido necessários para essa experiência. Eu jogo muitos games de computador e tenho conhecimento técnico, mas também não tenho um desses VRs, então a mostra tem sido uma maneira de permitir que as pessoas experimentem tudo isso pela primeira vez. 

Em quase todas as cidades, lançamos algo novo. É incrível, as pessoas choram e conversam com a Björk durante a exibição do material. Como fã, é uma maneira única de ter um show particular. Alguns dos vídeos em 360​​°, deixam a Björk a vinte e cinco centímetros do rosto de quem está assistindo. Não tínhamos calculado que teríamos tantas reações, é muito legal de acompanhar!". 

O bordado: “No Vulnicura, a Björk me disse que o bordado é uma das referências da textura do conteúdo do álbum. Para o Utopia, fiz muitas peças novas, comecei a explorar novos tipos de artesanatos. Uma dessas possibilidades é esculpir, fundir e pintar silicone à mão. Tem também uma forma de cortar e polir metais. Eu estive na sessão de fotos das capas de Biophilia e Vulnicura, mas fiquei muito mais envolvido na desse novo álbum. Éramos só eu, a Björk e o Jesse Kanda. A imagem final é bem incrível e chocante, e eu adoro isso. De antemão, tínhamos feitos algumas sessões de maquiagem com a Hungry. Björk usou uma das minhas máscaras e também uma peruca, com o penteado que ela mesma imaginou para sua personagem do álbum. Ela sempre tem referências visuais muito específicas, e sabe como alimentar todas essas sementes, mas permite que cultivemos nossas próprias plantas. Björk é totalmente sobre nutrir e trazer o melhor de cada um de nós". 

Novos filtros de Instagram: "Para as entrevistas filmadas, eu costumo criar uma nova máscara para a Björk usar. Mas quando ela participou de sessões de perguntas e respostas dos fãs em lives no perfil da Dazed (relembre AQUI e AQUI), pensei que seria legal fazer isso digitalmente. E é algo que os fãs podem ter acesso para também usarem. Nessas nossas viagens de trem, estou trabalhando em um novo filtro que espero lançar antes do Natal. Realmente quero fazer versões digitais de todas as minhas máscaras!". 


Postagens mais visitadas deste blog

Ísadora Bjarkardóttir Barney fala sobre sua carreira como artista e o apoio da mãe Björk

Doa , também conhecida como d0lgur , é uma estudante, funcionária de uma loja de discos ( Smekkleysa ), cineasta, cantora e agora atriz. Em abril, estreia nas telonas no novo filme de Robert Eggers , The Northman . Ela interpreta Melkorka , uma garota irlandesa mantida em cativeiro em uma fazenda islandesa, que também gosta de cantar.  O nome de batismo da jovem de 19 anos, é Ísadora Bjarkardóttir Barney .  "Bjarkardóttir" reflete a tradição islandesa de usar nomes patronímicos ou matronímicos . Ou seja, o segundo nome de uma criança é baseado no primeiro nome de sua mãe ou pai. Assim, "Bjarkardóttir" significa o "dóttir" – filha – de "Bjarkar". Isto é, de Björk . E Barney vem do pai Matthew Barney, que nasceu nos Estados Unidos.  Na nova edição da revista THE FACE , a artista falou sobre sua carreira. Ela vive entre Reykjavík e Nova York , onde nasceu em outubro de 2002. Confira os trechos em que citou a mãe, a nossa Björk.  " Sjón e min

Björk nega história envolvendo o músico argentino Charly Garcia: "Não sei quem é"

O livro "100 veces Charly" compila histórias que ocorreram na vida de Charly Garcia . Um desses relatos foi muito comentado ao longo dos anos. Após uma apresentação da "Volta Tour" na Argentina, o cantor e compositor teria tentado chamar a atenção de Björk em um jantar. Foi relatado que o músico era um grande fã e queria algum tipo de colaboração musical. Estava animado em conhecê-la, e junto de sua equipe descobriu o lugar que ela estaria e foi até lá para tentar tocar com ela e outros músicos argentinos. Pedro Aznar, Gaby Álvarez, Gustavo Cerati e Alan Faena. No entanto, Björk não apareceu de imediato e ficou em seu camarim no Teatro Gran Rex. Algumas horas depois, ela quis sair para comer. Assim, uma longa mesa foi montada para ela, sua equipe e banda. E então os músicos argentinos se juntaram a eles. Apesar das tentativas de Charly de iniciar uma conversa, Björk o teria ignorado completamente, conversando apenas com a amiga islandesa ao lado dela. A história fo

A cabana de Björk na Islândia

"O Land Rover de Björk desce a estrada em uma encosta rochosa até chegarmos ao que ela chama de sua "cabana", que na verdade é uma vasta pousada de 2 andares onde ela passa férias, caminha, escreve álbuns, ensaia sextetos de clarinete e recebe festas de casamento. Depois de estacionar, ela caminha por um lado do jardim que é cheio de plantas herbáceas perenes e bétulas. Ela então me apresenta a um trecho particular de uma praia em tom cinza. A tal cabana tem vista para um imenso lago, que surgiu há 9.000 anos na brecha entre as placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia. Björk lidera o caminho que leva ate uma câmara octangular coberta por camadas de telhas de madeira distribuídas de forma não regular. Esta cabana isolada, bem em frente a uma plantação de batatas, é feita sob medida para produzir sons com uma reverberação sobrenaturalmente doce. Do lado de fora, parece uma capela particular para a divindade de sua voz. Entre no lugar e os limites daquelas parede

Saiba tudo sobre as visitas de Björk ao Brasil

Relembre todas as passagens de Björk por terras brasileiras! Preparamos uma matéria detalhada e cheia de curiosidades: Foto: Reprodução (1987) Antes de vir nos visitar em turnê, a cantora foi capa de algumas revistas brasileiras sobre música, incluindo a extinta  Bizz,  edição de Dezembro de 1989 . A divulgação do trabalho dela por aqui, começou antes mesmo do grande sucesso e reconhecimento em carreira solo, ainda com o  Sugarcubes . 1996 - Post Tour: Arquivo: João Paulo Corrêa SETLIST:  Army of Me One Day The Modern Things Venus as a Boy You've Been Flirting Again Isobel Possibly Maybe I Go Humble Big Time Sensuality Hyperballad Human Behaviour The Anchor Song I Miss You Crying Violently Happy It's Oh So Quiet.  Em outubro de 1996, Björk finalmente desembarcou no Brasil , com shows marcados em São Paulo (12/10/96) e no Rio de Janeiro (13/10/96) , como parte do Free Jazz Festival . Fotos:  André Gardenberg, Folhapres

Sonso, Lars von Trier diz ter abraçado Björk e não a assediado sexualmente

Em outubro de 2017, através de posts no Facebook, Björk acusou Lars von Trier de assédio sexual . A cantora explicou que tudo aconteceu durante as filmagens de "Dançando no Escuro". O fundador da gravadora da islandesa confirmou a história após o próprio diretor negar em depoimento à imprensa. Mas agora, em entrevista ao " AlloCiné " durante o Festival de Cannes, ele se defendeu mais uma vez. Respire fundo e confira : "Você sabe, 90% dos jornalistas com quem falo acreditam que eu assediei Björk, mas isso é ridículo porque eu já neguei antes, mas ninguém escreve sobre isso porque uma boa história é escrever que assediei ela. E este não é o caso. Eu toquei nela, é verdade. Eu fiz isso com todas as minhas atrizes. Porque ela estava fazendo um trabalho muito intenso: gritando, ficando doente... (por causa das gravações), então obviamente eu a abracei. Mas se ela acha que um abraço é assédio, então acho que não vou conseguir ter sucesso sem tocar em meus at